A Modelagem Computacional
Por: Gabriel Mottin • 28/8/2018 • Trabalho acadêmico • 732 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Entrega 1 Modelagem Computacional
1) a) Modelos são representações de fenômenos, que através de variáveis, processos e relacionamentos, tentam descrever a realidade, prever sua evolução e integrar suas escalas temporais e espaciais. Modelos respondem o porquê, quando e onde um fenômeno ocorrerá. Estas explicações são destinadas a esclarecer o porquê de um fenômeno acontecer, além de quando e onde este ocorre. Por fim, esta modelagem irá possibilitar a descrição quantitativa do fenômeno, a previsão de sua evolução e a sua integração em escalas temporal e espacial. Um modelo é formado por variáveis, que caracterizam o estado das entidades, processos, que representam a forma de operação das entidades, e os relacionamentos ou interações entre as entidades.
Model is a (partial) view of the reality; An abstraction of the reality; A representation of the (supposedly) main features of the reality, including the connections among them.
b) Os modelos computacionais são implementações desenvolvidas a partir de um programa de computador que imita um sistema real (problema, equipamento, ambiente) e é formado por uma interface de acesso e por uma descrição comportamental. Tais modelos visam a resolução de problemas científicos, buscando maior agilidade e respostas mais sofisticadas.
c) Dentro das áreas que abrangem o conhecimento estudado na Engenharia de Produção, é possível encontrar uma série de modelos computacionais que buscam auxiliar o estudo das variáveis envolvidas, bem como sustentar as tomadas de decisão nos diferentes cenários propostos. A seguir, serão listados alguns modelos:
- Softwares destinados à programação da produção e ao planejamento de recursos empresariais (SAP Enterprise Resource Planning e VMI – Vendor Management Inventory).
- Softwares destinados ao planejamento da demanda (Accera Sales & Operations Planning) e à simulação de sistemas produtivos (Promodel e Arena).
- Softwares destinados à gestão de projetos (MS Project).
2) Podemos citar outros tipos de classificação de modelos:
- Meio de implementação da simulação:
- Simulação Física: modelos físicos que representam o todo ou parte dele, como protótipos de carros ou peças.
- Simulação Analógica: estes modelos também possuem relação com o todo ou parte dele, mas são implementados em áreas distintas deste. Estes modelos foram responsáveis pelo avanço da Engenharia de Controle.
- Simulação Digital: modelos matemáticos implementados em computadores digitais, como simuladores de sistemas produtivos.
- Aplicação da simulação:
- Simulação Real: envolve pessoas reais em sistemas reais, como testes operacionais e exercícios.
- Simulação Virtual: envolve pessoas reais em sistemas simulados, como simuladores de aviões e de tanques.
- Simulação Construtiva: humanos e sistemas simulados, para alguns treinamentos e preparações de missões.
3) Uma simulação que exemplifica as diferenças entre o modelo e a situação real pode ser observada quando da utilização do software ProModel. Quando modela-se qualquer cenário utilizando probabilidades estocásticas em detrimento à determinísticas, incorremos no risco de divergências entre o modelo e a situação real, dado que as variáveis reais não corresponderão exatamente às mesmas condições das premissas estabelecidas para a modelagem.
...