A Metodologia Cientifica
Por: Weber Da Silva • 15/4/2019 • Projeto de pesquisa • 719 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
Weber da Silva Ribeiro
Ra: 351139411469
Professor: Alessandro Ferreira
Metodologia Científica – Melhoria de Processo
(Aplicação do Controlador Lógico Programável em equipamento dosador de pasta)
Jundiaí/SP
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. RESULTADOS 5
4. CONCLUSÕES 5
5. BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................6
INTRODUÇÃO
A automação pode ser definida como a tecnologia por meio da qual um processo ou procedimento é alcançado sem assistência humana. É realizada utilizando-se um programa de instruções combinado a um sistema de controle que executa as instruções. Para automatizar um processo, é preciso energia não só para conduzir o processo como para operar o programa e o sistema de controle (GROOVER, 2010). Em vista disso, é considerada uma importante aliada da otimização do desempenho dos colaboradores, pois por meio da tecnologia são concebidos indicadores que auxiliam a gestão, acelera processos e remove movimentos manuais dispensáveis garantindo a redução de tarefas que não sejam ergonomicamente aceitáveis, e que não geram valor aos produtos. Sendo assim, automatizar processos descentraliza tarefas, proporciona a autonomia do colaborador contribuindo para a obtenção da eficácia na gestão. Observando esse conceito de automação, ela se mostra um fator imprescindível para qualquer tipo de indústria que tem em vista o seu crescimento tanto na visão econômica quanto na visão produtiva.
O projeto foi realizado para automatização de um equipamento de aplicação e estações de dosagem automatizadas de pasta de brasagem, para fundir o bico injetor de óleo, produto este que serve para a lubrificação do motor automotivo.
[pic 2]
Sendo assim houve inicialmente a etapa de estudo prévio dos controladores lógicos programáveis (CLP), e o desenvolvimento de um projeto em lógica Ladder.
DESENVOLVIMENTO
Devido a necessidade de monitorar as variáveis que compõem o processo de aplicação de pasta de brasagem , processo hoje que possui operação manual, onde os operadores realizam todos os comandos, existem eminentes situações de erros no processo devido a falta de automatização e estabilidade operacional, assim sendo necessário o desenvolvimento de um equipamento de dosador de pasta de brasagem, equipamento este composto por Robo E5 3 eixo, cabos padrão, suporte para seringas, mesa nivelada de precisão, a configuração e programação é simplificadas, controle de movimento tridimensional e uma base com encaixe das peças para assegurar a centralização das peças.
Assim este CLP esta monitorando a quantidade de pasta a ser depositada,o tempo de aplicação e distancias de aplicação para cada peça, assim já posicionadas em um berço, tendo uma velocidade e eficiência máximas quando as válvulas de dosagem são operadas com controladores de válvula ValveMate. Os controladores oferecem um meio rápido e conveniente de ajustar o tempo de abertura da válvula em incrementos mínimos de 0,001 segundos.
[pic 3]
Antes
[pic 4]
Depois
RESULTADOS
No sistema manual aplicava-se 1320 peças/hora, e com o novo sistema automatizado consegue-se aplicar 2800 peças/hora. Essa melhoria também resultou em melhor qualidade e eficiência, ergonomia, menos tempo de inatividade, estabilidade de processo, o consumo de material, maiores velocidade de linha, ou combinação destes de outros fatores que permitem produzir um produto melhor a um custo menor.
...