A Inspeção e Manutenção de Equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndios
Por: yuri alencar • 23/6/2022 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
Disciplina: Inspeção e Manutenção de Equipamentos de Prevenção e Combate a Incêndios
Identificação da tarefa: Tarefa 3. Unidade 3. Envio de arquivo
Pontuação: 10 pontos
Tarefa 3
Conforme estudamos no decorrer da disciplina, vimos que existem muitos equipamentos de prevenção e combate a incêndio que podem ser utilizados pelo bombeiro profissional civil quando do desempenho de suas atividades laborais e que requerem inspeções e verificações periódicas. Com base nas leituras realizadas, responda as questões abaixo:
- De acordo com o Capítulo 2 da Unidade 1, “Sistema passivo de prevenção de combate a incêndio”, liste os equipamentos que você julga mais importantes para a salvaguarda da segurança e da integridade física das pessoas presentes a edificação e quais são as condutas preventivas de manutenção e inspeção que devem ser objeto de atenção do bombeiro civil?
Entre os sistemas passivos para edificações verticais as rotas de fuga, principalmente a escada de emergência, em conjunto com os alarmes de emergência são sistemas determinantes para o salvamento de vidas. Os alarmes têm de ser testados semestral e anualmente quanto ao seu funcionamento e integridade dos sistemas respectivamente. As escadas devem ser inspecionadas periodicamente como parte da manutenção regular da edificação, com especial atenção ao atendimento das NTs respectivas, e visando salvaguardar o sistema quanto ao mal funcionamento do usuário, como no caso de uso das antecâmaras como depósitos de lixo ou salas de espera.
- De acordo com o apresentado no Capítulo 1 da Unidade 3, “Manutenção de Mangueiras e Extintores de Incêndio” e no Capítulo 1 da Unidade 4, “Inspeção em Extintores de Incêndio”, cite os itens mais relevantes para a segurança contra incêndio e pânico e quais são os cuidados que devem requerer atenção especial dos bombeiros no tocante a manutenção e inspeção.
Entre os sistemas ativos, temos dois que são de fundamental importância no controle do sinistro, os extintores e o sistema de hidrantes e mangueiras.
Quanto aos extintores, além do adequado dimensionamento e disponibilidade, deve-se forcar na inspeção periódica, para assegurar a pressão do mesmo e nas anuais nos diferentes níveis exigidos pela legislação, que assegurarão que o funcionamento e integridade dos extintores serão seguros e confiáveis.
Quanto ao sistema de hidrantes e mangueiras, primeiramente é importante a inspeção preventiva do sistema hidráulico do combate a incêndio, com respectivos testes das bombas, inspeções dos reservatórios e da estanqueidade da tubulação. Quanto a mangueira devemos sempre observar o seu armazenamento, a condição pós uso e principalmente o teste de estanqueidade exigido pela legislação.
Bom trabalho!
...