Importância da metrologia e controle metrológico na cadeia produtiva
Tese: Importância da metrologia e controle metrológico na cadeia produtiva. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daniame • 1/9/2014 • Tese • 3.576 Palavras (15 Páginas) • 535 Visualizações
A importância da metrologia e do controle metrológico na cadeia produtiva.
A Metrologia, ou ciência das medições, tem como foco prover confiabilidade, credibilidade, universalidade e qualidade às medidas. A abrangência da metrologia é imensa já que as medidas estão presentes, direta ou indiretamente, em praticamente todos os processos de tomada de decisão, seja na indústria, no comércio, na saúde, na segurança e na defesa e o meio ambiente. Suas origens remontam às próprias origens da humanidade pois a necessidade de medir e comparar é uma tarefa de sobrevivência. Os processos de medição, cada vez mais apurados e especializados, estão também na base do desenvolvimento tecnológico. Atualmente, o contexto de economia e de relações globalizadas traz redobrada importância para a Metrologia, constituindo-se como um elemento estratégico para os países e para as empresas na procura de maior competitividade em mercados sem fronteiras. A informação de que a maior economia mundial, os Estados Unidos, gasta ao redor de 6% de seu PIB em processos de medição reforça a importância das questões metrológicas na sociedade moderna.
Nos últimos anos, a importância da metrologia no Brasil e no mundo cresceu significativamente em razão de diversos fatores:
• A elevada complexidade e sofisticação de modernos processos industriais;
• A busca constante por inovação, com exigência permanente e crescente do setor produtivo do país;
• A crescente consciência da cidadania e o reconhecimento dos direitos do consumidor e do cidadão amparados pela legislação e uso e costumes consagrados;
• O irreversível estabelecimento da globalização nas relações comerciais e nos sistemas produtivos, potencializando a demanda por metrologia;
• A entrada em operação das agências regulamentadoras;
• A crescente preocupação com meio ambiente, aquecimento global, produção de alimentos, fontes e vetores de produção de energia;
A Normalização é uma atividade estreitamente ligada à Metrologia e, do mesmo modo, tem suas origens nos primórdios da humanidade. Com o surgimento dos primeiros aglomerados humanos e, portanto, da produção de bens e serviços houve a necessidade do estabelecimento de regras comuns para a definição de formas e tamanhos dos objetos produzidos.
O conceito de Normalização pode ser entendido como o processo de estabelecer e aplicar regras, com a participação de todos os interessados, que ordenem uma atividade específica. Proporciona importantes benefícios, melhorando a adequação dos produtos, processos e serviços às finalidades para as quais foram concebidos, contribuindo para evitar barreiras comerciais e facilitando a cooperação tecnológica.
A Metrologia e a Normalização são os pilares de sustentação da Qualidade. O setor industrial e de serviços, inseridos num mercado cada vez mais exigente e globalizado, demandam um sistema metrológico e normativo integrado e preparado para fazer frente à competitividade nacional e internacional.
Dessa forma, a metrologia, a normalização e a qualidade são bases fundamentais para o desenvolvimento econômico e a melhoria das condições de vida das populações. São temas transversais, que perpassam diversas áreas do conhecimento, como salientado em diversos programas e projetos pedagógicos de cursos.
Nos últimos anos temos assistido a um crescente investimento, por parte de governos, particularmente do governo federal, na ampliação do ensino profissionalizante e tecnológico, de nível médio ou superior. Também ocorre uma ampliação do ensino superior público, através de um amplo programa de Reforma Universitária. Criam-se novas instituições, as antigas desdobram-se em novos campi e busca-se a utilização em larga escala de programas na modalidade a distância.
Esse esforço recente coaduna-se ao desenvolvimento da ciência brasileira nos últimos quarenta anos, que resultou numa crescente participação brasileira na produção acadêmica mundial . No entanto, essa base científica ainda não foi plenamente aproveitada no setor industrial, onde a inovação continua sendo a exceção, e não a regra. O número de patentes, produtos e serviços de base tecnológica produzidos no país continua muito aquém do desejado e necessário. Isso se reflete na incapacidade do setor industrial de absorver os profissionais pós-graduados. Sem eles, as indústrias não conseguirão desenvolver as atividades de pesquisa e desenvolvimento capazes de gerar inovação.
Inovar, melhorar produtos e processos é uma exigência para o desenvolvimento de nosso País. Saliente-se que isso pode ser feito hoje partindo-se de uma produção científica de bom nível. Nesse contexto, é necessário frisar que o desenvolvimento industrial, a melhoria da qualidade de nossos processos e produtos, o aumento da competitividade exigirão profissionais com boa formação em metrologia e avaliação da conformidade. A sociedade empresarial tem demandado capacitações específicas, de modo a atender aos requisitos exigidos pela competitividade, já que a qualidade e a produtividade são fatores determinantes para a inserção competitiva dos produtos e serviços brasileiros no mercado globalizado, e sem metrologia não há qualidade.
Contrastando com essa constatação, percebe-se que na formação profissional de uma maneira geral ainda há uma carência clara de conceitos fundamentais de metrologia. Isso não ocorre apenas com profissionais das ciências físicas e engenharias. Cada vez mais, todas as áreas profissionais se veem envolvidas com atividades onde há medições que se utilizam de normas e regulamentos técnicos que necessitam da compreensão adequada do processo de medição, bem como da expressão correta dos resultados e das incertezas associadas. Mas é nas áreas de ciências físicas e engenharias onde se encontram os maiores desafios, onde os técnicos precisam cada vez mais lidar com equipamentos e instrumentos sofisticados de alta tecnologia, em situações em que os processos de medição e as grandezas medidas devem ser bem conhecidos, interpretados, analisados e tratados, no sentido de refletirem valores confiáveis.
Além do exposto acima, deve-se notar que a metrologia ocupa importante papel na qualidade dos produtos nacionais e importados consumidos diariamente pela população. A pouca disseminação da cultura metrológica no país dificulta a tomada de consciência da classe consumidora tanto sobre os seus direitos quanto sobre os riscos associados a alguns produtos. Discutir e implementar normas
...