A SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Bruno Camilo • 14/9/2018 • Monografia • 5.895 Palavras (24 Páginas) • 203 Visualizações
UNIPAR – UNIVERSIDADE PARANAENSE[pic 1]
ENGENHARIA CIVIL
BRUNO CAMILO DA SILVA
IURY NOGUEIRA PALOZI FARIA
SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL |
Umuarama, 2015
BRUNO CAMILO DA SILVA
IURY NOGUEIRA PALOZI FARIA
SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Bruno Camilo da Silva CPF: 050.175.969-76 RG: 12.785.270-7 End: Rua Barão de Mauá, 160. Tel: (44)9850-3212 E-mail: bruno--camillo@hotmail.com
| |
Orientador: Arnaldo G. do Amaral |
Umuarama, 2015
RESUMO
A Segurança no Trabalho é sempre tratada como vital no mundo todo, principalmente em atividades de risco elevado. A integridade física do indivíduo sempre está em primeiro lugar em inúmeras atividades econômicas, onde é cobrado o uso de equipamentos de segurança, não sendo toleradas a imprudência e negligência, sendo necessário ter a perícia para realizar determinada tarefa. O não cumprimento de alguns desses fatores, muitas vezes provoca acidentes, proporcionando riscos à saúde do trabalhador. Muitas são as atividades contendo tarefas com elevado risco de acidentes, mas a que mais se destaca é a Construção Civil. Esse trabalho tem como objetivo, por meio de uma pesquisa de campo, mostrar a importância da Segurança e Saúde no Trabalho e apontar quais são as principais falhas dos trabalhadores no uso de EPIs e EPCs, onde, quando e porque ocorrem. Trata-se de falha humana, material ou cultural? Imprudência, negligência ou imperícia?
Palavras-chave: Segurança do Trabalhador; Construção Civil; EPI; EPC.
ABSTRACT
Safety at work is always treated as vital worldwide, especially in high-risk activities. The physical integrity of the individual always comes first in most economic activities, where are required safety equipments, and recklessness and negligence are not tolerated, being necessary to have the expertising to perform a certain task. The non-compliance with any of these factors often leads to accidents, causing risk to workers' health. There are many activities containing tasks with high risk of accidents, but the one that stands out is Civil Construction. This work aims to show through a field survey, the importance of Safety and Health at Work, pointing what are the major flaws of workers in the use of PPE and CPE, where, when and why they occur. Are they human, material or cultural errors? Recklessness, negligence or malpractice?
Key Words: Worker Safety; Civil Construction; PPE; CPE.
1 INTRODUÇÃO
A segurança no trabalho é sempre tratada como vital no mundo todo, principalmente em atividades de risco elevado. A integridade física do indivíduo sempre está em primeiro lugar em inúmeras atividades econômicas, onde é cobrado uso de inúmeros equipamentos de segurança, não tolerando imprudência e negligência e sendo necessário ter a perícia para realizar determinada tarefa. O não cumprimento de algum destes fatores, muitas vezes leva-se ao acidente, proporcionando risco para a saúde do trabalhador. Muitas são as atividades contendo tarefas com elevado risco de acidentes, mas a que mais se destaca é a Construção Civil.
Trata-se de uma atividade econômica que está ligada com estruturas sociais, culturais e políticas de âmbito tradicional. É conhecida a nível nacional por apresentar um alto índice de acidentes de trabalho, e na frequência de acidentes registrados no país apresenta-se em segundo lugar. Todos os anos, perdem-se trabalhadores do setor por ser uma atividade de alto risco, onde este fato muitas vezes é ignorado.
Esse artigo tem como objetivo mostrar a importância da Segurança e Saúde no Trabalho e descobrir quais são as principais falhas dos trabalhadores, onde, quando e porque ocorrem. Trata-se de falha humana, material ou cultural? Imprudência, negligência ou imperícia? Quais destes aparecem como fator determinante?
No decorrer deste projeto serão apresentadas algumas soluções que visam diminuir o número de acidentes, para que empregadores e empregados desfrutem dos benefícios alcançados pela realização de um trabalho seguro no canteiro de obras.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
“O acidente de trabalho é caracterizado por lesão corporal, perturbação funcional ou doença no local e durante o trabalho, ou durante o trajeto do empregado ao trabalho ou em seu retorno ou durante o intervalo para refeição e descanso, bem como viagens de trabalho. Estas situações garantem à vítima direita como pagamento de auxilio, indenizações, pensões ou estabilidade no emprego” (PINHEIRO, 2009, p02)
A segurança e a saúde do trabalho baseiam-se em normas regulamentadoras descritas na Portaria 3214/78 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). A portaria tem como objetivo aprovar as Normas Regulamentadoras (NR) em relação à Segurança e Medicina do Trabalho. Entre essas normas, a NR-5 (2011), tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, para promover a vida e saúde do trabalhador.
De acordo com a NR – 06 (2011) que assegura a proteção individual de cada trabalhador visando à integridade física, reduzindo os acidentes de trabalho.
A NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança, além de criar o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria de Construção) .
A NR-26 (2011) constitui nas sinalizações de segurança nos locais de trabalho indicando os riscos existentes.
Para trabalhos em altura, que engloba na construção civil as edificações verticais, a NR-35 (2012), estabelece requisitos mínimos e medidas de proteção para esse exercício profissional.
...