A Implementação do Lean Construction
Por: Gildias07 • 7/4/2016 • Artigo • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 312 Visualizações
ESTUDO DE CASO
A empresa
A implementação do Lean Construction está sendo desenvolvida em uma Construtora e Incorporadora atuante na região do Vale do Paraíba no Estado de São Paulo, no sudeste do Brasil. Esta empresa possui apenas 3 anos de experiência no mercado na construção de escolas, creches e conjuntos habitacionais. Atualmente ela esta em crescimento e possuiu 5 empreendimentos em andamento totalizando14.210,46m² a serem construídos. Sua estrutura organizacional está disposta conforme a Figura 1.
[pic 1]
Figura 1: Estrutura Organizacional
A empresa é dividida em 3 áreas, e essas 3 áreas possuem 3 gerentes.
Em cada projeto, há um período de contratação de projetistas que desenvolvem os diferentes projetos. Dentro de cada projeto, existe estrutura hierárquica, que segue a lógica (Figura 2):
[pic 2]
Figura 2: Estrutura hierárquica dentro dos projetos
Cada engenheiro é responsável pela execução de, normalmente, dois projetos simultâneos com o auxílio de um estagiário e gerenciando os mestres-de-obras e empreiteiros.
Problemática da Pesquisa
Ao fazermos uma análise na empresa em questão, a mesma não possuía nenhum sistema de planejamento e controle de obras implementado e força com que as metas de longo prazo tornem-se empíricas e com relativa “folga” para o cliente final. Essa falta de controle e planejamento fazia com que surgissem alguns fatos sujeitos a melhoria. Dentre os principais pode-se citar:
- Número elevado de compras com urgência;
- Estoque elevado de insumos;
- Falta de material no posto de trabalho;
- Esquecimento da realização de atividades que não agregam valor, mas são necessárias;
- Indisponibilidade de empreiteiros por contatá-los com pouca antecedência;
- Desperdício de matérias primas;
- Mão-de-obra desqualificada;
- Falta de padronização.
Todos esses motivos escancaravam oportunidades de melhoria na forma como eram gerenciados os projetos da empresa. Inicialmente foi realizada uma análise estruturada das causa dos problemas citados. As causas primárias encontradas foram:
- Planejamento realizado somente em curto prazo e informal;
- Procurava-se sempre começar vários serviços sem previsão de acaba-los;
- Admissão e demissão urgente de funcionários para acelerar ou frear o ritmo da obra;
- Decisões tomadas empiricamente sem levar em conta ritmo de cada serviço;
- Difícil visualização do status de prazo do projeto;
- Layout dos canteiros; a forma com que os materiais são dispostos obriga o pedreiro a fazer grandes deslocamentos, provocando perda substancial de tempo;
- Falhas nas construções também são comuns, e geram retrabalhos contínuos.
- Falta de planejamento, falta de ações corretivas para os desvios observados, treinamento e implantação prática dos procedimentos padronizados, medição da eficácia dos sistemas padronizados.
Verificou-se, então, que soluções simples e altamente efetivas seriam desenvolver ferramentas ligadas ao Lean Manufacturing para gerar uma padronização nos empreendimentos da empresa, controlando os processos da construção com foco na diminuição dos desperdícios, visando à melhoria continua nos processos. Uma filosofia de gestão que já possui os seus resultados comprovados quando aplicada é a Filosofia Lean e devido a isso se apostou nela como base para desenvolver o novo método de padronização.
Sistema de Planejamento e Controle da Produção
A implementação do Sistema de Planejamento e Controle da Produção começou em um projeto piloto. Optou-se por, inicialmente, implementar os seus princípios em um empreendimento e depois de consolidado o sistema seria replicado para restante dos empreendimentos.
Iniciou-se analisando o estado atual do planejamento executado pela empresa. Identificou-se que a empresa possuía um padrão no sequenciamento das atividades, e valores de produtividade da mão de obra de alguns serviços,
Definiu-se, portanto, que o novo sistema de planejamento e controle da produção seguiria a seguinte lógica:
- Suporte e Gestão da Melhoria Contínua (Kaizen Suporte);
- Utilização do Sistema Kanban - Sistema de controle do fluxo de insumos;
- Implantação do Sistema a prova de falhas- Poka Yoke;
- Utilização do 5´S – Proposto para a organização no canteiro de Obras;
- Elaboração do Mapeamento do Fluxo de Valor no canteiro de Obras;
- PDCA - Estabelecimento de melhoria continua ao processo;
- Quadro programação da produção Heinjunka Box.
Suporte e Gestão da Melhoria Contínua (Kaizen Suporte)
Muitas organizações têm feito grandes melhorias utilizando ferramentas Lean e métodos Kaizen, mas muitas vezes sentem dificuldade em sustentá-las. O nosso modelo de Kaizen Suporte permite aos clientes construir os fundamentos da gestão diária e liderança Lean necessários para criar uma cultura de melhoria contínua dentro da organização.
O Kaizen Suporte tem como objetivos:
- Aumentar o envolvimento dos colaboradores;
- Melhorar a visibilidade do progresso em direção às metas;
- Alinhar as melhorias com a estratégia da organização;
- Garantir a sustentabilidade do negócio;
- O Kaizen Suporte começa com a implementação de medidas para assegurar que todas as atividades Kaizen estão focadas em atingir os objetivos estratégicos.
O Kaizen Suporte inicia-se com a realização de um seminário de estratégia de Kaizen, que tem como objetivo demonstrar aos gestores ( diretor, engenheiro, mestre de Obras) como o Planejamento Estratégico da Melhoria Contínua Kaizen Lean, tem impacto direto na melhoria dos resultados do negócio da construtora. Paralelamente, realizam-se seminários de fundamentos Kaizen para introduzir os princípios da melhoria contínua a todos os colaboradores. É ainda nesta fase inicial que se desenha toda a estrutura de suporte à melhoria contínua.
...