A TECNOLOGIA DO CONCRETO - CONCRETO LEVE
Por: Wanderson Dias • 31/5/2021 • Trabalho acadêmico • 2.529 Palavras (11 Páginas) • 298 Visualizações
Wanderson Pereira Dias
Diego Mendes
Jhonathas Rocha
Hyerro Cabral
TECNOLOGIA DO CONCRETO - CONCRETO LEVE
Palmas – TO[a]
2021
Wanderson Pereira Dias
Diego Mendes
Jhonathas Rocha
Hyerro Cabral
TECNOLOGIA DO CONCRETO - CONCRETO LEVE
Trabalho elaborado e apresentado como requisito parcial ap2 para aprovação na disciplina de Tecnologia do concreto pelo curso de Engenharia Civil no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), ministrada pelo prof. Dr. Fábio Henrique de Melo Ribeiro.
Palmas – TO[b]
2021
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Concreto 10
Figura 2 - Southwestern Bell Telephone Company 10
Figura 3 - hotel Chase-Park Plaza 11
Figura 4 - Ponte Stovset 11
Figura 5 - Ponte Nordhorland 12
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 Objetivo geral 6
2.2 Objetivos Específicos 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 REFERENCIAL TEÓRICO 8
4.1 CONCRETO 8
4.2 AGREGADOS 8
4.3AGREGADOS LEVES 8
4.4 Argila expandida 9
4.5 Concreto leve 9
4.5.1 Cenário Histórico 10
5 CONCLUSÃO 12
6 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Na construção de civil, um dos materiais mais empregado é o concreto, composto comumente por cimento Portland, água e agregados. O cimento Portland é um aglomerante, produzido com calcário, argila e gesso, e quando entra em contato com água, forma uma pasta que endurece e adquire resistência mecânica.
Os materiais denominados agregados, possuem características granulares de dimensões e propriedades adequadas para a construção civil e estão divididos em miúdos e graúdos. O concreto possui elevada massa específica e um dos fatores responsáveis é o agregado graúdo de origem basáltica, granítica ou calcária, que são os mais utilizados atualmente, porém esses agregados podem ser substituídos por outros de menor massa específica, como a argila expandida, vermiculita, isopor, EVA ou pela incorporação de bolhas de ar no concreto e assim é constituído o concreto leve com peso específico ficando abaixo de 2.000 kg/m³.
A utilização do concreto leve promove menores esforços nas estruturas, conforto térmico e acústico, economia em fôrmas e cimbramentos além da diminuição de custos com transporte e montagem de construções pré-fabricadas. O concreto leve tem grande potencial de utilização, principalmente em estruturas onde o peso próprio tem grande influência nas cargas, como as pontes de grandes vãos e edifícios de múltiplos pavimentos.
O concreto leve possui massa específica em torno de 1120 a 1920 kg/m³ e a resistência à compressão deve ser superior a 17 Mpa (AMERICAN CONCRETE INSTITUTE, 2003). Porém, de acordo com a NBR 6118, há uma exigência de uma resistência mínima para concretos estruturais, que é 20 Mpa.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Identificar as características do concreto, com utilização de agregados de menor massa específica.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estudos sobre fundamentos teóricos para utilização de agregados de menor peso específico;
- Verificar teoricamente a resistência mecânica e a absorção de água do concreto leve;
- Comparar as características do concreto leve com o concreto convencional.
3 JUSTIFICATIVA
Na busca por criar alternativas aos materiais e métodos construtivos, pesquisadores da área da construção civil analisam cada vez mais o caso do concreto leve. Pois apresentam inúmeras vantagens sem prejudicar as principais características exigidas dos concretos estruturais.
A maior vantagem será o alívio gerado nas estruturas, principalmente nas fundações, que resulta em redução dos custos e permite que as construções sejam feitas em solos de menor capacidade de carga. Além disso, quando utilizado como elemento de vedação, em forma de painéis ou blocos de concreto leve, lajes ou paredes estruturais, melhora o conforto termoacústico dos ambientes.
Portanto, o presente trabalho tem como justificativa comprovar a funcionalidade e os benefícios da utilização do concreto leve, visando dessa forma, o aumento da sua utilização no Brasil.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 CONCRETO
De acordo com Meht e Monteiro (2008) o concreto é um material que consiste em um meio de aglomerantes, dentro do qual estão mergulhados fragmentos de agregados. Todo esse meio cria uma pasta, com função inicial de envolver os agregados preenchendo os vazios formados e gerando possibilidade de manuseio.
...