A REMUNERAÇÃO MODERNA
Trabalho Universitário: A REMUNERAÇÃO MODERNA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelaer • 18/5/2014 • 614 Palavras (3 Páginas) • 487 Visualizações
Hoje as empresas tem diversas formas de remunerar o colaborador, com o avanço dos séculos, vem também as diversas formas de incentivar e motivar o trabalhador.
Uma forma usada atualmente é o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR).
A forma de determinar a remuneração pelo Sindicato ou pela média no mercado já esta ultrapassada, a chamada Remuneração Estratégica vem sendo bastante usada pelas empresas nesse novo século, sendo bem dividida entre remuneração funcional, remuneração indireta, remuneração por habilidades e competências.
A Participação nos Lucros e Resultados vem sendo bastante usada pelas grandes empresas, uma forma de motivar e tornar o colaborador mais comprometido, fazendo com que as empresas tenham seus pedidos atendidos com eficácia.
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
A remuneração estratégica deve criar um elo entre funcionário-empresa, uma nova realidade das organizações.
O funcionário deve se sentir valorizado para assim contribuir para o bom planejamento para o futuro, se adequando as característica da empresa.
3 TIPOS DE REMUNERAÇÃO ESTRATEGICA
3.1 REMUNERAÇÃO FUNCIONAL
É a mais usada nas empresas novas e com crescimento rápido, devido a sua ‘falta de organização’ ela é bem vista para igualar o salario entre os colaboradores, causando assim uma sensação de igualdade entre os profissionais.
A Remuneração Funcional é composta de avaliação de cargos, descrição de cargos, politica e pesquisa de salários.
3.2 REMUNERAÇÃO INDIRETA
A remuneração indireta é bastante conhecida como benefícios e incentivos para seus colaboradores, é uma forma de atrair e manter as pessoas na organização, são benefícios como convênios médicos, seguros de vida.
A forma de complementação vai muito da organização, algumas solicitam viagens, computadores, eletromesticos.
O grande desafio das empresas é flexibilizar os benefícios, dando assim, a opção de escolher o que mais se adapta ao funcionário e sua família.
3.3 REMUNERAÇÃO POR HABILIDADE
Esse tipo de remuneração não visa somente o tempo de trabalho em determinada área e sim suas habilidades, incentivando assim o aperfeiçoamento e dedicação do funcionário, fazendo com que ele por si próprio busque se aperfeiçoar e aprimorar suas habilidades, reduzindo assim a rotatividade.
A gestão de recursos humanos passa a ter papel essencial nesse tipo de remuneração, pois devera supervisionar e estabelecer as devidas certificações para que ocorra o aumento.
3.4 REMUNERAÇÃO POR COMPETENCIA
A remuneração por competência cresceu por diversos fatores, com o crescimento do setor de serviço, aumento de profissionais qualificados e a diminuição da estrutura da hierarquia rígida, diante dessas mudanças as empresas estão analisando os conhecimentos, comportamentos e atitudes que os profissionais devem possuir para enfrentar essa nova realidade.
As empresas que querem possuir a remuneração por competência
...