A Inovação em PME
Por: Juliana Ximenes • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 9.556 Palavras (39 Páginas) • 186 Visualizações
1. Introdução
1.1 Apresentação do tema
No final do século XX, as grandes mudanças ambientais, a integração do mercado mundial, a complexidade e a intensidade competitiva, culminaram no surgimento de diferentes modelos e redes organizacionais.
A globalização trouxe novos paradigmas para os mercados e para a sociedade como um todo, sendo o estopim para o processo de mudança na estrutura organizacional das empresas.[pic 1]
Os desafios empresariais atuais se traduzem, na velocidade com que as empresas respondem às transformações e acontecimentos, que por ventura, venham a surgir no ambiente ao qual estão inseridas.
A era da informação e da inovação tecnológica, força as empresas à busca constante por inovação nos seus processos de gestão, como estratégia para obtenção de estabilidade nos setores em que atuam e superação de concorrentes que emergem a cada dia.
Para se manter neste ambiente fortemente competitivo e mutável, é necessária uma transformação da estrutura produtiva da organização, no sentido de incorporar novos produtos e processos agregando valor a produção.
Isso implica em aprender continuamente, buscando condições mais favoráveis que suas concorrentes para desempenhar suas atividades obtendo assim vantagem competitiva.
Diferente de uma grande organização, onde a estrutura hierárquica presente dificulta a implantação de novos processos e/ou produtos, um determinado tipo de organização vem ganhando destaque no cenário organizacional atual, devido a sua grande flexibilidade : as Pequenas e Médias Empresas.
As PMEs representam, no Brasil, grande parte da economia.Diversos estudos vêm sendo realizados com objetivo de analisar as excentricidades das PMEs. Devido a ausência de uma estrutura de planejamento e controle padrão, as PMEs possuem alto potencial de inovação e flexibilidade, o que influência na obtenção de vantagem competitiva.
Segundo PORTER, (1983) a inovação é vista como fator de influência fundamental na obtenção de competitividade. É preciso compreender a inovação no meio empresarial como fator condicional para exploração de novas idéias, alavancagem dos negócios, criando vantagens competitivas, gerando capital para a empresa e prosperidade em mercados cada dia mais exigentes. Assim, os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de uma organização são fundamentais para o desenvolvimento da inovação da organização e, como consequência, podem conduzi-la à vantagem competitiva.
Avaliar a elaboração e desenvolvimento de indicadores de desempenho em P&D que permitam diagnosticar o grau de inovação de uma PME é o é o objetivo principal do presente trabalho. Como não há um padrão definido em relação aos indicadores de desempenho de P & D para as organizações, o desafio será enquadrar os sistemas de medição de desempenho publicados, com base na literatura existente, a realidade de uma PME.
É fundamental analisar o papel das pequenas e médias empresas dentro deste novo contexto organizacional, bem como a introdução da inovação nas PMEs respeitando suas características e limitações.
1.2 Objetivos da pesquisa
O mercado globalizado é o cenário no qual as empresas estão inseridas atualmente. A busca pela estabilidade neste mercado, extremamente dinâmico, é um dos objetivos principais das empresas. Nestas circunstâncias, o papel da inovação é visto como fundamental nas organizações para atingir estabilidade e gerar vantagem competitiva, descobrindo novas formas para que a empresa se mantenha e amplie sua participação mercadológica.
A necessidade de inovar em produtos e processos com intuito de melhorar produtividade e competitividade demanda investimento empresarial na área de pesquisa e desenvolvimento bem como em recursos humanos. As Pequenas e Médias empresas, principalmente, encontram dificuldade para se manterem nesse mercado, em função de possuírem limitações que podem envolver aspectos humanos, financeiros e tecnológicos.
Devido a estas limitações, enfrentam dificuldades para formar seus grupos de P&D e, posteriormente, implementarem melhorias ou inovações tecnológicas nos seus produtos ou processos. Porém, a diferença no processo de inovação das PMEs em relação à grandes corporações também possui aspectos positivos, se levarmos em consideração fatores como flexibilidade, estruturas menos hierárquicas e burocratizadas das PMEs. Ainda assim, a percentagem de PMEs que possuem alto grau de inovação oriundos de extensivos investimentos em atividades de P&D é relativamente inferior em relação a Pequenas e Médias Empresas. Grande parte das PMEs tem sua capacidade de inovação restrita ao seu ambiente produtivo, incorporando inovações originadas em outras empresas e setores.
Antes vista como instrumento de controle, a medição de desempenho é uma ferramenta de extrema importância no mundo empresarial atual. É utilizado para avaliar, monitorar e melhorar as diversas práticas correntes na organização,com o objetivo de coincidir tais práticas com os planos e metas estabelecidos. O sistema de medição de desempenho é responsável por fazer coincidir as atividades realizadas com o objetivo principal da organização. Desta forma, o sistema de medição de desempenho vem ganhando cada vez mais foco quando se trata de obtenção de vantagem competitiva.
A proposta inicial, sugeria, de fato, utilizar os indicadores de desempenho de grandes organizações também para Pequenas e Médias Empresas.Tal perspectiva, não levava em consideração as limitações e características oriundas de uma PME. Na prática, o que se pode verificar, é que apesar de semelhantes, os indicadores de desempenho de uma grande organização e uma PME possuem diferenças significativas.
Para avaliar, correta e quantitativamente o desempenho de um processo, seja este de P&D, logística, ou administrativo, os indicadores devem ser adequados à realidade da empresa. A estrutura organizacional influencia de forma direta na elaboração de quais indicadores utilizar para melhor e mais apurada medição de determinado processo. Desta maneira, é necessário haver uma adaptação dos indicadores a estrutura de cada organização, para obtenção de êxito na medição de desempenho.
1.3 Relevância da pesquisa
O contexto global atual gerou intensa modificação na forma como as empresas se relacionam com seus clientes, se posicionam no mercado e obtêm vantagem em relação a seus concorrentes.
No mercado atual ocorrem mudanças em curto período de tempo. A rapidez em responder a tais mudanças é o diferencial entre as organizações.A dinâmica do mercado se traduz nas necessidades dos clientes.Obter vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes está se tornando uma tarefa cada vez mais árdua para as organizações.
...