Metodologia Científica
Resenha: Metodologia Científica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mcpl • 9/5/2013 • Resenha • 1.327 Palavras (6 Páginas) • 697 Visualizações
Metodologia Científica
O homem moderno vê os acontecimentos naturais,como sendo estruturas organizadas.Para explicar essas estruturas ele recorre a modelos ou métodos.
No início,os modelos eram muito simples,e cada indivíduo que executava ou observava um experimento produzia o seu modelo.
Com o passar do tempo houve a necessidade de uniformizar aqueles modelos envolvidos com o mesmo experimento.
Nesse contexto a Metodologia Cientifica é de suma importância,e a Estatística consta como um item relevante para realização de pesquisa quantitativa.
A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos não é a única forma de obtenção de conhecimentos e descobertas.outros meios de acesso ao saber que dispensa o uso de processos científicos,embora validos.Um desses meios,alias muito recomendável,é a consulta bibliográfica,que se caracteriza por dirimir pequenas dúvidas,recorrendo a documentos.
È natural,pois ,a existência de inumeráveis tipos de pesquisa.A classificação,que por seu alcance será adotada neste texto,fixa-se no procedimento geral que é utilizado.Obtém-se,no mínimo,três importantes tipos de pesquisa:a bibliografia,a descritiva e a experimental.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos.Pode ser realizada independentemente ou como parte de pesquisa descritiva ou experimental.
A pesquisa descritiva observa,registra,analisa e correlaciona fatos ou fenômeno (variáveis) sem manipulá-los.Procura descobrir,com precisão possível, a freqüência com que um fenômeno ocorre,sua relação e conexão com outros,sua natureza e características.Busca conhecer as diversas situações e relações que ocorrem na vida social,política,econômica e demais aspectos.
A pesquisa descritiva pode assumir diversas formas:
a) Estudos descritivos: trata-se do estudo e da descrição das características identificar as representações sociais e o perfil de indivíduos e grupos,estudos que visão identificar estruturas formas,funções e conteúdos.
b) Pesquisa de opinião: Procura saber atitudes,pontos de vista e preferências que as pessoas têm a respeito de algum assunto,com o objetivo de tomar decisões.Esta modalidade de pesquisa é a mais divulgada pelos meios de comunicação.
c) Pesquisa de motivação: Busca saber as razões inconscientes e ocultas que levam o consumidor a utilizar determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes.
d) Estudo de caso: é a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade.
e) Pesquisa documental: são investigados documentos a fim de se poder descrever e comparar costumes,tendências.Estuda a realidade presente,e não o passado,como pesquisa histórica.
A pesquisa experimental caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo.A manipulação das variáveis proporciona o estudo da relação entre causas e efeitos.
Enquanto a pesquisa descritiva procura classificar,explicar e interpretar os fenômenos que ocorrem,a pesquisa experimental pretende dizer de que modo ou por que causa o fenômeno é produzido.
O pesquisador deve fazer uso de aparelhos e de instrumentos que a técnica moderna coloca ao seu alcance ou de procedimentos apropriados e capazes de tornar perceptíveis as relações existentes entre as variáveis envolvidas no objetivo de estudo.
O estudo exploratório,também classificado por alguns autores como pesquisa quase cientifica ou não cientifica é,normalmente,o passo inicial no processo de pesquisa pela experiência e um auxilio que traz a formulação de hipóteses significativas para posteriores pesquisas.
Desde que se tenha em vista um projeto qualquer,deve-se pensar antes de tudo em elaborar um projeto que possa garantir sua viabilidade. Trata-se do planejamento da pesquisa.o projeto faz a previsão e a provisão dos recursos objetivo proposto solucionar um problema a ordem das diversas tarefas de um cronograma a ser observado.
As instituições de fomento à pesquisa tanto publicas como privadas,possuem geralmente um roteiro próprio com instruções especificas para montagem do projeto.
Em pesquisa de mercado dá-se o nome de “briefing” ao elemento que deve representar exatamente as necessidades primárias,especificando o tema ser estudado com todas as informações pertinentes e deixando evidente o núcleo mais importante desse tema,ou seja,aquilo que realmente justifica a pesquisa.
A pesquisa qualitativa,de modo geral,tem gerado muitas controvérsias e discussões na medida em que normalmente não pode ser mensurada estatisticamente sua aplicabilidade no apoio às pesquisas quantitativas.
Para desenvolvimento da pesquisa qualitativa é necessário que um rol de itens obrigatórios sejam avaliados :
1- Formação de grupos
1.1 mediação convencional
1.2 técnicas psicodramática
1.3 gravação em vídeo/cassete
2- Entrevistas em profundidade
2.1 Roteiro aprofundamento fechado
2.2 Roteiro perspectivo aberto
2.3 Gravação cassete/anotações
A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo e participativo.
Resumindo alguns de seus principais aspectos,consideramos que a pesquisa-ação é uma estratégica metodológica da pesquisa social,há uma ampla e explicita interação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada.
Os métodos de pesquisa quantitativa,de modo geral,são utilizados quando se quer medir opiniões,reações,sensações,hábitos e atitudes etc.Isto não quer dizer que ela não possa ter indicadores qualitativos.
De forma análoga ao que fizemos na pesquisa qualitativa,aqui também inicialmente um rol de alternativas deve ser avaliado:
Entrevistas pessoais.
1- Entrevistas por telefone
2- Através de cartas
...