A Influência da Estrutura Organizacional na Execução dos Processos de Manutenção
Por: w.moura • 28/6/2019 • Resenha • 591 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
A influência da estrutura organizacional na execução dos processos de manutenção
O projeto organizacional é um dos fatores críticos para o desempenho da organização, incluindo o das áreas de manutenção que possui a particularidade de executar serviços rotineiros, como as manutenções preventivas ou as compras de peças, e serviços não rotineiros, como as manutenções corretivas ou a escolha de novos equipamentos. Desta forma a estrutura organizacional de um departamento de manutenção deve ser planejada de forma que facilite a execução das tarefas.
Ancona (1999), enfoca três parâmetros básicos em um projeto organizacional:
a) as decisões relacionadas ao agrupamento nas diversas áreas;
b) a integração entre essas áreas;
c) o alinhamento de interesses e o balanceamento de recursos entre as áreas, de forma a alcançar os objetivos da empresa”.
O agrupamento de funções é a primeira das grandes decisões de um projeto organizacional que deve ser tomada. Entende-se por agrupamento de funções a definição de unidades organizacionais que executam tarefas específicas (Ancona et al, 1999).
Existem quatro tipos básicos de agrupamento:
- Agrupamento funcional: os indivíduos são agrupados de acordo com a atividade que exercem.
- Agrupamento por produto: os indivíduos são agrupados em unidades de acordo com o produto ou serviço fornecido.
Gustavo À. C. Guzman - Rogério Silva Nacil
- Agrupamento geográfico por conjunto de clientes: os indivíduos são agrupados de acordo com a região onde atuam ou de acordo com o cliente que atendem.
- Agrupamento matricial: as subunidades ficam agrupadas em relação a dois fatores, por exemplo, negócio e função, ou função e região geográfica
(Ancona et al., 1999; Mintzberg, 1995; Knight, 1997).
Feito o agrupamento de funções e definidos os mecanismos de interligação, a estrutura organizacional está praticamente pronta, porém caso não haja alinhamento entre as áreas da empresa, o projeto poderá vir a fracassar.
O GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO
Dentre todas as definições de manutenção, uma das mais completas é a descrita na norma NBR 5462 - 1994, segundo a qual manutenção "é a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida”.
O objetivo do departamento de manutenção é manter os equipamentos em operação nas condições exigidas de desempenho, qualidade e segurança com o menor custo possível”.
De acordo com a literatura”, os principais processos executados por um departamento de manutenção são”:
- Elaboração e revisão dos planos de manutenção;
- Elaboração e revisão dos padrões de manutenção;
- Execução das tarefas preventivas e corretivas;
- Gerenciamento de um sistema de tratamento de falhas e anomalias;
- Controle das peças de reposição;
- Dimensionamento de mão-de-obra;
- Elaboração e gerenciamento do orçamento da manutenção;
- Melhoria de equipamentos;
- Prevenção de manutenção;
- Treinamento da equipe.
À execução de cada um desses processos deve ter determinadas características para que a empresa consiga uma manutenção eficiente.
Na execução das tarefas preventivas e corretivas, é importante que os mecânicos e eletricistas sigam as instruções dos padrões e os funcionários façam o registro dos serviços realizados e do resultado das inspeções, pois essas informações vão contribuir para a formação do banco de dados da manutenção.
...