A Prática de Pressão Estática Pressão Dinâmica e Pressão Total
Por: Isaque de Souza Berbert Tomaz • 2/7/2020 • Relatório de pesquisa • 994 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
CAMPUS DE ITABIRA
Prática de Pressão Estática, Pressão Dinâmica e Pressão Total
Laboratório de Mecânica dos Fluidos - T01
Isaque de Souza Berbert Tomaz- 2017002238
Matheus Pires da Luz Chieppe - 2017001320
Rafael Rodrigues Lopes - 2017018185
Rafael Thomaz de C. Rodrigues - 2017003413
Tiago Vieira de Oliveira - 2017018603
Professor:
Dr. Fábio Santos Nascimento
ITABIRA
2019
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………….3
2.OBJETIVOS…………………………………………………………………………………..5
3.MATERIAIS E MÉTODOS………………………………………………………………….5
3.1 Materiais………………………………………………………………………….....5
3.2 Métodos……………………………………………………………………………..6
4.DISCUSSÃO E RESULTADOS……………………………………………………………...7
5.CONCLUSÃO………………………………………………………………………………...7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………………………………...….....8
1. INTRODUÇÃO
O tubo de Pitot é um equipamento muito utilizado em análises aerodinâmicas, tendo como um dos principais objetivos analisar a velocidade em certo ponto, sendo que este último, pode ser representado graficamente por uma geometria convexa, tendo assim, velocidade igual a zero em ambas das extremidades, e a sua velocidade pode ser calculada pela seguinte fórmula:
[pic 2]
Em que:
: Pressão total[pic 3]
: Pressão estática[pic 4]
Outra função do tubo de Pitot é a análise das pressões estática, dinâmica, e por fim, a pressão total. Em relação a pressão estática (também conhecida com piezométrica), ela é a pressão exercida em um fluido quando o mesmo está em repouso,no caso da pressão dinâmica, ela se refere a pressão quando há um escoamento em contato com o equipamento, e a pressão total é a dada pela soma das pressões dinâmica e estática.
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Em que:
V: Velocidade do fluido
: Densidade do fluido[pic 8]
h: Carga de pressão estática
: Peso específico[pic 9]
Apesar da vasta utilização do tubo de Pitot, ele possui alguns aspectos negativos, como é o caso que White (2011) expõe, sendo que sua principal desvantagem é que ele precisa estar localizado na direção do escoamento, e em alguns casos essa direção é desconhecida.
Em relação às propriedades dos fluidos, a viscosidade é uma das que mais influencia o escoamento, sendo essa propriedade a resistência do mesmo ao escoamento. O fluido utilizado, que no caso foi o ar, possui baixa viscosidade, influenciando pouco no resultado obtido
Existem dois números adimensionais muito importante na análise de um escoamento, sendo eles o número de Mach e o número de Reynolds. O primeiro se refere a uma relação entre a velocidade o fluido dividida pela velocidade do som, e o seu estudo é importante principalmente em aeronaves, pois essa variável adimensional possui relação com o ângulo de bico do avião, e caso o número de Mach se aproxime de um, esse componente do avião precisa de um estudo maior para possuir alta resistência ao calor e alta resistência mecânica. Já o segundo, é uma variável que leva em conta a viscosidade do fluido, e dependendo do valor obtido, vai determinar se o escoamento é laminar ou turbulento.
2. OBJETIVOS
O experimento tem como objetivo demonstrar a diferença entre as pressões: Estática, Dinâmica e total. E como pode ser relacionada a pressão e a velocidade, o estudo de como ocorre a variação da velocidade no perfil também deve ser estudado nessa prática.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para esse experimento, foi realizado o experimento com uma determinada potência do ventilador do aparato, medindo em diversos pontos no interior do espaço de escoamento, para encontrar diferentes velocidades e avaliar os efeitos do escoamento e do fluido.
3.1 Materiais
Para efetuar esta prática foi necessário a utilização do Túnel de Vento C15-10 com Banco de Manômetro Inclinado C15-11 da Armfield, no qual pode ser visto na Figura 2:
Figura 2- Aparelho de Pressão Hidrostática F1-12.
[pic 10]
Fonte: Armfield®, 2019.
3.2 Métodos
O experimento se inicia ao estipular uma potência para o aparato científico, fazendo com que o ventilador dentro do túnel alcance 30% de seu máximo, obtemos um escoamento dentro do tubo de 4m/s. Assim que o passo anterior foi completo, as medidas da velocidade iniciaram-se, a partir do centro, foram coletadas diferentes velocidades do ar escoando dentro do túnel, medida esta é feita a partir de uma coluna de água que é levantada por equilíbrio de forças, o que será usado para calcular a velocidade do fluido.
...