A INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCAL
Por: Gilberto Acácio • 22/6/2016 • Relatório de pesquisa • 2.246 Palavras (9 Páginas) • 519 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN
INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCAL
Atividades Práticas Supervisionada
Trabalho escrito do projeto de instalação elétrica residencial realizado em uma maquete, que foi baseada em uma residência real, o projeto será a avaliação das atividades práticas no curso de Engenharia Civil.
Supervisão: Prof.ª Michele Coelho
BRASÍLIA
2016
CURSO ENGENHARIA CIVIL: TURMAS P e Q TURNO: NOTURNO
INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL
Atividades Práticas Supervisionada
BRASÍLIA
2016
RESUMO
O objetivo desse trabalho é descrever todo o processo do projeto de instalação elétrica residencial realizado em uma maquete. Todo o projeto foi baseado em uma residência real, e em conformidade com as prescrições da NBR 5410/2004 e a ABNT NBR 6227. A maquete projetada tem 1,2 m de comprimento e 0,6 m de largura, possui cinco cômodos, sendo que cada cômodo é iluminado por uma ou duas lâmpadas levando em conta a sua dimensão, a quantidade tomadas e interruptores variam em cada compartimento devido a sua extensão e de acordo com a norma técnica. Também montamos um painel para facilitar o entendimento do projeto e auxiliarmos na apresentação. Inicialmente aprestaremos os critérios para construção e realização do projeto, em seguida descrevemos todos os procedimentos realizados.
1 INTRODUÇÃO
A energia elétrica está presente em praticamente tudo no nosso dia-a-dia, seja para iluminar as residências, no funcionamento dos aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, nos empreendimentos, como indústria, empresas, edifícios.
Para usarmos a eletricidades nas nossas casas, nos prédios, nas industrias, são necessárias instalações que distribuirão a energia para os todos os compartimentos, (o que são essas instalações, o que contém), no planejamento de uma construção é necessário a elaboração de um projeto elétrico, este por vez deve ser elaborado com cálculos e normas técnicas, a fim de garantir a segurança e a comodidade do ambiente.
O objetivo do projeto da construção da maquete com a instalação elétrica é familiarizar os alunos com as atividades práticas de um engenheiro, aplicando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na sala de aula.
2 O PROJETO
2.1 A escolha do projeto
O projeto consistir em construir uma maquete residencial, seguindo todos os critérios de uma residencial real, com lâmpadas, tomadas, interruptores. O projeto elétrico deve atender as regras das normas técnicas NBR 5410 e NBR 6227 ANBT.
A construção da maquete deve obedecer alguns critérios, conforme seguem abaixo:
- A maquete precisa ter no mínimo três cômodos, sendo que todos devem conter lâmpadas e interruptores, o maior cômodo terá que ter no mínimo duas lâmpadas e dois interruptores;
- Terá que ter luzes internas e externas
- Uma chave geral
- E alimentação elétrica que pode ser de pilhas ou baterias.
Em uma primeira reunião fizemos a escolha do melhor projeto obedecendo uma série de critérios como: um projeto viável, possível e econômico. Fizemos a escolha do melhor material a ser utilizado para edificação da maquete e optamos pelo MDF(Placa de fibra de média intensidade), por ser um material resistente e de eficiente acabamento.
Iniciamos então a elaboração do projeto utilizando o Autocad 2015, sendo este elaborado sobre vários critérios, obedecendo diversas normas da ABNT as quais citaremos no decorrer da narrativa.
A planta baixa do projeto escolhido segue como Anexo A – Planta Baixa.
2.2 A construção da maquete
Com o projeto em mãos iniciamos a construção da maquete utilizando o MDF, seguindo com rigor e precisão as determinadas medidas da planta baixa. Fizemos todas as marcações e iniciamos os cortes da madeira.
Optamos em fazer uma base com o fundo oco para posterior passagem dos cabos que serão responsáveis pela iluminação da maquete. Após os cortes começamos a colagem das partes correspondentes uma cola de rápida secagem para um melhor rendimento no tempo de execução, após coladas as peças as fixamos na base. Abaixo seguem as imagens com o procedimento da colagem das partes:
Imagem 1 – Colando as paredes
Já com as paredes coladas e fixadas fizemos o corte no acrílico que vai ser encaixado em cima das paredes da maquete, optamos pelo acrílico transparente para uma melhor visualização de toda a infraestrutura elétrica, e também pela inovação pois queríamos fazer algo novo, algo que ainda não tínhamos visto, procuramos em vários sites de busca e não encontramos nenhuma maquete com forro em acrílico.
O telhado que montamos será removível, conforme mostrar a imagem abaixo, optamos em fazer assim para dar ênfase a instalação elétrica que ficará sobre o forro de acrílico.
Imagem 2 – Telhado removível
Continuamos com a montagem da maquete, acrescentamos mais detalhes para ficar com um melhor designer. Abaixo segue a imagem da maquete faltando apenas o acabamento.
Imagem 3 – Maquete quase finalizada
Tabela 1 – Materiais utilizados para a construção da maquete
MATERIAIS UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DA MAQUETE |
MDF |
Acrílico |
Cola tipo seca rápido |
Tubo de aço |
Pregos |
Bola de plástico (bola de ping-pong) |
Tabela 2 – Instrumentos usados na construção da maquete
INSTRUMENTOS USADOS NA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE |
Serra mármore circular |
Furadeira |
Esquadros |
...