A Ressonância acústica eletromagnética
Por: Natasha Lopes • 12/1/2018 • Seminário • 557 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
O que é ressonância?
O som é uma onda mecânica que se propaga em meios materiais, essa onda produz vibrações no meio em que se propaga.
Quando a frequência de oscilação da fonte coincide com a frequência de oscilação natural do corpo, a amplitude de oscilação desse corpo atinge valores elevados, pois a fonte progressivamente cede energia ao corpo. Esse fenômeno é conhecido como ressonância.
Partícula vibrando em ressonância com fonte externa
[pic 2]
EMAR – A técnica
EMAR é uma técnica não-destrutiva de ressonância sem contato para uso em metais e materiais não metálicos capazes de conduzir eletricidade, e realiza a medição do espectro das propriedades físicas e químicas que afetam o comportamento elástico dos materiais.
O método combina o uso de ressonância ultrassônica + EMAT (Transdutor acústico eletromagnético).
[pic 3]
EMAR – A técnica
A técnica EMAR só pode utilizar transdutores do tipo EMAT, haja visto que os transdutores peizoelétricos não permitem que os materiais entrem em ressonância.
[pic 4]
EMAT
Este tipo de transdutor é composto por uma bobina, alimentada alternadamente, e um imã, que fornece um campo magnético estático.
São tipos de sondas ultrassônicas que usam campos magnéticos e um mecanismo de força de Lorenz para excitar a ressonância sem contato direto e sem o uso de fluidos de acoplamento.
[pic 5]
EMAT
Produz e recebe ondas elásticas em um corpo metálico sem a necessidade de acoplamento mecânico.
Produz as ondas elásticas no próprio material pela variação do campo eletromagnético.
O EMAT é, portanto, um transdutor sem contato.
Vantagem: Permite inspecionar peças com temperaturas extremamente elevadas sem danificar o transdutor.
[pic 6]
EMAT
J = fluxo da corrente elétrica
H = campo eletromagnético
Força de Lorentz
[pic 7]
Princípio de Funcionamento
[pic 8]
Princípio de Funcionamento
Um corpo de prova metálico na forma de um paralelepípedo regular possui oito grupos vibracionais que ocorrem ao longo dos eixos x1, x2 e x3.
Estes estão relacionados com vibrações de torção, cisalhamento e flexão, e são denominados Ag, Au, B3g, B2g, B1g, B3u, B2u e B1u.
[pic 9]
Princípio de Funcionamento
Solenoide envolvida sem força externa aplicada sobre o material.
Quando o material é submetido a um campo eletromagnético, este passa a vibrar sob a ação da Força de Lorentz, que pode ser controlada pela configuração geométrica entre o paralelepípedo regular e o campo eletromagnético.
Os modos vibracionais são detectados por um processador de sinais e as frequências ressonantes são medidas e comparadas com as frequências calculadas por meio de interações matemáticas de mínimos quadrados.
...