TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES CONCRETOS NÃO CONVENCIONAIS
Por: dexteff • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.437 Palavras (6 Páginas) • 329 Visualizações
FASA – FACULDADES SANTO AGOSTINHO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
JUSCÉLIO FERREIRA DE SOUZA
LUCAS HENRIQUE
LUCAS ANTÔNIO
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
CONCRETOS NÃO CONVENCIONAIS
Montes Claros / MG
1º semestre de 2015
JUSCÉLIO FERREIRA DE SOUZA
LUCAS HENRIQUE
LUCAS ANTÔNIO
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
CONCRETOS NÃO CONVENCIONAIS
Trabalho apresentado como um dos instrumentos de avaliação da disciplina Tecnologia das Construções, do 6º período do curso de Engenharia Civil das Faculdades Santo Agostinho, sob orientação da professora Maria Alice.
Montes Claros / MG
1º semestre de 2015
SUMÁRIO
- CONCRETOS NÃO CONVENCIONAIS.................................................01
- CONCRETO PERMEÁVEL...............................................................01
- CONCRETO DE FIBRA ÓTICA........................................................03
- CONCRETO FLEXÍVEL...................................................................05
2. REFERÊNCIAS.......................................................................................07
1 CONCRETOS NÃO CONVENCIONAIS
- CONCRETO PERMEÁVEL
Os revestimentos e as estruturas de pavimentos que possuam a capacidade de drenar a água e encaminhá-la, por infiltração às camadas inferiores, possuem relevância em amenizar as inundações ocasionadas principalmente pelo aumento do número de habitações, a insuficiência da capacidade de recolhimento das águas e o crescimento de revestimentos impermeáveis. Umas das soluções para este problema é a utilização de concreto permeável.
Pavimentos permeáveis são definidos como aqueles que possuem espaços livres na sua estrutura por onde a água pode atravessar. São considerados um dos sistemas de drenagem urbana sustentável, pois controlam o volume de água na fonte geradora e ainda promovem uma melhora na qualidade da água.
A utilização dos pavimentos permeáveis em áreas urbanas visa: reduzir a vazão drenada superficialmente, melhorar a qualidade da água e contribuir para o aumento da recarga de água subterrânea. O pavimento permeável é de
três tipos: Asfalto poroso ou asfalto drenante, Concreto poroso e o Pavimento de blocos de concreto poroso ou vazado preenchidos com material granular (areia).
Figura 1 – Estrutura de um concreto permeável.
[pic 1]
Fonte: SALES, 2008.
As estruturas com superfície em blocos de concreto poroso ou vazado, que possibilitam a infiltração das águas superficiais, são constituídas de parte inferior e superior. Na parte inferior estão o subleito e a camada de base construída em brita graduada ou concreto magro poroso. A parte superior apresenta uma camada de assentamento composta de areia grossa e a superfície em blocos porosos ou vazados que são rejuntados com o mesmo material utilizado na camada de instalação. Nesta estrutura, o conjunto das camadas deve dispor de uma capacidade de drenagem compatível com a do subleito. Para que possa ser obtida esta condição, a quantidade de partes finas deve ser reduzida, porém, é necessário evitar que os agregados de diferentes camadas venham a misturar-se. Onde necessário, é recomendado à utilização de mantas geotêxtil, evitando assim que os solos percam a capacidade de infiltração
A utilização dos pavimentos permeáveis, em um contexto geral, pode proporcionar uma redução dos volumes escoados e do tempo de resposta da bacia para condições similares ou até mesmo, dependendo das características do subsolo, condições melhores que as de pré desenvolvimento, desde que seja utilizado racionalmente, respeitando seus limites físicos, e desde que seja conservado periodicamente com uma manutenção preventiva, evitando assim o seu entupimento.
As principais limitações deste dispositivo podem ser:
- Quando a água drenada é fortemente contaminada, haverá impacto sobre o lençol freático e o escoamento subterrâneo;
- Falta de controle na construção e manutenção que podem entupir os dispositivos tornando- os ineficientes.
A figura abaixo exemplificam tipos de concreto permeável
Figura 2 – Concreto Permeável
[pic 2]
Fonte:http://leonardovaladares.blogspot.com.br/2011/10/concreto-permeavel.html
- CONCRETO COM FIBRA ÓTICA
O concreto translúcido ou Litracon (Light Transmitting Concrete) foi inventado em 2001, pelo arquiteto húngaro Áron Losonczi, fundador da empresa LiTracon .
Este material é o resultado da mistura de concreto com pequenos fios de fibra ótica dispostos paralelamente que se encarregam da transmissão de luz artificial ou natural de um lado para outro do bloco, possibilitando assim trabalhar os conceitos de estética e luz natural na arquitetura.
O concreto com fibra ótica é um material inovador com características de
transparência e lucidez e que possui solidez e resistência do concreto comum: trata se de um material que como elemento estrutural ainda não está normatizado mas ensaios produzidos em laboratórios avaliaram a resistência a compressão para um bloco de concreto com fibra ótica, 70 Mpa o que lhe permitiu ser considerado comparado a um concreto de alta resistência .
O concreto translúcido é comercializado em blocos ou painéis pré-fabricados
no tamanho de 30m x 60cm, com diferentes espessuras, sendo que a quantidade de fibra ótica utilizada pode variar entre 4% e 6% em comparação ao volume total do bloco. Estes blocos, fabricados nas cores branca, cinza e preta, apresentam propriedades de isolamento térmico, de suporte, luz e decoração.
No processo original de produção dos blocos de concreto translúcido, os fios de fibra ótica são inseridos individualmente e mesclados ao concreto comum, em um processo demorado que traz implicações no custo do material finalizado. No entanto, novos processos semiautomáticos para a fabricação de concreto translúcido já estão em pesquisa e andamento como a utilização de um tecido de fibras .
...