A Lista de Automação Industrial
Por: facinni23 • 23/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.895 Palavras (8 Páginas) • 160 Visualizações
Segunda Lista de Automação Industrial
1. Apresente as vantagens e desvantagens de um sistema de automação centralizado e de um sistema de automação descentralizado.
- Vantagens e Desvantagens do Centralizado:
PRÓS:
– Custo relativo dos equipamentos mais baixos;
– Fácil manutenção, já que tudo está em um lugar;
– Fácil Implementação.
CONTRAS:
– Requer modificação no sistema elétrico;
– Instalação requer mão de obra para efetuar a reforma (as vezes o custo não compensa a economia com os equipamentos);
– Em caso de falha no sistema de automação, toda a residência sofre.
- Vantagens e Desvantagens do Descentralizado:
PRÓS:
– Instalação pode ser feita pelo usuário;
– Pode utilizar o sistema elétrico já existente na casa;
– Sistema mais confiável, em caso de falha de um dos componentes (como é o caso de uma rede wireless tipo mesh, como no ZigBee ou Z-Wave);
CONTRAS:
– Custo maior, pois cada dispositivo deve ter inteligência embutida em forma de um sistema microprocessado;
– Dificuldade de manutenção, já que vários dispositivos precisam ser configurados
2. Descreva os principais componentes funcionais de um CLP, use a figura da transparência 11 como base.
Entrada digital e analógica; unidade central de processamento (CPU) e unidade lógicaitmética (ALU); memória de programa; RAM; relógio temporizador; interface para dispositivo de programação; interface para dispositivo de programação.
3. Que problema está representado na figura da transparência 13? Sugira possíveis soluções para o mesmo.
Operação cíclica de um controlador lógico programável usado como um computador de automação.
Aumentar a memória e a capacidade de processamento.
4. Encontre na literatura descrições sucintas para os componentes de um Microcontrolador como o apresentado na transparência 16 (80C167).
-Memórias Flash
-Memória RAM.
-Registradores
-Periféricos
-Temporizadores/Contadores (timer)
-Interface de comunicação serial assíncrona (USART)
5. Compare uma estrutura em rede com uma estrutura em barramento, quais são as limitações e as vantagens de cada uma.
Estrutura em rede: As vantagens dessa topologia é que são mais propícias as ramificações e sofrem perdas de dados mais baixas quando comparadas às outras topologias, além de ser mais barata. Já o ponto negativo é que por ser muito simples, tem poucos recursos.
Barramento: Entre os pontos positivos do barramento estão: o uso de cabo, que é econômico; a mídia é barata e fácil de trabalhar e instalar; além de ser simples, relativamente confiável e de fácil expansão. As desvantagens neste caso ficam por conta da rede lenta em situações de tráfego pesado, os problemas são difíceis de isolar e, em caso de falha no cabo, é preciso paralisar a rede inteira.
6. O que se entende por diversidade em sistemas de automação?
As diversidades dos sistemas de automação estão ligadas a necessidade das organizações em uma perspectiva sobre o impacto da automação na diversidade nos trabalhadores e seus sistemas. Com base no corpo emergente de conhecimento sobre como organizações, seus líderes e seus funcionários são moldados pelos efeitos disruptivos da automação inteligente, definiu uma estrutura de quatro estágios para integrar a diversidade no local de trabalho automatizado.
7. Explique detalhadamente a informação contida nas figuras apresentadas nas transparências 48 e 49?
Na comparação de custos de compra, no primeiro momento é mais caro ter uma estrutura funcionalmente centralizada, mas futuramente fica mais rentável. Já na estrutura funcionalmente descentralizada, no início é bem mais barato, mas vai encarecendo conforme o tempo vai passando.
Na comparação de confiabilidade durante a operação de processos técnicos, no funcionalmente centralizado, se mantém conforme o tempo passa. No funcionalmente descentralizado, mau funcionamento do processo com duas falhas únicas há uma perda conforme o tempo passa. No funcionalmente descentralizado, mau funcionamento do processo com uma única falha conforme o tempo passa a confiabilidade diminui drasticamente.
8. Explique a figura da transparência 56.
Três partes e associar problemas e técnicas de análise a níveis específicos. Em termos gerais, um conjunto de técnicas de análise de processo é usado para reprojetar ou melhorar os processos de nível superior. Outro conjunto é usado nos tipos de problemas de processo que encontramos no meio da hierarquia de processo. Ainda outro conjunto de técnicas é apropriado para processos na base da hierarquia que Requisitos nos níveis de hierarquia em relação a sua disponibilidade e capacidade de processamento.
9. O que se entende por Tolerância a Falha?
Tolerância à falha, na ciência da computação, é uma faculdade do software (TFS) e do hardware que permite maior suporte a falhas (bugs), e que continue(m) a operar adequadamente mesmo após falha(s) em seu(s) componente(s). ... Nele, as falhas são de desenvolvimento e bugs causados por erros humanos.
10. Exemplifique aplicações que necessitam arranjos de automação tolerantes a falhas. Detalhe as razões de sua escolha.
Empresas de pequeno porte em que os erros não comprometem muito a qualidade do serviço. Caixa de supermercado ou um totem em uma lanchonete, se essas maquinas falharem, esses processos podem ser substituídos por pessoas.
11. Qual a diferença de um sistema aberto para um sistema fechado de comunicação?
Basicamente um sistema aberto é aquele que interage com o seu ambiente. Existem alguns fatores que diferenciam um sistema aberto de um fechado.
• Em um sistema fechado o meio não afeta o sistema, já em um sistema aberto existe uma troca entre o sistema e o ambiente. Um sistema fechado estável pode atingir um equilíbrio puro. Porém, um sistema aberto pode atingir apenas uma estabilidade.
Condições iniciais necessariamente influenciam o estado de um sistema fechado. Por outro lado, um sistema aberto pode atingir um estado estável independentemente de suas condições iniciais.
...