A Potência Explicada
Por: Ericsson Martins • 7/6/2019 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
Na física, potência é uma grandeza que determina a quantidade de energia dada por uma fonte a cada determinada unidade de tempo, ou seja, potência é a capacidade de trabalho pelo tempo.
Colocando em outras palavras, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que trabalho realizado.
A potência P é dada por P=W/t, onde W = trabalho realizado e t = tempo com que se executa o trabalho.
Quando se fala de potência elétrica, se utiliza a unidade de medida Watts (W), de acordo com o S.I (Sistema Internacional), tendo seus derivados, como o microwatt e o quilowatt. Este último é utilizado na medição de energia gasta em casas, sendo ele medido por hora, ou seja, quilowatt hora (KWh). Resumidamente, KWh é a potência elétrica gasta por hora.
Dito tudo isso, potência pode ser definida pelo produto entre a corrente e a tensão medida entre dois pontos onde se circula uma corrente elétrica. Existem dois tipos de corrente elétrica, a corrente continua, sendo caracterizada como tendo um valor constante em relação ao tempo, e a corrente alternada. Esta varia o seu valor de modo senoidal (de acordo com o gráfico do seno) com o tempo. Para uma corrente alternada trifásica, uma carga alimentada por três condutores, com a corrente alternada em equilíbrio, a potência ativa fornecida é dada pela fórmula Pel=√3VI costheta.
Na fórmula, V e I representam a tensão entre as fazes e a corrente presente em uma das fases. O cosseno de theta é o chamado fator potência. Já a corrente alternada, a potência pode ser decomposta em duas componentes: a potência ativa, relacionada com as cargas de caráter resistivo, e a potência reativa, que acontece na formação periódica dos campos magnético e elétrico no circuito.
...