A Ponte de Macarrão
Por: Aline Santos • 9/12/2019 • Projeto de pesquisa • 1.537 Palavras (7 Páginas) • 363 Visualizações
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ALUNOS:
ALEX DANTAS CUNHA
ALINE DA SILVA SANTOS
ANGELO GUSTAVO CARDOSO LIMA
ERCIO RANGEL CHAVES
GRAUCO GREIDISON DE SOUSA PEREIRA
JEDILSON MIRANDA DE MATOS
KEYLA DE NAZARÉ MACIEL FERREIRA
MAX NEY COSTA DA ROCHA
RAFAEL LUIS DA SILVA SENA
SIDNEY BRÍGIDO FURTADO
SILNEY DA COSTA FERREIRA
WALBER GEORGE MEDEIROS
TÍTULO DO TRABALHO: PONTE DE MACARRÃO
BELÉM – 2019
TÍTULO DO TRABALHO: PONTE DE MACARRÃO
[pic 1]
1° SEMESTRE DE ENGENHARIA CIVIL
BELÉM – 2019
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ALUNOS:
ALEX DANTAS CUNHA
ALINE DA SILVA SANTOS
ANGELO GUSTAVO CARDOSO LIMA
ERCIO RANGEL CHAVES
GRAUCO GREIDISON DE SOUSA PEREIRA
JEDILSON MIRANDA DE MATOS
KEYLA DE NAZARÉ MACIEL FERREIRA
MAX NEY COSTA DA ROCHA
RAFAEL LUIS DA SILVA SENA
SIDNEY BRÍGIDO FURTADO
SILNEY DA COSTA FERREIRA
WALBER GEORGE MEDEIROS
TÍTULO DO TRABALHO: PONTE DE MACARRÃO[pic 2]
APROVADO EM: ______________________ /___________ / __________.
NOTA: ___________.
BANCA EXAMINADORA.
___________________________________ /___________ / __________ .
Prof. Nome do professor.
___________________________________ /___________ / __________ .
Prof. Nome do professor.
BELÉM – 2019
RESUMO
Em um mundo repleto de informações e de tecnologias cada vez mais inovadoras, torna-se necessário que os profissionais sejam a cada dia mais capacitados e engajados em seu nicho de mercado. Dessa forma, o estudante de engenharia civil, tem que, desde o início de seus estudos acadêmico. Empenhar-se em buscar o conhecimento em todas as vertentes de metodologias.
Neste trabalho iremos apresentar o desenvolvimento de um protótipo de ponte feito de espaguete, usando além dos conhecimentos empíricos de cada participante do grupo, os conhecimentos adquiridos durante o início do curso de engenharia civil.
Palavras-chave: Ponte de espaguete.
ABSTRACT
In a world filled with information and increasingly innovative technologies, it becomes necessary for professionals to be more and more skilled and engaged in their niche market. That way, the student of civil engineering, has to, from the beginning of his academic studies. Strive to seek knowledge in all aspects of methodologies.
In this work we will present the development of a prototype bridge made of spaghetti, using, besides the empirical knowledge of each participant in the group, the knowledge acquired during the beginning of the civil engineering course.
Keywords: Spaghetti Bridge.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
Em diversos cursos de graduação, o incentivo a participação prática inicia-se desde o primeiro período. Deste modo, nos cursos de engenharia civil principalmente, este incentivo se dá através de uma atividade que está se tornando a cada ano, mais usual.
O uso da atividade prática através da construção de pontes de espaguete já vem durante os anos motivando e incentivando os alunos a buscarem novas tecnologias de construção, bem como design diferenciados para suas pontes, afim de que elas suportem a maior carga possível.
No Brasil, a universidade pioneira a realizar o torneio de pontes de macarrão é a UFRGS, sendo o 1º evento realizado em 2004. O recorde nacional pertence a instituição, alcançado no 2º semestre de 2011 pelas alunas Carlise Schmitz, Bruna Zakharia Hoch e Tieli Silva Fraga, com massa total da estrutura de 893g e carga de ruptura de 234kgf. (REFERENCIA1)
2 – OBJETIVOS
Este trabalho tem por objetivo expor além da teoria, como funciona o comportamento de uma ponte construída de macarrão, especificamente do tipo espaguete, observando seus esforços, estrutura, projeto usado e ponto de ruptura da ponte.
Além disso, o trabalho permite a maior interação interpessoal e pesquisas relacionadas a área de tecnologias referente a engenharia civil, assim promovendo entre os alunos, uma maior vivência acadêmica já no início do processo de formação.
3 – METODOLOGIAS
Para o desenvolvimento deste trabalho, o grupo envolvido, fez pesquisas acerca de softwares que pudessem auxiliar no estudo da estrutura escolhida para a ponte. Foi usado para a análise de cargas e ruptura o programa FTOOL 4.0.
Além disso fez-se uso das diretrizes e materiais que podem ser usados para a confecção da ponte, tais como:
- MACARRÃO: MARCA BARILLA – ESPAGUETE N°7
- DUREPOXI
- COLA QUENTE
- ARALDITE
- TEKBONDE
Foi usado para a confecção também desenho guia em escala real, feito em cartolina.
4 – DESENVOLVIMENTO
4.1 – PRIMEIRA PONTE:
Para o desenvolvimento da primeira ponte, foi utilizado uma estrutura treliçada.
4.1.1 – PROJETO:
A ponte foi projetada com 11 cm de altura e vãos de 14 cm de comprimento. No centro da estrutura foi acrescentado mais dois vãos de tamanhos iguais.
[pic 3]
4.1.2 – MONTAGEM:
Foi feito um desenho da ponte em uma cartolina contendo as medidas de cada peça. Cada peça era feita com 3 barras, cada barra continha 8 unidades de espaguete, dispostos lado a lado e colado com cola branca. Após essa junção foi passado araldite para dar maior resistência.
...