A Segurança contra incêndio na construção civil
Por: brunaalves2018 • 20/4/2018 • Trabalho acadêmico • 6.644 Palavras (27 Páginas) • 274 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Uberlândia
2018
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
BRUNA ALVES DORNELES RIBEIRO
A SEGURANÇA contra incendio na CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras de Uberlândia, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
BANCA EXAMINADORA
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Uberlândia, de de 2018
Ribeiro, Bruna Alves Dorneles. A segurança contra incêndio na construção civil. 2018. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade Pitágoras, Uberlândia, 2018.
RESUMO
Ribeiro, Bruna Alves Dorneles. A segurança contra incêndio na construção civil. 2018. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade Pitágoras, Uberlândia, 2018.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...............................................................................................13
1. CONCEITOS BASICOS .............................................................................14
1.1 CONCEITO DE FOGO .............................................................................14
1.2 FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO FOGO.................................................16
- EXTINÇÕES DE FOGO ...........................................................................17
- COMPORTAMENTO DO FOGO...............................................................18
2. INCÊNDIO...................................................................................................19
2.1 PRINCIPAIS CAUSAS DE INCÊNDIO......................................................19
2.2 FASES DO INCÊNDIO..............................................................................19
2.3 RISCO DE INCÊNDIO ..............................................................................21
2.4 CLASSES DE INCÊNDIO..........................................................................22
2.5 ALGUNS HISTORICO DE INCÊNDIO.......................................................23
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................00
REFERÊNCIAS.....................................................................................00
INTRODUÇÃO
Muito incêndio que acontecem, a não ser causados pela ação intempéries, são iniciados por falhas humanas, fogos de artifícios, displicência ao cozinhar, instalações elétricas entre outros.
O profissional formado por uma instituição de ensino deve estar apto a projetar e utilizar sistemas preventivos. Dessa forma diminuirá a possibilidade de ocorrência de acidentes que na maioria das vezes ocasionam a perda de vidas humanas e bens.
A segurança contra incêndio (SCI) é vista como uma ciência. A legislação e os códigos de SCI estão sendo substituída para as edificações mais complexas pela engenharia de SCI, outra área também de expansão internacionalmente.
A implantação da SCI é feita de atividades que buscam evitar a existência do sinistro, possibilitar sua extinção e minimizar seus efeitos antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Ela também faz parte das medidas de segurança física a serem adotados num estabelecimento.
Para que diminua o risco de um incêndio com a segurança humana talvez seja uma missão difícil. É necessário conhecer os objetivos da SCI, fazer um estudo mais aprofundado e saber a maneira correta para atuar na prevenção e na sua proteção do anteprojeto até a construção, operação e manutenção do edifício. Muitas vezes, na grande parte da SCI ela consegue ser resolvida na fase de projeto.
A metodologia deste trabalho foi por meio de pesquisas em livros, artigos científicos e trabalhos acadêmicos postados nos últimos 10 anos.
O objetivo geral e apresentar as prevenções importantes contra incêndios ao projetar edificações. A segurança contra incêndio deve ser vista como uma prevenção ao combate de um incêndio.
Os objetivos específicos são descrever a diferença entre fogo e incêndio, apresentar os métodos de extinção do fogo, abordar as medidas preventivas contra incêndio.
Este trabalho cujo viés acadêmico possui o intuito de compreender a importância e apresentar métodos eficazes e corretos para atender as exigências e normas técnicas vigentes na análise da segurança contra incêndio na construção civil.
1 Conceitos Basicos
Este capítulo apresenta as definições básicas que envolvem o fogo.
- CONCEITO DE FOGO
A importância em conhecer o fogo é para conseguir mostrar o conhecimento e técnicas sobre ele mesmo. De acordo com Ferigolo (1977, p.11) “para uma prevenção de incêndio adequada é necessário primeiro colocarmos o fogo sob todos os seus aspectos: sua constituição, suas causas, seus efeitos e principalmente como domina-lo”.
Para Gomes (2014) fogo é resultado da combustão de material orgânico e ar, nasce de uma reação química de oxidação. Para que exista o fogo ele precisa de um material combustível, calor e oxigênio. O que acontece é que quando as partículas aquecidas quebram ocorre uma união de oxigênio do ar e gera moléculas de agua fazendo com que essas moléculas de aguas chegam como chamas devido sua energia ser menor que a liberada pela madeira.
...