Enfase Na Estrutura Organizacional
Exames: Enfase Na Estrutura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grasi • 14/4/2013 • 388 Palavras (2 Páginas) • 7.863 Visualizações
A ênfase na estrutura organizacional na qual administrar significa basicamente planejar, organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa. Dirigir e controlar as suas atividades.
A eficiência da empresa vai além da soma da eficiência dos seus trabalhadores e deve ser alcançada por meio da racionalidade, isto é, da adequação dos meios, órgãos e cargos, aos fins desejados.
A macro abordagem de Taylor, até então reduzida ao nível individual de cada operário com relação a tarefa. Macro abordagem, o desafio maior esta em alocar os recursos necessários para a tarefa organizacional e estabelecer como serão utilizados e conjugados.
Teorias da administração podem ser divididas em varias abordagens, cada uma delas representa uma maneira especifica de encarar a tarefa e as características do trabalho de administrar. A teoria geral começou com a ênfase nas tarefas, com a administração cientifica de Taylor. Em seguida com a preocupação básica passou para ênfase na estrutura com a teoria de clássica de Fayol e com a teria burocrática de Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humana surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia, cada uma dessas cinco variáveis (terefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia), provocou em seu tempo uma diferente teoria administrativa. Cada teoria provocou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis.
O ambiente é tudo acontece externamente, mas influenciando internamente uma organização. A analise do ambiente foi iniciada pelos estruturalistas, como a analise tinha abordagem de sistemas abertos aumentou o estudo do ambiente como base para verificar a eficácia das organizações, mas nem toda a preocupação foi capaz de produzir total entendimento do meio ambiente. As teorias da gestão tem ênfase no interior e exterior da organização, O ambiente geral e o ambiente da tarefa.
O ambiente geral é o genérico e comum, que afeta direto ou indiretamente toda e qualquer organização, é contituido de um conjunto de condições semelhantes, são elas, tecnológicas, legais, politicas, econômicas, demográficas leis e , ecológicas ou culturais.
Tecnologia é quando ocorre desenvolvimento tecnológico nas outras organizações, é preciso se adaptar para não perder a competitividade. As condições legais contituem a legislação, são leis trabalhistas, fiscais, civis, de caráter comercial.
...