TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Presença de ar nas medições de consumo e como eliminá-las

Por:   •  1/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.238 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

Presença de ar nas medições de consumo e como eliminá-las

SUMÁRIO

  1 INTRODUÇÃO        4

  2 OBJETIVO GERAL        5

   2.1 Objetivos específicos        5

  3 JUSTIFICATIVA         6

  4 HIPÓTESE        6

  5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

 5.1 Presença de ar nas medições de consumo        . 7

 5.1.1 As causas da entrada de ar à rede de distribuição        8

 5.1.2 O ar e a medição de hidrômetros        8 

  5.2 Materiais e métodos        10

 5.2.1 Eliminadores        10

 5.2.2 Bloqueadores        11

  5.3 Eficiência dos materiais        12

  6 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        13

  7 EQUIPE TÉCNICA        13

  8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

1 Introdução

Atualmente têm-se lido inúmeros casos de entrada de ar nas micro-medições dos hidrômetros e que nessa leitura o ar inferido é contabilizado como água, chegando ao ponto de, literalmente, pagarmos pelo ar que consumimos. Estudos explicam detalhadamente a influencia do ar na medição e a relação do hidrômetro nessa cobrança indevida.

Segundo Scalize, Leite (2012) existe um fenômeno chamado “Balanço de Rede” que ocorre devido às variações de pressão decorrentes da vazão, causada por alguma alteração, voluntária ou involuntária, imposta ao fluxo de líquidos no interior dos condutos. Sendo que esse balanço exerce influência sobre o volume de água medido, e que dependendo da qualidade do medidor utilizado e da maior intensidade do balanço, o consumo registrado indevidamente pode ser muito expressivo.

Porem, de acordo com Mello, Farias (2001) o fator primordial é o ar presente na rede de distribuição de água, pois se há o retorno do abastecimento apos uma interrupção, pode-se alterar o consumo registrado pelo medidor. Tendo isso em mente, os eliminadores de ar foram vistos como solução para esses problemas acarretados.

2 Objetivo Geral

O presente trabalho tem por principal finalidade evitar cobranças indevidas aos consumidores da rede de distribuição de água, devido à presença de ar na rede de distribuição, buscar as melhores possibilidades para reduzir a entrada de ar nos medidores de vazão residenciais (hidrômetros). Encontrar a tecnologia mais adequada para eliminar a interferência do ar nas medições, assim cobrado somente o que for realmente consumido pelo usuário do sistema de abastecimento. Evitando o acumulo de ar na rede de distribuição, sem influenciar na qualidade da água a ser consumida.

2.1 Objetivos específicos

  • Investigar as principais tecnologias presentes pra eliminação de ar em redes de água.
  • Comparar, dentre as tecnologias quais as que melhor atendem ao problema.
  • Analisar qual a melhor tecnologia a ser utilizada ou mesmo quais junções de tecnologias distintas, melhor atenderiam os anseios da pesquisa.
  • Demonstrar com essa tecnologia diminuiria ou mesmo sanaria o problema do ar contabilizado nos hidrômetros.

 3 Justificativa

O presente trabalho será um estudo sobre os medidores de ar. Não existem no Brasil informações acessíveis sobre a entrada de ar nos medidores, sendo de suma importância o conhecimento da mesma tanto como base para o desenvolvimento de uma nova válvula adequada para a retirada de ar no sistema, quanto para informar e conectar os agentes que trabalham neste campo, de forma a estimular projetos em cooperação e uma melhor utilização de recursos. Através de estudos que foram embasados em referenciais teóricos, iremos analisar qual válvula será melhor para  retirar  o ar da canalização antes de chegar ao hidrômetro.

Pretendemos, portanto, avaliar o real comportamento da medição do consumo de água quando submetida à presença de ar para eliminar os efeitos constatados.

 4 Hipótese

O eliminador de ar combinado com válvulas anti-retorno eliminará ou diminuirá consideravelmente as cobranças indevidas aos consumidores das redes de água, gerando economia aos consumidores que sofrem mais frequentemente com a falta de água.

5 Revisão Bibliográfica

5.1 Presença de ar nas medições de consumo

A entrada de ar em tubulações de distribuição de água é um dos principais problemas que ocorrem nos sistemas de abastecimento das cidades. A interferência dos bolsões de ar nas medições de consumo é um tema motivado pelos consumidores prejudicados por pagar ar quando deveria ser água.

É necessário destacar alguns conceitos de hidráulica utilizados nas redes de distribuição pra facilitar o entendimento de como o ar é introduzido e escoado da tubulação, são esses:

  • A pressão é responsável pela movimentação da água, da origem ao destino de qualquer sistema distribuidor. A observação da pressão em um ponto do sistema, trás uma noção sobre como esta o abastecimento nesse ramal.
  • Adota-se a pressão atmosférica como referência. Se a pressão no interior da tubulação é maior que a atmosférica, então consideramos a pressão positiva. Caso contrário quando os valores são menores, consideramos a pressão negativa.
  • Pressão positiva no sistema distribuidor indica condições de abastecimento normal (nessa condição não há entrada de ar).
  • Quando a rede de distribuição fica com pressão abaixo da atmosférica, o ar entra na rede de distribuição pelo reservatório do sistema, pelos dispositivos de controle, por pontos de consumo abertos (torneira ou outros) ou válvulas-bóia. No caso desses dispositivos após o hidrômetro, o ar circula pelo medidor no sentido contrario fazendo com que o medidor retorne valores já medidos.

5.1.1 As causas da entrada de ar à rede de distribuição

Se o sistema mantém pressões positivas em todos os seus pontos, não há possibilidade de incorporação de ar à rede de distribuição, Assim vamos direcionar para os sistemas que tenham ocasionalmente pressões negativas, sistema de distribuição que convivem com problemas de desabastecimento contínuo ou eventual, nesses casos o ar pode influir nas medições de consumo.  As causas principais de incorporação de ar à tubulação são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (405.4 Kb)   docx (525.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com