A Tecnologia das Estruturas
Por: Flavio Henrique • 6/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.964 Palavras (16 Páginas) • 130 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
Felipe de Freitas RA 20759725
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO I
O Pré-Dimensionamento de uma Edificação e Dimensionamento de Todas as Lajes e Vigas
SÃO PAULO/2020
SUMÁRIO
1 LANÇAMENTO ESTRUTURAL 3
2 DADOS INICIAIS 4
3 PREPARAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA O ESTRUTURAL 5
4 PRÉ-DIMENSIONAMENTO DOS PILARES 10
4.1 SEÇÃO DO PILAR 10
4.2 REVESTIMENTOS DO PILAR 10
4.3 POSICIONAMENTO DO PILAR 11
REFERÊNCIAS 74
1 LANÇAMENTO ESTRUTURAL
O lançamento dos elementos estruturais é realizado através do projeto arquitetônico. Ao lançar a estrutura deve-se ter em mente vários aspectos básicos, tais como:
- Estética: deve atender as condições de estética definidas no projeto arquitetônico, este geralmente requer que se esconda a estrutura dentro das paredes. Como em geral, nos edifícios correntes, a estrutura é revestida, procura-se embutir as vigas e os pilares nas alvenarias, na medida do possível;
- Economia: a parte estrutural deve ser lançada visando à minimização do custo, com uma maior uniformização da estrutura, compatibilidade entre vãos e o caminhamento mais uniforme das cargas, para a fundação.
- Resistência às ações horizontais: ao se lançar a estrutura deve-se procurar estabelecer um sistema estrutural adequado para resistir às ações horizontais atuantes na estrutura (vento, desaprumo, efeitos sísmicos).
Lançar a estrutura de um edifício em concreto é basicamente escolher o posicionamento adequado para pilares, vigas e lajes, bem como determinar as dimensões iniciais (pré-dimensionamento) de tais elementos estruturais.
Dessa forma, para o lançamento estrutural da edificação foram considerados os seguintes fatores e passos:
- os pilares foram posicionados nos cantos das edificações e nos encontros das vigas.
- distância entre os pilares entre 3 e 7 m;
- as posições lançadas no pavimento tipo, foram verificadas se são compatíveis com os demais pavimentos;
- as vigas foram posicionadas de tal forma que pórticos com os pilares, fossem formados, a fim de enrijecer a estrutura;
- as vigas foram lançadas onde existam paredes, evitando que as mesmas fiquem aparentes, contribuindo para o aspecto estético;
- em geral, pode-se adotar, para as vigas, de 2 a 5 m para o menor vão de lajes armadas em uma direção e de 3 a 6 m para o maior vão de lajes armadas em duas direções;
- lajes de vãos muito pequenos resultam em grande quantidade de vigas, tornando elevado o custo com as fôrmas,
- lajes com vãos muito grandes podem requer espessuras elevadas e grande quantidade de armaduras.
2 DADOS INICIAIS
O trabalho foi realizado nas seguintes etapas lançamento estrutural, pré-dimensionamento dos elementos que compõem uma estrutura, laje, pilares e vigas; verificação global da estabilidade; tomada de carga real e verificação das ações horizontais com a finalidade de se obter as cargas máximas atuantes na estrutura. A laje utilizada para implantação do projeto é maciça, conforme a Tabela 2 da NBR 6120/1980, os valores mínimos para cargas verticais das Edificações Residenciais de 1,5 para dormitórios, sala, copa , cozinha e banheiro e 2,0 para despensa, área de serviço, e lavanderia.[pic 1][pic 2]
Conforme o item 6.4 da NBR 6118/2014 deve-se analisar a agressividade que atua sobre a estrutura de concreto, a mesma localiza-se na zona urbana, conforme a Tabela 6.1 da página 17 da NBR 6118/2014, encaixando-se na classe de agressividade ambiental II e risco de deterioração pequeno.
Na tabela 7.1 da página 18 da NBR 6118/2014, a máxima relação água e cimento em massa é 0,60 e a classe de resistência do concreto mínima é 25 Mpa.
Os cobrimentos nominais para as vigas, pilares e escadas serão 3,0 cm, para as lajes, 2,0 cm, os elementos em contato com água e solo, como Reservatórios e Fundações, o cobrimento nominal serão de 4,5 cm, como cita a Tabela 7.2 da NBR 6118/2014.
As faces superiores das lajes serão revestidas por contra piso, argamassa de assentamento e piso cerâmico, conforme a alínea da Tabela 7.2 o cobrimento nominal de 1,5 cm, respeitando os critérios de cobrimento mínimo do item 7.4.7.5 da NBR 6118/2014.
O lançamento do concreto se dará bombeamento convencional, o máximo diâmetro do agregado graúdo é 19 mm, conforme a NBR 8953:2015 , o ensaio de abatimento do tronco de cone é de , a condição de preparo do concreto se classifica como A, conforme o item 5.6.3.3 da NBR 12655/2015 e a resistência característica do concreto ao 28 dias é 25 MPa.[pic 3]
O módulo de elasticidade e módulo de deformação secante conforme a Tabela 8.1 do Item 8.2.8 da NBR 6118/2014, considerando o agregado de granito, e .[pic 4][pic 5]
Para os elementos da estrutura de concreto armado o aço utilizado é o CA-50, com exceção das lajes que se utilizara o CA-60, os padrões de medidas, dobramento e resistência ao escoamento, será conforme as tabelas B.2 e B.3 DA NBR 7480/2007.
3 PREPARAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA O ESTRUTURAL
Os projetos arquitetônicos com a Anotação da Responsabilidade Técnica, infelizmente não há informações referentes aos projetos das instalações hidráulicas, sistema de combate e prevenção de incêndio, instalações elétricas, ar-condicionado e do elevador, pois com as informações de todos os projetos, o engenheiro calculista verificaria a compatibilidade, exclui-se informações não triviais, inicialmente, bem como textos, blocos, esquadrias, portas e mobílias.
O projeto que consta tem-se dois pavimentos tipos e um térreo, os posicionamentos dos pilares se constara, inicialmente, no pavimento tipo, sempre atento ao pavimento térreo.
Na Figura 1, a planta baixa da edificação, as vagas de estacionamento estão fora da projetação dos pavimentos, portanto os posicionamentos dos pilares não interfiram, nas áreas de estacionamento.
Com o software AutoCad 2018 utilizando-se os recursos de seleção do objetio e select similiar, foram deletadas informações que não serão utilizadas na elaboração do Projeto Estrutural.
...