A Implementação do Sistema 5S na CBC.SA Indústrias Pesadas
Por: victorhenrike • 30/1/2022 • Trabalho acadêmico • 620 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
Victor Henrique dos Santos RU: 3234966
Implementação do sistema 5S na CBC.SA indústrias pesadas.
A empresa CBC.SA indústrias pesadas localizada com sede em Jundiaí-SP é uma companhia japonesa do grupo Mitsubisi Hitachi power Systems, Ltd. (MHPS), a CBC projeta e fabrica diversos equipamentos pesados, entre eles estão caldeiras, reatores, torres e colunas de processos, incluindo peças e componentes, ela atua no setor industrial prestando serviço para indústrias do ramo de celulose e papel, álcool e açúcar, geração de energia, petroquímico, químico, saneamento, siderúrgico e outros, empresa de grande porte tem o histórico de clientes de alto nível do ramo em que atua como Klabin, WestRock entre outros. A empresa possui diversos concorrentes pois fabrica diversos tipos de equipamentos pesados, entre eles estão Andritz da Áustria, SES da Eslováquia e a Valmet da Finlândia.
Atualmente a CBC está construindo uma caldeira projetada para a empresa WestRock localizada em Três Barras – SC. Por ser de origem japonesa, a CBC tem princípios baseados nas ferramentas de qualidade que surgiram no Japão após a 2ª guerra, porém, em campo os funcionários são totalmente brasileiros e não possuem a mesma cultura da empresa, a seguir será apresentado a implementação do 5S que foi aplicada no escritório de supervisores da CBC localizado na empresa Westrock.
No conceito SEIRI (Senso de Utilização): Foi substituído copos descartáveis por xícaras de porcelana para amenizar o excesso de consumo de descartáveis. (Anexo I). A ausência de gavetas evita o acúmulo de documentos obsoletos que muitas vezes não há a devida serventia. (Anexo II)
No conceito SEITON (Senso de Ordenação): As resmas de folhas A4 e A3 foram retiradas de caixas otimizando espaço e melhorando o acesso de todos para reposição de folhas na copiadora. (Anexo III)
No conceito SEISO (Senso de Limpeza): Há uma pessoa responsável pela limpeza dos escritórios e cada colaborador é orientado a manter sua mesa de trabalho limpa. (Anexo IV)
No conceito SEIKETSU (Senso de Padronização/saúde): Regras de convivência são impostas a todos os colaboradores, cartazes orientativos são disponibilizados na copa. Com a questão da pandemia DDS’S são feitos para orientar o uso de álcool e máscaras no ambiente de trabalho. (Anexo V)
No SHITSUKE (Senso de Autodisciplina): A empresa tem como política o sistema de compliance para cumprir-se todos os direitos e deveres de cada funcionário, a empresa tem como princípio a liberdade do colaborador para concretizar seu serviço da forma que achar mais viável, endossando a autodisciplina. (Anexo VI).
No escritório não é tão nítida a diferença na implementação do 5S na prática quanto em um ambiente operacional, o intuito da aplicação foi ajudar na produtividade e otimizar o tempo dos colaboradores que convivem no mesmo local.
ANEXOS:
Anexo I
[pic 1]
Figura 1 – Xícara de porcelana
Anexo II
[pic 2]
Figura 2 – Mesas sem gavetas
Anexo III
[pic 3] [pic 4]
Figura 3 – Folhas ANTES Figura 4 – Folhas DEPOIS
ANEXO IV
[pic 5]
Figura 5 – Mesa limpa pelo colaborador.
Anexo V
[pic 6]
Figura 6 – Cartazes orientativos.
Anexo VI
[pic 7]
Figura 7 – Compliance CBC.
Bibliografia:
Apostila uninter – Gestão da Qualidade – Ferramentas – Disponível em: http://ava.grupouninter.com.br/ccdd/producao/ccdd_grad/logistica/gstQualidFerramentas2/a3/includes/pdf/impressao.pdf
...