A Metrologia e controle geométrico
Por: jeffersonlive21 • 23/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 540 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
Jefferson de Jesus Lobo Oliveira.
Romário Barbosa Ferreira.
Delmar Cezar Klein.
Augusto Thiago Silva Torres.
São Luís – MA
2018
Jefferson de Jesus Lobo Oliveira.
Romário Barbosa Ferreira.
Delmar Cezar Klein.
Augusto Thiago Silva Torres.
Metrologia e controle geométrico.
Relatório apresentado na Faculdade Pitágoras como requisito para obtenção de nota oficial 2 na disciplina de Metrologia e controle geométrico.
São Luís– MA
2018
RESUMO
Neste relatório apresentaremos os vários tipos de balanças e seus usos práticos no dia-a-dia, a origem desse equipamento desde os primórdios da civilização humana, a maneira correta de se utilizar cada uma de suas variantes e também a importância que cada uma tem na sua respectiva área de atuação.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
TIPOS DE FUNCIONAMENTO DAS BALANÇAS. 6
TIPOS DE BALANÇAS. 8
CONCLUSÃO. 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A balança é um dos instrumentos de medição mais antigo que se tem conhecimento, ela tem sido muito utilizada pelo homem há aproximadamente 7 mil anos.
Por volta do ano 5.000 A.C. os egípcios inventaram a balança pela necessidade de pesar o ouro, que sempre foi o metal mais precioso da terra. A balança é muito representada em papiros da história do Egito. No Livro dos Mortos, é contada a versão egípcia do “Julgamento Final”. Na narração, depois que morriam, iam para uma sala chamada de Sala das Duas Verdades para serem julgados. Nesta sala, Anubis (deus egípcio dos mortos) colocava o coração do morto (que para eles representava a essência do ser humano) em um dos pratos da balança usando como contrapeso a pluma da deusa Maat (personalização da verdade, justiça e ordem universal). Anubis verificava qual dos dois pesava mais e dependendo do resultado da pesagem, o espírito do morto seguia para o “paraíso” ou para o “inferno”.
Mais tarde surgiu outra versão de balança chamada “balança romana”. Esta balança tinha os dois pratos de pesagem com comprimentos desiguais e o objeto que se pretendia pesar era sempre colocado no braço mais curto. A balança ficava pendurada num gancho fixo e no braço mais longo (onde havia marcações de peso) deslizava um cursor (peso) que corria nas duas direções até encontrar o equilíbrio entre o material pesado e ele.
Hoje em dia existem diversos tipos de balanças, empregados para a pesagem de inúmeros materiais, desde amostras químicas e biológicas até grandes veículos. Nos laboratórios são usados basicamente dois tipos desses instrumentos, que permitem medições extremamente precisas. Atualmente, balança é utilizada para representar diversos símbolos no mundo inteiro, buscando sempre representar equilíbrio, igualdade e justiça.
TIPOS DE FUNCIONAMENTO DAS BALANÇAS.
Balança mecânica: Uma balança mecânica é um dispositivo que mede o peso e o exibe em um formato analógico. A diferença entre uma balança mecânica e uma balança digital é a interface que exibe a informação e o fato de que uma balança digital requer uma bateria ao passo que uma balança mecânica não necessita de qualquer fonte de energia externa para funcionar. Estes tipos de balanças são utilizados para finalidades inumeráveis. Na indústria e na ciência, as balanças digitais são frequentemente usadas, pois elas podem apresentar medidas exatas de baixos pesos para quantidades muito incrementais. Balanças mecânicas ainda são usadas de muitas maneiras práticas nas casas.
Numa residência é mais comum encontrar uma balança mecânica em uma cozinha ou em um banheiro. Em uma cozinha uma balança mecânica pode ser usada para pesar ingredientes que serão utilizados para executar receitas culinárias. Ela pode ser uma ferramenta útil para pessoas que precisam fazer a medição de sua dieta e tem a necessidade de estar consumindo porções de alimentos específicos. As balanças mecânicas encontradas em banheiros medem pesos muito maiores: o peso dos seres humanos. Ambos os tipos de balanças exibem os pesos usando um mostrador.
[pic 2]
Balança eletrônica: Elas mostram o peso dos mais variados tipos de corpos em um mostrador digital ou mesmo em um terminal de microcomputador. Nós as vemos em supermercados, em feiras, em indústrias, nas rodovias e muitos outros locais. As balanças eletrônicas fazem uso dos recursos computacionais e sistemas de bits, sensores e processadores para converter informações de massa, aceleração gravitacional e dados matemáticos em informações exatas referentes ao peso dos corpos.
Como funciona a balança eletrônica? Em síntese, o funcionamento ocorre da seguinte maneira: sob o prato (ou bandeja em aço inoxidável), há um equipamento denominado de célula de carga, que recebe compressão quando um corpo é colocado sobre o prato. A célula de carga (ou dínamo) é capaz de converter energia mecânica em energia elétrica, sendo constituída de um imã e uma bobina.
...