A Quantidade de Amostras de 800 g Que Serão Necessários
Por: Patrick Gomes • 9/7/2019 • Trabalho acadêmico • 2.859 Palavras (12 Páginas) • 225 Visualizações
ED´S 10º SEMESTRE
1 – B
γ = γs * hs + γw *hw = 18*0,6 + 10*0,25 = 13,3 KPa
µ = γw * hw = 10 (0,6+0,25+0,1 5) = 10 KPa
γ’= γ - µ = 1 3,3 -10 = 3,3 KPa
i = (h/L) * γw = (15/60) * 10 = 2,5 KP a
γ’= L (( γs - γ w) – i) = 0,60 * ( (18 – 10) – 2, 5) = 3,3 KPa
F = γ’ * A = 3,3 * 0,600 = 1,98KN = 2,0KN
2 – D
K0 = 1-sen 36 = > k0 = 0,41
Tensões verticais:
-> Topo
δ' = δ => δ' = 0
-> Base
δ' = δ => δ' = 18 x 3 => δ' = 54 KPa
Tensões horizontais:
-> Topo
δh' = δ' x k0 => δ' = 0
-> Base
δh' = δ'x k0 => δh' = 54 x 0,41 => δh' = 22,14 KP a
Empuxo = Área - Digrama é um triângulo que parte do zero e termina em 22,14 c om altura de 3m.
Empuxo = (22,14 x 3,00) / 2 => Empuxo = 3 3,21 K N/m²
3 – D
O que fica retido na peneira 2, 36 é maior que 2,36 mm; então some-se o que ficou retido nessa peneira com o que ficou retido na peneira de bitola superior (4,75).
Portanto a cada 800g de sol o, somente 150g serão aproveitados.
Para 5kg de solo retido tem-se:
Quantidade de amostras de 800 g que serão necessários
q = 5 / 0,15 = 33,33
Quantidade de solo:
Q = q x 0,8 = 26,6 Kg
4 – B
Uma Obra de Terra pode ser entendida como uma “estrutura” construída com solo ou blocos de rocha, isto é, na qual o solo e a rocha são os materiais de construção. Todas as obras de Engenharia civil apoiam-se sobre o solo, portanto Obras de Terra é uma obra de Engenharia civil, que utiliza o sol o como material de construção e apoiam-se sobre ele.
5 – C
O martelo padronizado “peso batente” é de 65 kg, sendo que, para realização do ensaio, o mesmo é solto em queda livre a uma altura de 75cm sobre uma haste, tal procedimento é repetido até que o amostrador penetre 45 cm do solo, assim, a soma do número de golpes necessários a penetração do amostrador nos últimos 30 cm é o que dará o índice de resistência do solo na profundidade ensaiada (NSPT).
6 – D
Ensaios geotécnicos de campo existentes são: SPT, CPT, Palheta - "Vane Test" e o Pressiométrico.
7 – B
A alternativa incorreta é ”Módulo de Poisson”, pois opiezocone é uma haste com a ponta cônica que possui sensores instalados no seu interior, deforma a medir a resistência de ponta, atrito lateral e pressão neutra, a medida que a haste for sendo cravada no solo com velocidade constante. Um conjunto de hastes de 1 metro de comprimento, transmite a força da máquina de cravação ao conea partir das medidas de resistência de ponta (q), atrito lateral (f) e poro-pressão (u ), pode-se, por exemplo, calcular o coeficiente de atrito (FR=f/q) usado para classificação dos solos. Podem também ser estimados parâmetros geotécnicos como, por exemplo: resistência não drenada, relação de pré-adensamento, sensibilidade, coeficiente de empuxo no repouso, parâmetros efetivos, módulo de Young, módulo edométrico, módulo cisalhante máximo, coeficiente de adensamento e permeabilidade, no caso de argilas.
8 – C
A alternativa incorreta é ”Coesão média”, pois o piezocone é uma haste com a ponta cônica que possui sensores instalados no seu interior, de forma a medir a resistência de ponta, atrito lateral e pressão neutra, a medida que a
haste for sendo cravada no solo com velocidade constante. Um conjunto de hastes de 1 metro de comprimento, transmite a força da máquina de cravação ao conea partir
das medidas de resistência de ponta (q), atrito lateral (f) e poro-pressão(u), pode-se, por exemplo, calcular o coeficiente de atrito (FR=f/q) usa do para classificação dos solos. Podem também ser estimados parâmetros geotécnicos como, por exemplo: densidade relativa, parâmetro de estado, tensão horizontal in-situ, ângulo de atrito efetivo, módulo de Young, módulo edométrico e módulo cisalhante máximo, no caso de areias.
9 – E
O adensamento da palheta não altera direta mente os resultados. Já a forma dimensão, inserção da palheta, velocidade de rotação pois na condição não drenada de ensaio depende da velocidade de rotação da palheta utilizada na sua execução, que possui um padrão determinado pelas normas gerais de uma velocidade igual a 6°/mi n, e o tempo de cravação, tudo são fatores importantes para o exato resultado do ensaio.
10 – B
Utilizado mundialmente desde 1975, o ensaio DMT (Dilatometric Marchetti Test) é considerada uma das mais precisas ferramentas de ensaios “in situ” para previsão de recalques e estimativa do módulo de elasticidade (E) das camadas prospectadas. O ensaio com Dilatómetro de Marchetti(DMT) e o ensaio de Palheta (VANE TEST) são usados para Argilas Moles.
11 – E
Ao que se referem aos parâmetros utilizados para a fórmula de cálculo do empuxo ativo, utiliza-se a coesão do solo existente.
12 – A
A probabilidade de ocorrência deste fato é maior quando o solo é argiloso. Deve-se sempre evitar solos argilosos devido aos inúmeros problemas que este podem causar, tais como deformações visco-elásticas, incertezas quanto ao deslocamento necessário para produz ir os estados de equilíbrio plástico e aumento de esforços devido à expansibilidade que se manifesta comum ente nos solos finos.
13 – D
Não se recomenda a construção de muros de solo-pneus para contenção de terrenos que sirvam de suporte a obras civis pouco deformáveis, tais como estruturas de fundações ou ferrovias.
14 – B
A execução de túneis Natm (New Austrian Tunnel ling Method) é uma maneira segura e muito eficiente. O princípio da estabilização é feito pelo alívio das tensões, através de concreto, que é injetado a fim de segurar e minimizar as tensões do solo.
15 – A
A resistência ao derrubamento e ao escorregamento pela base é conferida na sua maior parte pelo peso da estrutura de suporte.
...