A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM
Por: ALU201522284 • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 6.165 Palavras (25 Páginas) • 184 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
[pic 1]
ÉVERTON LUIS DE ARAUJO LIMA
RECICLAGEM
Canoas - RS
Junho/2015
ÉVERTON LUIS DE ARAUJO LIMA
RECICLAGEM
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Luterana
do Brasil, como requisito avaliativo da Disciplina
de Recursos Naturais.
Orientador: Profº Paulo Cesar Pereira das Neves
Canoas - RS
Junho/2015
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Cores da reciclagem 11
LISTA DE TABELAS[pic 2]
Tabela 1 – Papel/Papelão 12
Tabela 2 – Metal 12
Tabela 3 – Plástico 12
Tabela 4 – Vidro 13
Tabela 5 – Relação entre Materiais e o seu Tempo de Decomposição no Ambiente 19
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 OBJETIVOS 7
2 LIXO x RESÍDUO E LIXÃO x ATERROS 8
3 O QUE É RECICLAGEM 8
4 IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM 9
5 POLÍTIVA DOS 5R’s 9
6 CLASSIFICAÇÃO DOS RECICLÁVEIS 10
7 RESÍDUOS RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS 11
8 RECICLAGEM DE MATERIAIS ESPECIAIS.................................................................................13
9 LOGISTICA REVERSA....................................................................................................................17
10 DECOMPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS 18
11 LEGISLAÇÃO 20
11.1 LEGISLAÇÃO FEDERAL 20
11.2 LEGISLAÇÃO ESTADUAL 21
12 CONCLUSÃO....................................................................................................................................23
13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
INTRODUÇÃO
Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade atualmente foi despertada pelo mundo moderno, e a partir deste momento tornou-se possível verificar os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Pois, até o início do século passado, o lixo gerado (restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos) reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Mas, com a industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi se tornando um problema, principalmente nos países desenvolvidos.
Com este crescimento acelerado da sociedade rompeu-se os ciclos da natureza, pois, extraímos mais e mais matérias primas da natureza, o que resulta no crescimento acelerado da produção de resíduos, interferindo diretamente no tempo em que o Meio Ambiente necessita para se regenerar, e como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou causador de doenças.
Portanto, devemos observar a importância da reciclagem na atualidade, já que não permitimos que a natureza faça seu trabalho de forma gradual, temos que auxilia lá com a implantação do processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente, também se tornara fonte de renda para muitas pessoas, e para empresas ocasionara redução dos custos de produção.
OBJETIVO
Apresentar de uma forma sucinta a importância da reciclagem para Mundo Moderno, definindo o que vem a ser reciclagem e porque devemos adotar está prática no nosso dia a dia.
Apresentar quais os rejeitos (resíduos) que geramos diariamente que podem passar pelo processo de reciclagem e serem reaproveitados, gerando um novo produto, empregos e retorno financeiro para inúmeras famílias, além de benefícios ao Meio Ambiente.
Mostrar o que a Legislação determina a respeito da reciclagem, com a criação de leis, normas e procedimentos, que incentivem a reciclagem e definam padrões de tratamento, transporte e destinação dos resíduos.
LIXO x RESÍDUO E LIXÃO x ATERROS
Lixo é todo o tipo de material inútil que é gerado pelas pessoas e pelas indústrias, e que não pode ser mais reciclado ou reutilizado. Ele era, e hoje ainda é descartado muitas vezes de forma indevida em lixões, que são grandes áreas, a princípio afastada das cidades e sem qualquer tipo de estruturação para receber este lixo. Não apresentam nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos, permitindo que o chorume (líquido preto que escorre do lixo) penetre pelo solo levando substancias contaminantes para o lençol freático. Além, de propiciar a proliferação de vetores como moscas, pássaros (pombas) e ratos que tornam do lixão seu habitat e podem transmitir doenças para as pessoas. (SEMA-PR, 2008)
...