A Historia Da Iluminação
Resenha: A Historia Da Iluminação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulooh • 16/10/2014 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
A luz sempre esteve presente na vida do homem, de modo que foi um fator importante e decisivo para a sua evolução. Desde que o homem dominou o fogo, ainda na pré-história, sentiu-se a necessidade de se criar um mecanismo que iluminasse pessoas e objetos após o pôr do sol, e desse modo, a iluminação artificial primeiramente foi constituída de tochas, depois vieram os lampiões a gás e a óleo até se chegar à eletricidade. A importância da luz é tanta na história da civilização que seu valor é relatado até mesmo na Bíblia, em que consta que, antes de qualquer coisa, Deus primeiro criou a luz.
A primeira tentativa de criar uma lâmpada com resultados notáveis foi apresentada em 1802 em Londres, pelo químico do Royal Institution, Humphry Davy. A lâmpada de arco carbônico era composta por dois eletrodos de carbono – um pontiagudo e outro com uma cavidade – que, em contato, produziam um ponto luminoso intenso com a passagem da corrente elétrica. A invenção chegou a ser usada em alguns pontos de iluminação pública da Inglaterra, mas logo foi abandonada pela falta de praticidade: todos os dias era preciso fazer manutenção com a troca dos eletrodos e limpeza de seu invólucro, pois a fuligem dos carbonos enegrecia o vidro.
Baseado em um experimento de 1860 do físico e químico Joseph Swan, Thomas Alva Edison criou a lâmpada incandescente em outubro de 1879. Edison substituiu o filamento composto por resíduo de carvão e alcatrão desenvolvido por Swan por um fio de algodão carbonizado e o colocou em um bulbo de vidro sem ar. O experimento gerou luz por dois dias, até que o filamento fosse totalmente consumido.
Embora o projeto tenha sido considerado um sucesso para a época, a durabilidade da lâmpada ainda era um desafio a ser superado. Então, junto com outros pesquisadores, Edison substituiu o filamento de algodão carbonizado por um filamento de tungstênio, que é usado até hoje. E por mais que a lâmpada não seja uma invenção própria de Edison, foi ele que a popularizou e consagrou por mais de dois séculos. Por isso, é considerado seu inventor.
...