A Prova de Manutenção Mecânica
Por: jacobsnatasha • 5/12/2022 • Trabalho acadêmico • 540 Palavras (3 Páginas) • 84 Visualizações
Q1) como resolver problema de corrosão das escadas de emergência da UT.
A corrosão ocorre nas escadas de emergência na UTFPR ocorre pelo diferencial de aeração a que elas são expostas, sendo críticos nas frestas entre as solas. Como correção, essas soldas poderiam ser reforçadas e uma pintura anticorrosiva poderia ser aplicada para diminuir esse efeito.
**não sei se tá certo
Q2) de acordo com o xenos, como agir caso esses problemas aparecerem?
- lubrificação inadequada.
Controle adequado dessa atividade no dia-a-dia através de rotinas de lubrificação conduzidas por operadores e identificação de todos os pontos de lubrificação para que nenhum passe despercebido.
- operação inadequada.
Treinamento dos operados nos procedimentos operacionais para garantir sua correta execução e verificação periódica dos supervisores sobre o conhecimento dos operadores sobre os mesmos. Além disso, os supervisores devem encorajar que erros de operação sejam relatados (através de um ambiente confortável) para que a equipe de manutenção possa atuar antes que falhas ocorram.
- folgas.
Controle de vibração dos equipamentos rotativos, uso de arruelas de pressão, contraporcas e contrapinos.
- sujeiras, objetos estranhos e condições ambientais desfavoráveis
Limpeza interna e externa dos equipamentos e controle das condições ambientais.
Q3) FMECA - oq significa o grau de ocorrência, severidade e detecção? Como eles se relacionam? Dar um exemplo.
Grau de ocorrência: Probabilidade de uma causa potencial específica vir a ocorrer.
Severidade: Impacto negativo provocado pelo efeito do modo de falha.
Detecção: Avaliação da eficácia dos controles definidos, em identificar causas e modos de falhas, antes de se dar início à produção do respectivo componente.
Estes 3 índices se relacionam através de sua multiplicação, resultando no número de prioridade de risco. Este índice tem como objetivo priorizar a eliminação de falhas. Por exemplo:
O=1 S=1 D=10 -> Baixa ocorrência e severidade e alta detecção. Esta falha não será priorizada.
O=10 S=10 D=1 ->Alta ocorrência e severidade e baixa detecção. Esta falha deve ser priorizada.
Q4) Dar 4 exemplos de pilhas.
Pilha de Eletrodos Diferentes: É o tipo de pilha de corrosão que ocorre quando dois metais ou ligas diferentes estão em contato e imersos em um mesmo eletrólito. Nesta situação o metal mais ativo na tabela funciona como ânodo e, portanto, será corroído.
Pilha de Concentração Iônica Diferencial: Este tipo de pilha ocorre quando uma peça metálica está em contato com um eletrólito que apresenta, em sua massa, regiões de diferentes concentrações de íons do próprio metal. A parte da peça que está em contato com a solução mais concentrada funciona como cátodo da pilha.
...