A Resistência Elétrica
Por: douglasaz • 10/7/2018 • Projeto de pesquisa • 536 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
Teoria
A resistência elétrica de um corpo pode ser medida aplicando uma diferença de potencial entre seus extremos, gerando assim uma corrente entre os polos, podendo-se calcular sua resistência através da lei de Ohm:
[pic 1]
Onde (U) é a tensão, que é aplicada nos extremos do condutor, e (i) é a corrente elétrica gerada que passa pelo condutor.
Há, principalmente, dois modelos fundamentais de resistores: os lineares ou ôhmicos, que são aqueles para qual a razão entre a tensão elétrica e a intensidade da corrente que atravessa o corpo é constante; E os resistores Não-ôhmicos, ou não lineares, que são aqueles para qual a razão entre a tensão aplicada entre os extremos, e a intensidade da corrente elétrica, não é constante.
[pic 2][pic 3]
No Gráfico 1, é de um resistor ôhmico, podemos observar que a razão entre a tensão e a intensidade da corrente, é dada por uma reta. O que nos prova que a razão nos resistores lineares é constante.
No gráfico 2, podemos visualizar a relação entre a intensidade da corrente e tensão, e como podemos observar, seu resultado é uma curva. O que nos prova que a razão nos resistores não-lineares é variável.
Essa não linearidade da curva pode ser associada a diversos fatores. São eles: Temperatura, iluminação e tensão entre os terminais do elemento.
-Resistores que variam de acordo com a temperatura:
Os resistores NTC (Resistores com coeficiente de temperatura negativo) e PTC (Resistores com coeficiente de temperatura positivo), ambos chamados de termistores, pois seus coeficientes variam de acordo com a temperatura, são muito utilizados como limitadores de corrente em diversas aplicações práticas. De modo geral, podemos resumir que um PTC aumenta sua resistência conforme a temperatura aumenta. Eles conduzem a corrente de maneira mais eficiente no estado frio do que no estado quente, isto é, a condutibilidade se reduz com o aumento da temperatura. Portanto, o PTC possui um coeficiente de valor positivo.
Uma característica do PTC que deve ser citada, é eu coeficiente térmico positivo, que se manifesta dentro de um intervalo de temperaturas, sendo seu valor bastante superior ao do NTC. O seu coeficiente positivo se manifesta partir de uma temperatura chave, que pode ser chamada de temperatura de Curie (TC). Os PTCs podem se dividir quanto a fabricação e utilização em: metálicos, e de material cerâmico.
Já já os NTC são resistores cuja resistência elétrica reduz com a elevação da temperatura, possuindo um coeficiente de temperatura negativo.
A relação entre a resistência e a temperatura é dada por:
R=Ro[1+ αT- To+ T- To2 + γT- To3 +⋯][pic 4]
-Resistores que variam de acordo com a luminosidade:
Um dos modelos de resistores que podemos citar, que variam de acordo com a luminosidade, é a Célula Foto-Resistiva(LDR): quando há incidência de luz, mesmo em pequena quantidade, a substância utilizada na célula absorve a luz e isto causa um aumento do número de elétrons livres no corpo, aumentando a condutividade elétrica da célula. Com o final da incidência luminosa, os elétrons retornam a seu estado inicial e a célula passa a agir como isolante.
...