A Logística e Canais de Distribuição
Por: Tony Assis • 30/3/2022 • Trabalho acadêmico • 581 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 1]
Centro Universitário Jorge Amado
Campus Paralela - EAD
183005249 - Engenharia de Produção
IL60229 – LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Prof.(a): LEANDRO SADY RODRIGUES
Trabalho da Disciplina – AVA1
ANTONIO ASSIS
Salvador
2021
Adoção de tecnologia de informação em canais de distribuição
O artigo indicado abaixo trata do EDI, que é a sigla de electronic data interchange, que em português significa “troca eletrônica de dados”. É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis. A agilidade e a produtividade são os dois pilares para que uma empresa consiga ser competitiva nestes tempos de mudanças e incertezas, em que o conhecimento é um diferencial importante no campo profissional.
Os avanços da tecnologia de informação têm facilitado mudanças na direção do fluxo dos canais de distribuição, que deixa de ser orientado da produção para o consumo e passa a ser puxado pela demanda do consumidor (BELL; DAVIES; HOWARD, 1997). Isso pode ser verificado no canal de distribuição indústrias-atacadistas-varejistas, em que os varejistas e seus fornecedores (os atacadistas e a indústria) passam a utilizar as informações coletadas pelos primeiros em seus terminais de ponto de venda, visando reorganizar o fluxo de abastecimento de acordo com o que os clientes efetivamente compram e valorizam, melhorando também, consideravelmente, os resultados operacionais, com impacto nos fatores organizacionais e operacionais. Isso vem impactando as formas de fazer negócios.
Com os subsídios de sua pesquisa e os dados da situação problematizadora, responda às seguintes questões, individualmente:
1) Qual o impacto da tecnologia da informação nos fatores organizacionais?
No ambiente organizacional é de suma importância o fluxo de dados para um gerenciamento global. Atualmente a tecnologia de informação através de softwares de controle, gerenciamento, operacional ou avaliativo tornaram os processos das empresas mais dinâmicos, seguros e com confiabilidade.
Sistemas informatizados traz economia para as empresas, organizam processo de produção com as demandas, diminui ferramentas que deixam resíduos estocáveis, modelam o perfil dos clientes e seus interesses distintos, avaliam e controlam o processo de produção o tempo todo.
Nos dias de hoje não conseguimos imaginar empresas de médio/grande porte sem algumas integrações entre hardware e software que auxiliam nas mais diversas áreas gerencial ou operacional.
Agilidade e produtividade são importantes fatores competitivos no sucesso destas instituições, onde o desafio atual é a interlocução dessas plataformas levando em conta a heterogeneidade dos ambientes computacionais que os suportam. A maioria da arquitetura dos sistemas informatizados não conversa entre si em função de sua especificidade.
...