A RESPOSTA A RADIOATIVIDADE: O acidente radioativo em “StoryBrooke”
Por: Edera Dias • 23/4/2017 • Seminário • 2.349 Palavras (10 Páginas) • 351 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ENGENHARIA MECÂNICA 2° SEMESTRE
EDMAR LOBO DIAS
A RESPOSTA A RADIOATIVIDADE:
O acidente radioativo em “StoryBrooke”
[pic 4]
Barcarena
2016
EDMAR LOBO DIAS
A RESPOSTA A RADIOATIVIDADE:
O acidente radioativo em “StoryBrooke”
Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia Mecânica) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, em requisito a produção textual Interdisciplinar em grupo referente ao 2° semestre, Portifólio para as disciplinas:
Matemática Instrumental
Profª Gisele Alves Santana
Cálculo Diferencial e Integral I
Profª Keila Boni
Ética Política e Sociedade
Prof° Claudiney José de Sousa
Química Geral e Experimental
Prof° Carlos Roberto da Silva Junior
Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
Profª Mariana da Silva Nogueira Ribeiro
Seminárrio Interdisciplinar II
Profª Luana Nascimento de Paula
Barcarena
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 ACIDENTE RADIOATIVO EM STORYBROOKE: PLANO DE CONTINGÊNCIA ....4
2.1 Tempo Estimado para o Local ser habitado com Segurança................................ 4
2.2 Análise das Responsabilidades da Empresa........................................................ 6
2.2.1 Conhecendo os Riscos de Testes de Segurança em Reatores......................... 7
2.2.2 Compromissos Éticos, Políticos e Sociais da Empresa..................................... 7
2.2.3 Estratégias para Minimizar os Impactos Sociais em Caso de Acidente e/ou Honrar os Compromissos Externos da Empresa ....................................................... 8
2.3 Elementos Radioativos: Conhecendo o "Inimigo Invisível"....................................9
2.4 O Acidente Radioativo de Goiânia ......................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
- INTRODUÇÃO
Em todas as instâncias da atividade humana ocorrem acidentes. Seja no trânsito com as batidas de veículos, em laboratórios com os vazamentos de produtos químicos, com veículos aéreos, incêndios, entre outros, obviamente, dispensamos maior atenção para aqueles considerados com alto nível de gravidade. No entanto, os acidentes com materiais radioativos tem o poder de provocar pânico nas pessoas, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radio fármaco de vida curta), ameaças invisíveis são sempre as mais angustiantes, e radiação não é algo que se possa ver.
E é exatamente deste último, a partir de uma situação-problema, que trataremos neste trabalho, a fim de mostrar como se constrói um plano de contigência a partir de um acidente radioativo, analisando os aspectos sociais e os riscos que a alta incidência de radiação pode causar a saúde humana e ao meio ambiente, para tanto, será desenvolvido funções e gráficos na finalidade de ilustrar quantitativamente o estudo de caso.
- ACIDENTE RADIOATIVO EM “STORYBROOKE”: PLANO DE CONTINGÊNCIA
A cerca da situação geradora de Aprendizagem citada nas orientações do presente trabalho, a saber o Acidente Radioativo em StoryBrooke constatamos que as possíveis causas de acidentes radioativos podem ser tanto humanas quanto técnicas ou de projeto, e semelhantemente ao acidente da usina nuclear de Chernobyl, ocorrido em 26 de abril de 1986 (CHEMELLO, 2010), ocorreram durante a realização de testes de segurança no reator. Em virtude da propagação da nuvem radioativa o acidente tomou grandes proporções e algumas medidas cabíveis devem ser tomadas, para tanto faz-se necessário a criação de um plano de contigência a fim de amenizar os danos causados pelo acidente.
O presente tópico trará, por meio da ánalise e detalhamento da situação geradora da aprendizagem mencionada anteriormente, alguns passos essenciais na construção de um plano de contingência.
- Tempo Estimado para o Local ser Habitado com Segurança
O acidente radioativo ocorrido na cidade de StoryBrooke causou muitos transtornos. A sequência de explosões químicas lançaram na atmosfera uma grande quantidade de componentes radioativos, sendo o principal, o Urânio -235, elemento que possui meia vida igual a 21. Como todo acidente radioativo, a primeira ação é promover a evacuação da área a fim de proteger a integridade física das pessoas.
Inicialmente foram encontradas cerca de 128 g desse elemento, quantidade suficiente para tornar o local inabitável até que essa quantidade seja reduzida a [pic 5]. Assim, veja que o tempo estimado para que o local possa ser habitado novamente é dado por:
[pic 6]
Onde:
[pic 7]
Logo, substituindo os dados acima na função teremos:
[pic 8]
Portanto o tempo estimado para que o local seja habitado novamente com o mínimo de segurança exigida é de 84 meses, o equivalente a 4 períodos de meia vida, até então, a habitação no local traz sérios riscos a saúde dos seres vivos.
Observe a seguir o gráfico ilustrando o período de decaimento dos elementos radioativos, onde:
- M(t)- quantidade (massa) de material radioativo.
- t- período de meia vida, por exemplo, um período de meia vida equivale a 21 meses, dois períodos de meia vida equivale a 42 meses e assim sucessivamente. Assim veja graficamente que são necessários 4 períodos de meia vida (84 meses), para que o local possa ser habitado novamente.
[pic 9]
- Análise das Responsabilidades da Empresa
Toda atividade humana introduz riscos. Nenhuma forma de geração ativa de energia tem risco nulo. Uma usina nuclear, por exemplo, introduz um risco de acidente radiológico, podendo causar um impacto ambiental por contaminação radioativa devastador caso ocorra algum acidente.
Exatamente para evitar ao máximo as probabilidades de acidentes dentro de uma usina nucler, a engenharia de segurança tem diversos métodos e técnicas para analisar e garantir a segurança de um projeto. E são esses métodos e técnicas que se discorrerá neste capítulo, ressaltando que a análise será feita a partir da situação geradora da aprendizagem disposta nas orientações deste trabalho.
...