A UTILIZAÇÃO DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL NA ANÁLISE DE LAYOUT EM UMA FÁBRICA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS
Por: julianaforoni • 8/12/2022 • Trabalho acadêmico • 2.940 Palavras (12 Páginas) • 105 Visualizações
1 Introdução
Buscando melhorar a eficiência, as empresas vêm tomando decisões estratégicas relacionadas à capacidade de seus sistemas de produção, pois, os mercados atuais exigem um sistema de produção ágil que seja frequentemente adaptado à flutuação de demanda.
Atualmente a maior dificuldade encontrada nas empresas é o projeto de layout dos seus sistemas produtivos, uma vez que se este for inadequado poderá afetar o processo de fabricação. Neste sentido as empresas competitivas necessitam reduzir o espaço de tempo entre a análise do layout e a adequação do processo para que não interfira na concepção dos produtos e comprometa sua meta de crescimento.
Dentro da circunstância atual uma das maneiras de melhorar continuamente os resultados de desempenho, qualidade e custo dos sistemas produtivos, para conseguir atingir a meta de crescimento, é conhecer profundamente o processo de produção e eliminar os gargalos.
Neste cenário, a simulação é uma potente ferramenta de auxílio à empresa, pois proporciona a avaliação simultânea de muitos parâmetros do processo e viabiliza um relatório para ser o ponto de partida do percurso de melhoria.
A simulação de sistemas de manufatura através do software ProModel é uma poderosa ferramenta porque permite capturar e monitorar o desempenho de um sistema de produção ao longo do tempo, possibilita a obtenção de resultados a serem analisados, permite a tomada de decisões adequadas, além de reduzir os riscos a serem enfrentados.
Desejando avaliar o sistema de produção através do layout, este artigo tem como objetivo descrever através do simulador Promodel o estudo de caso de uma fábrica situada na cidade de Marília, SP, atuando no segmento de embalagens plásticas.
Essa fábrica encara diversos pontos críticos, o que tem gerado grandes problemas, principalmente, por causa da falta de organização das máquinas, além de um ambiente pouco confortável aos colaboradores do setor.
2 Referencial teórico
Esta seção contempla o referencial teórico fragmentado em três subseções. A primeira aborda o projeto de layout, a segunda analisa a temática de simulação computacional e a terceira trata-se do simulador Promodel.
2.1 Layout
O “layout “ou arranjo físico de um processo produtivo trata-se dá forma detalhada da posição específica de cada máquina, equipamentos, insumos e serviços de apoio. Segundo Slack (2006) o layout é uma operação produtiva que se preocupa com a localização física de todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoas da produção.
Slack (2006) também define que o layout é umas das características, mais evidentes de uma operação produtiva por que determina a sua forma e aparência, pois se o layout estiver errado pode levar a formar fluxo de produção longo, tempo de processamento longo, operações inflexíveis e altos custos. Cita também que há quatro tipos de layout, sendo eles:
- Layout posicional: É normalmente usado quando as matérias transformadas são muitos grandes, ou muito delicados impedindo sua movimentação.
[pic 1]
FIGURA 1: Estrutura esquematizada de um Layout posicional. Fonte: Adaptado NEUMAN, C; SCALISE, R 2015.
- Layout por processo: Ele mantem todos os recursos similares da operação juntos, dessa forma, os produtos que sofrem a transformação que percorrerão seu roteiro ao longo do processamento.
[pic 2]
FIGURA 2: Layout por processo. Fonte: Adaptado NEUMAN, C; SCALISE, R 2015.
- Layout por produto: Os produtos em transformação estão configurados na sequência específica para melhor conveniência do tipo de produto.
[pic 3]
FIGURA 3:Layout de produto contendo três linhas. Fonte: Adaptado NEUMAN, C; SCALISE, R 2015.
- Layout celular: Os recursos necessários para uma classe particular de produtos são agrupados juntos de alguma forma.
Sobre o layout celular Clóvis e Régis (2015) o destacam muitas vezes por ser mais flexível quanto ao tamanho de lotes produzido por produtos, permitindo um nível alto de produtividade, fazendo com que o transporte de materiais e estoque diminua.
Clóvis e Régis (2015) explicam também, que as principais características do sistema de manufatura celular são compostas pelo o tempo de ciclo para o sistema, o que dita a taxa de produção para a célula; os produtos ou peças, os quais têm roteiros de fabricação variados na célula; máquinas e equipamentos, que são arranjados na sequência do processo de fabricação de uma família de produtos ou peças; e a produção em lotes, os quais são de tamanho médio e produzem uma família (mix) de produtos ou peças. Nesse processo a célula é usualmente projetada na forma de “U”.
O layout celular tem um forte ponto que é a sua flexibilidade no processo de grandes produções para atender a mudança de mercado.
FIGURA 4: Layout composto por três células. Fonte: Adaptado NEUMAN, C; SCALISE, R 2015[pic 4]
2.2 Simulação
A simulação de sistema de manufatura é uma técnica utilizada para projeto e avaliação de novos sistemas desenvolvidos com apoio computacional, cujo objetivo é avaliar, e melhorar o cenário da empresa por meio de um recurso que visa reproduzir o comportamento de um sistema real, no qual é projetado um cenário real ou fictício através de um modelo, possibilitando à implementação de melhorias contínuas.
...