A Ponte de Macarrão
Por: Helio Junior • 19/4/2017 • Relatório de pesquisa • 420 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Introdução
As pontes é uma das obras mais antigas inventadas pelo homem. Foram forçadas a serem criadas por causa da necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na procura de encontrar alimentos ou abrigos. Ganharam grande relevância na arquitetura principalmente após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou primordial para fazer a economia acelerar, ajudando a rapidez e a economia de tempo e dinheiro.
Nos tempos atuais, com nossa infra-estrutura e tecnológica, que temos a disposição, é fácil chamar as pontes mais antigas de “ultrapassadas”, mas sempre se lembrando o propósito que foram construídas.Mesmos com poucos cálculos de engenharia e muitos testes de materiais, o raciocínio lógico, esteve presente na mente dos antigos construtores.
Através do teste e do erro, construíram estruturas tão bem projetadas e sólidas que sobrevivem por séculos, até os dias atuais.Como somos alunos do segundo semestre de engenharia básica temos a noção que ainda não possuímos conhecimentos abrangentes para demonstrarmos todos os cálculos com exatidão que envolvem a construção de uma ponte de macarrão.Para a elaboração, fizemos pesquisas, utilizamos nossos conhecimentos de física e matemática adquiridos até o momento e assim como os antigos construtores, nosso raciocínio lógico e intuição para os testes.
A atividade de Pontes de macarrão é uma atividade acadêmica utilizada em inúmeras instituições de ensino no Brasil e no exterior. Relatos indicam que a instituição de ensino pioneira, que utilizou esta atividade foi a Okanagan College, na Colúmbia Britânica, em 1983. No Brasil, iniciou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2004, sendo, posteriormente, seguida por mais de 20 instituições brasileiras.
Através deste site é possível fazer a busca de informações e dicas para o projeto e a construção das pontes
http://www.ppgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/index.html
OBJETIVO
- O trabalho proposto pela Universidade Paulista como forma de avaliação para a matéria de Atividades Práticas Supervisionadas do 2° semestre de Engenharia tem o propósito em Ajudar os alunos do curso de engenharia da UNIP á praticar os conhecimentos adquiridos em física, matemática, desenho técnico entre outras matérias, assim planejando e construindo uma ponte de macarrão, capaz de suportar uma carga estabelecida em seu centro após dez segundos, está carga irá ser gradualmente aumentada até a destruição da ponte.
- Construir uma ponte de macarrão utilizando no Maximo 1kg de macarrão e cola, de 1,00m de comprimento e suportar uma carga mínima de 2kg.
- Detalhar passo a passo a forma que foi feita a construção.
- Relatar os resultados finais, e incentivar o trabalho em grupo para a execução de um projeto.
http://pt.slideshare.net/franciscofisio12/ponte-de-macarro
Link q eu imprimi
...