A PONTE DE MACARRÃO
Por: Danilo Neri • 3/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.196 Palavras (5 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
PONTE DE MACARRÃO
São Paulo
2015
Angélica Neyhaus RA: C3897A3
Darlan Rubens Malagutti RA: C60BHF0
Tinho Charles Sandes Sousa RA: C5273G7
Karine de Oliveira Silva RA: C6751J6
Artur Diógenes Torquato Leite RA: T464129
Danilo Neri Bastos RA: C338GJ0
Vitor Thomas L. O. do Amaral RA: C605565
Matheus Rodrigues S. R. da Cunha RA: C62BBD1
PONTE DE MACARRÃO
Trabalho desenvolvido segundo semestre apresentado ao Curso de Engenharia Básico, da Universidade Paulista campus Bacelar.
Professore responsável: Prof.º Dr.º Bruno Honda
São Paulo
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. CONSTRUÇÃO DO PROJETO (PASSO A PASSO) 5
4. ESBOÇO DO PROJETO 7
5. CÁLCULOS UTILIZADOS 8
6. RESULTADO 10
7. CONCLUSÃO 11
9. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
As primeiras pontes vieram a surgir devido desastres naturais, através da queda de troncos de árvores sobre rios e desfiladeiros, possibilitando assim a sua travessia. O homem então aperfeiçoou esses incidentes naturais e passou a construir pontes através de troncos, pedras e pranchas, associando também outros recursos naturais como cordas, cipós e ate mesmo travas feitas de pedaços de madeira, aumentando sua durabilidade e possibilitando a ida e a volta.
Com a Revolução Industrial, a construção das pontes teve ainda maior importância, pois viabilizava e facilitava o comércio, trazendo uma economia de tempo e maior fluidez das mercadorias.
Os modelos de ponte vieram surgindo conforme a evolução humana e suas necessidades, assim como sua manutenção, técnicas construtivas e materiais utilizados.
O presente trabalho relata passo a passo a construção de uma ponte em caráter experimental, utilizando macarrão espaguete, cola vegetal e silicone, onde empregamos os ensinamentos até agora adquiridos para o cálculo de tensão e resistência em relação ao peso empregado.
OBJETIVOS
Numa premissa, este projeto, tem como objetivo principal por em prática os conceitos desenvolvidos em todas as matérias, visto que é pela interação dos conteúdos que o projeto se torna possível.
O projeto proposto foi construir um modelo de ponte utilizando apenas como material base macarrão, da marca Barilla tipo espaguete nº7 e este ser unido com cola fria ou quente, sendo que estas deverão ser transparentes. A ponte deverá cumprir alguns requisitos básicos, tais como: pesar no máximo 1 kg, vencer um vão de 1 metro, ter no máximo 50 cm de altura e 20 cm de profundidade, suportar uma carga mínima de 2 Kgf, devera ter suas extremidades apoiadas em tubo de PVC de ½ polegada, tendo o tubo não mais que 20 cm de comprimento, a carga devera ser apoiada no centro da ponte num vergalhão e este distribuir o peso, durante um período de 10 segundos, o peso dos tubos e do vergalhão serão desconsiderados no peso total da ponte.
Durante o teste, depois de vencida a primeira etapa com o peso de 2kgf, a ponte será submetida ao acréscimo subsequente de 3 kgf, por 10 segundos cada até a ruptura da estrutura.
Deverá ser confeccionado um relatório, e neste estará descrito cada passo de construção da ponte, ilustrando-o com fotos e imagens e especificando desde o material usado, os passos de construção, cálculos para obtenção e por meio dessa experiência relatar o impacto deste trabalho na vida acadêmica.
CONSTRUÇÃO DO PROJETO (PASSO A PASSO)
Realizamos três testes, sendo que dois foram para entendermos o funcionamento das forças reagentes sobre a forma geométrica escolhida para a montagem da nossa ponte, a qual foi arqueada treliçada.
...