A Lista Máquinas Elétricas
Por: MatheusJ1423 • 24/9/2020 • Trabalho acadêmico • 891 Palavras (4 Páginas) • 135 Visualizações
Máquinas Elétricas e Acionamentos
- - O comportamento em regime permanente de uma máquina síncrona pode ser visualizado em termos da equação de conjugado, como abaixo.
[pic 1]
Identifique as variáveis desta equação.
ΦR= Fluxo resultante por polo no entreferro
Ff= FMM do enrolamento CC de campo
δRF= Ângulo de fase elétrica entre os eixos magnéticos de ΦR e Ff
- – Explique a curva Característica de conjugado versus ângulo mostrada abaixo.
[pic 2]
A curva acima trata-se da relação entre motor síncrono e gerador, onde a corrente de campo (FMM de rotor) e o fluxo resultante no entreferro são considerados constantes, na curva os valores positivos de conjugado representam ação geradora, correspondendo a valores positivos do ângulo da fase elétrica entre os eixos magnéticos de ΦR e Ff para os quais a onda de FMM do rotor está adiantada em relação ao fluxo resultante do entreferro.
- – Equacione indutância síncrona Ls e identifique suas variáveis.
[pic 3]
= Componente fundamental espacial total do fluxo concatenada da fase no entreferro.[pic 4][pic 5]
= Indutância de dispersão do enrolamento de armadura, é devido à componente de dispersão do fluxo concatenado da fase .[pic 6][pic 7]
- - Um motor síncrono trifásico de 60 Hz tem uma tensão de terminal de 460 V (linha) e uma corrente de terminal de 120 A com um fator de potência de 0,95 atrasado. Nessas condições de operação, a corrente de campo é 47 A. A reatância síncrona da máquina é igual a 1,68 Suponha que a resistência de armadura seja desprezível e calcule:
- A tensão gerada Eaf em volts
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
- O valor da indutância mútua Laf entre o campo e a armadura;
[pic 16]
[pic 17]
- A potência elétrica de entrada do motor em kW e em HP.
[pic 18]
[pic 19]
[pic 20]
- – Conceitue e esboce a característica de circuito aberto de uma máquina síncrona.
O Circuito de uma máquina síncrona a vazio ou aberto, quando a mesma está girando em uma velocidade síncrona, é uma curva da tensão de terminal da armadura a vazio Va, vz em função da excitação de campo If. A característica a vazio representa a relação entre a componente fundamental espacial do fluxo de entreferro e a FMM que atua no circuito magnético quando o enrolamento de campo constitui a única fonte de FMM, além disso, representa também uma medida da relação entre a corrente de campo If e Eaf, fornecendo uma medida direta da indutância mutua Laf entre o campo e a armadura.
...