A Influencia Das Tics No Cotidiano
Exames: A Influencia Das Tics No Cotidiano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edson27bn • 20/3/2015 • 5.185 Palavras (21 Páginas) • 669 Visualizações
ACAPED
Agência de Capacitação Educacional
A novidade e a inovação da informática e suas relações no processo de ensino e aprendizagem 240 horas
Braço do Norte
Junho de 2013
Nome do Coordenador (a): Edson Walter do Nascimento
Endereço do coordenador (a):
Rua: Estrada geral Nº Sem
Bairro: Açucena Cidade: Baço do Norte Estado: SC
Telefone do coordenador (a): (48) 88672408
E- mail: Edson27bn@gmail.com
Relação dos Cursistas
Nome
Telefone
E- mail
Rg
Edson 88672408 edson27bn@gmail.com 5672216
INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia, surge na sociedade a necessidade de aperfeiçoamento das habilidades para utilização de equipamentos. Dizer que um indivíduo pertence ao mundo tecnológico é uma garfe cultural, donde o desenvolvimento tecnológico e a manipulação destes artefatos são basicamente impraticáveis por qualquer ser humano, mas sim por uma coletividade, onde cada um tem a sua especialidade.
O desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia, é fator de importante na globalização das ideias, das experiências aglomeradas durante séculos, uma vez que se produz equipamentos com alta capacidade produtiva e com baixo custo operacional, necessitando, portanto, de mão de obra qualificada, para operar equipamentos.
Defende-se neste trabalho, a importância da aquisição de conhecimentos mínimos para que o docente/discente se desenvolva com auxilio dos artefatos tecnológicos existentes na academia. Tem-se como problema central, o impacto da falta de competências mínimas no que se refere à tecnologia da informação, no processo ensino- aprendizagem nas escolas no momento atual.
Diante do fato de que a tecnologia é uma realidade nas escolas brasileiras que já contam com televisão, aparelhos de DVD, núcleos e laboratórios de informática, entre outros, faz-se necessário refletir sobre a formação do educador frente ao uso desses equipamentos. As mudanças que se operam no contexto educacional com a introdução de novas tecnologias permitem a obtenção de maiores informações científicas sobre a utilização da tecnologia na educação, bem como dos conhecimentos necessários ao educador que atua nessa era de globalização.
O ensino médio e fundamental começa assim a sofrer as consequências do não acompanhamento da evolução da tecnologia: o professor que detém o conhecimento técnico do conteúdo e não consegue acompanhar tal tendência, frente aos alunos que chegam à Universidade.
Portanto, este estudo é importante para os docentes do ensino médio e fundamental e também superior, na medida em que ele deverá, como elo entre dois momentos sócios históricos, absorver e disseminar as práticas tecnológicas.
TECNOLOGIA E QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO -
APRENDIZAGEM
A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações.
A concepção de ensino e aprendizagem revela-se na prática de sala de aula e na forma como professores e alunos utilizam os recursos tecnológicos disponíveis - livro didático, giz e quadro, televisão ou computador. A presença desse aparato tecnológico na sala de aula não garante mudanças na forma de ensinar e aprender. A tecnologia deve servir para enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores.
O Brasil é um país com grande diversidade regional, cultural e com grandes desigualdades sociais; portanto, não é possível pensar em um modelo único para incorporação de recursos tecnológicos na educação. É necessário pensar em propostas que atendam aos interesses e necessidades de cada região ou comunidade.
Se a escola for entendida como um local de construção do conhecimento e de socialização do saber, como um ambiente de discussão, troca de experiências e de elaboração de uma nova sociedade, é fundamental que a utilização dos recursos seja amplamente discutida e elaborada conjuntamente com a comunidade escolar, ou seja, que não fique restrita às decisões e recomendações de outros. Tanto no Brasil como em outros países, a maioria das experiências com uso de tecnologias informacionais na escola estão apoiadas em uma concepção tradicional de ensino e aprendizagem. Esse fato deve alertar para a importância da reflexão sobre qual é a educação que se quer oferecer aos alunos, para que a incorporação da tecnologia não seja apenas o "antigo" travestido de "moderno" (BRASIL,1998).
Os meios eletrônicos de comunicação oferecem amplas possibilidades para ficarem restritos à transmissão e memorização de informações. Permitem a interação com diferentes formas de representação simbólica - gráficos, textos, notas musicais, movimentos, ícones, imagens -, e podem ser importantes fontes de informação, da mesma forma que textos, livros, revistas, jornais da mídia impressa. Entrevistas, debates, documentários, filmes, novelas, músicas, noticiários,
...