A Soldagem a ponto - Fabricação mecaninca
Por: MateusGuedes • 20/11/2017 • Seminário • 2.239 Palavras (9 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Curso de graduação em Engenharia
Santana de Parnaíba
Outubro 2017
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Curso de graduação em Engenharia
SOLDAGEM A PONTO
Trabalho apresentado a Universidade Paulista, UNIP, campus alphaville como nota avaliativa da matéria PROCESSOS DE FABRICACAO do Curso de engenharia, com requisito para ser avaliada e receber criterios de aceitação.
Santana de Parnaíba
Outubro 2017
Sumário
1- Introdução 4
2- Soldagem a ponto 5
2.1- Aplicação da soldagem por pontos 6
2.2- Vantagens da soldagem por pontos 6
2.3- Desvantagens da soldagem por pontos 7
3- Soldagem por resistência 7
3.1- Aplicações da solda por resistência 8
3.2- Vantagens da solda por resistência 8
3.3- Desvantagens da solda por resistência 9
3.4- Equipamento básico da soldagem por resistência 9
4. Soldagem Direta 10
5. Conclusão 11
6. Referencias bibliográficas 12
- Introdução
O presente guia tem objetivo de orientar o usuário com relação ao tema soldagem por resistência com ênfase na soldagem por ponto ou soldagem a ponto.
Trabalho tem o objetivo de orientar apontando as áreas de aplicações, vantagens e desvantagens deste processo de soldagem.
Esperamos contribuir de maneira clara e didática nas instruções a serem seguidas.
- Soldagem a ponto
Em uma definição simples, os eletrodos unem as peças por um ou mais pontos, as regiões desses pontos são aquecidas por um curto espaço de tempo enquanto dura a passagem da corrente elétrica. Depois que a corrente cessa a pressão é mantida até que a soldagem se completa, e então os eletrodos se afastam.
Soldagem a ponto ocorre em três fases:
- Os eletrodos em uma cabeça de solda são levados à superfície dos componentes a serem unidos e é aplicada força (pressão)
- A corrente é aplicada por meio dos eletrodos à peça de trabalho para derreter o material
- A corrente é removida, mas os eletrodos continuam no local para permitir que o material resfrie e solidifique
O tempo de solda varia de 0,01 segundos a 0,63 segundos, dependendo da espessura do metal, da força do eletrodo e do diâmetro dos próprios eletrodos.
O equipamento básico utilizado no processo de solda a ponto é composto por uma mesa de estação de trabalho incluindo uma fonte de alimentação para solda, uma cabeça de solda e eletrodos. Setores de fabricação mais sofisticados podem utilizar processos de automação e/ou robótica.
O termo “solda a ponto” também é usado no processo de solda a laser para descrever as soldas por ponto geradas por pulsos individuais da luz do laser.
- Aplicação da soldagem por pontos
A soldagem por pontos é muito utilizada na união de chapas de aço com até 1/8’ de espessura e ocasionalmente para a união de chapas de ¼” ou mais, entretanto, espessuras de 1” ou mais podem ser soldadas pelo processo, na condição de que haja equipamentos especiais. Em conjuntos de duas ou mais chapas estampadas, a alta velocidade de soldagem do processo garante economia em relação aos outros métodos mecânicos. A soldagem de ponto por resistência é um processo de solda muitas vezes utilizada na indústria automobilística e aeroespacial. Também é aplicada na ortodontia, na criação de bandas, ou chaves, que vão ao redor dos dentes. Os fabricantes geralmente gostam de empregar esse método de solda porque leva pouco tempo para ser concluído.
Contêineres são geralmente feitos pela soldagem por pontos.
- Vantagens da soldagem por pontos
As maiores vantagens da soldagem por pontos são a alta velocidade e a facilidade de automação com alta taxa de produção, em muitas operações é um processo econômico devido a ser mais rápido do que os processos a arco elétrico e com maçarico, além de requerer menor habilidade de execução.
Soldagem por pontos em aços utiliza uma intensidade de corrente de 5 a 20kA e tensão de 5 a 20V. Esses valores podem ser maiores para metais que possuem alta condutividade térmica como ligas de alumínio e cobre. Embora seja mais comum a união de duas chapas da mesma composição química e espessura, o processo pode ser utilizado para união de mais de duas chapas, as quais podem ter composições químicas e espessuras diferentes.
...