TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Reversa Aplicada à Empresas de Domissanitários

Por:   •  24/9/2019  •  Dissertação  •  13.741 Palavras (55 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 55

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL

MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO AMBIENTAL

THAÍS SANTOS SILVA

MODELO DE LOGÍSTICA REVERSA APLICADO PARA EMBALAGENS EM EMPRESA DO SETOR DOMISSANITÁRIO

Recife, 2018

[pic 2]

THAÍS SANTOS SILVA

MODELO DE LOGÍSTICA REVERSA APLICADO PARA EMBALAGENS EM EMPRESA DO SETOR DOMISSANITÁRIO

Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental, como requisito para obtenção do grau de Mestre em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Profª. Dra. Marília Regina Costa Castro Lyra

Orientadora

Prof. Dr. José Antônio Aleixo da Silva

Coorientador

Recife, 2018

THAÍS SANTOS SILVA

         

MODELO DE LOGÍSTICA REVERSA APLICADO PARA EMBALAGENS EM EMPRESA DO SETOR DOMISSANITÁRIO

Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco como parte integrante dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Ambiental.

Data da aprovação: 13 de julho de 2018

BANCA EXAMINADORA

______________________________________

Profª. Dra. Marília Regina Costa Castro Lyra

Orientadora - MPGA IFPE

____________________________________

Prof. Dr. José Antônio Aleixo da Silva

Coorientador - MPGA

_____________________________________________________

Profª. Dra. Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira Carvalho

Examinadora Interna – MPGA

____________________________________

   Profª. Dra. Rogéria Mendes do Nascimento

Examinadora Externa - IFPE


APRESENTAÇÃO

A autora possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Joaquim Nabuco, Pós-Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e curso Técnico em Segurança do Trabalho pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE) atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Com mais de 25 anos de experiência na área de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente (QSMA) prestou consultoria pela SQS Consultores Associados nas empresas IMPSA WIND POWER, Bacardi e Saraiva Equipamentos. Atuando também em empresas de grande porte, nacionais e multinacionais como: Rexam, Ultracargo, Estaleiro Atlântico Sul e Raymundo da Fonte.

Tem experiência na implementação e auditoria de sistemas de gestão integrada, ISO 14001, ISO 9001 e OHSAS 18001, atual ISO 45001 (desde março de 2018). Sendo auditora líder da OHSAS 18001 e com cursos de auditor interno das normas ISO 14001 e ISO 9001.

A motivação para o desenvolvimento desta dissertação surgiu em função da exigência do emprego da logística reversa pela política nacional de resíduos sólidos para os mais diversos tipos de embalagens, responsabilizando todos os agentes na cadeia de produção e consumo para o descarte ambientalmente adequado.


RESUMO

O padrão de produção e consumo, adotado pela sociedade moderna, exerce grandes prejuízos ao meio ambiente na atualidade, pois estabelece um consumo de modo infinito dos recursos naturais finitos. A Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos que traz em seu conteúdo a obrigação da Logística Reversa atribuindo responsabilidades a todos os atores da cadeia de produção e consumo, que devem retornar as embalagens pós-consumo ao fabricante e a este a responsabilidade em destinar de forma ambientalmente correta as embalagens produzidas. Neste sentido, este estudo trata do tema logística reversa e traz como problema a questão de qual o modelo ideal a ser aplicado às embalagens de uma empresa fabricante de produtos de limpeza, cosméticos e molhos alimentícios, localizada na região metropolitana da cidade do Recife, estado de Pernambuco. Realizou-se estudo comparativo adotando um método binário onde foram atribuídos zero ou um para os critérios estabelecidos em cada modelo comparado. Foram selecionadas sessenta e oito publicações, cujo tema era logística reversa. Desta amostra, foram pré-selecionados dezessete estudos de caso que apresentavam modelos de logística reversa aplicados a embalagens. Pelo critério de capacidade de implementação, foram identificados seis modelos para o teste comparativo. Os modelos selecionados pela sua aplicabilidade foram: primeiro o da empresa Baterias Moura onde são recolhidas as baterias veiculares que são reaproveitadas cem por cento na produção de novas baterias. O segundo modelo escolhido foi o da empresa O Boticário onde foram instaladas urnas em suas lojas para recolhimento de embalagens de vidro e papelão que posteriormente são recolhidas por catadores associados. O terceiro modelo trata-se da iniciativa de uma rede bancária para recolhimento de pilhas e baterias. O quarto modelo foi o da empresa Reciclanip que é uma recicladora criada com o objetivo de realizar a logística dos pneus usados, recolhidos nos pontos de coleta. O quinto modelo foi o de garrafas de vidro de uma envazadora de cerveja, cujos caminhões de entrega são também responsáveis pela coleta destes vasilhames. A envazadora dá desconto por cada garrafa retornada. E por último foi o modelo da Pepsi Cola que instalou Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em alguns atacadistas. Esta entrega é feita através de máquinas que coletam apenas os vasilhames pós-consumo da marca e bonificam com descontos, os clientes, em produtos de sua marca. O resultado do estudo comparativo recomenda o modelo que obtém maior pontuação em relação aos critérios analisados. Dentre os modelos identificados o modelo de logística reversa da empresa Pepsi Cola foi apontado como o ideal para a empresa campo desta pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (89.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com