A Usinagem por Plasma
Por: Felipe Pinheiro • 23/4/2016 • Relatório de pesquisa • 869 Palavras (4 Páginas) • 1.056 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PLASMA
2.1 DEFINIÇÃO
2.2 DESCOBERTA
3 CORTE PLASMA
3.1 DEFINIÇÃO
3.2 PROCEDIMENTO PARA CORTE
3.3 DESCOBERTA
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Existem atualmente muitos tipos de usinagem diferentes para diversos tipos de processos, principalmente quando se trata de corte de metal, e entre eles temos o processo de usinagem por plasma. A usinagem por plasma tem como característica principal o fato de conseguir um corte em metais com grande espessura, vindo principalmente em virtude de um outro processo já utilizado na usinagem de corte de metais, o oxicorte, ser baseado em oxidação com oxigênio, e por isso, este processo não consegue ser feito em materiais com baixa reatividade ao oxigênio, como o cobre, latão, alumínio, aço inoxidável entre outros. Apesar da usinagem por plasma surgir primeiramente por este fato, hoje em dia ela já é a principal usinagem para qualquer tipo de metais, inclusive os que podem ser feitos por oxicorte, pois apresenta melhores benefícios como menor custo, maior velocidade de corte e precisão.
- PLASMA
- DEFINIÇÃO
Desde sempre foi nos ensinado que uma determinada matéria pode ter 3 estados físicos diferentes, que são: estado sólido, líquido e gasoso. A melhor maneira de se explicar o que é plasma, seria defini-lo como o quarto estado físico da matéria, vindo após o estado gasoso. Tal processo ocorre quando se adiciona mais energia no material quando o mesmo já está em condição de gás. Com esse acréscimo energético os gases gerados durante o processo passam a ser ionizados, tornando os mesmos eletricamente, condutores. Estes gazes ionizados formam o plasma.
[pic 1] |
Figura 1 – Plasma |
- DESCOBERTA
- CORTE PLASMA
- DEFINIÇÃO
O corte plasma usa o gás condutor ionizado para transferir energia de um eletrodo para qualquer material condutor. Um exemplo na natureza é o relâmpago, que conduz energia de um lugar a outro através de partículas ionizadas do ar.
A formação do arco de plasma começa quando o gás é forçado por uma pequena abertura no bico, em seguida esse gás é carregado negativamente devido ao eletrodo presente. Quando esse gás encosta no material a ser usinado, que está carregado positivamente, resulta em um arco elétrico que é chamado de “jato de plasma”. O jato de plasma imediatamente atinge temperaturas superiores a 22000 ºC, que rapidamente penetra no material e realiza o corte.
[pic 2] | [pic 3] |
Figura 2 – Esquema Ferramenta | Figura 3 - Ferramenta |
- PROCEDIMENTO PARA CORTE
- Fixar o fio terra na peça a ser cortada, para que forme o arco plasma
[pic 4]
Figura 4
- Posicionar o bico da tocha na posição vertical em relação a peça a ser usinada
[pic 5]
Figura 5
- Começar o corte a partir da borda da peça
[pic 6]
Figura 6
- DESCOBERTA
O corte plasma foi descoberto acidentalmente 1950. Antigamente o processo de soldagem TiG era o grande método utilizado para soldagem de metais nobres. Enquanto os cientistas desenvolviam o processo de soldagem, descobriram que se reduzissem o diâmetro do bocal, aonde saia a tocha de gás utilizado na soldagem, as propriedades do arco elétrico do equipamento de soldagem ficavam diferentes. Com a redução do diâmetro do bocal, o gás o arco elétrico era comprimido aumentando a velocidade e o calor do gás, então quando saia pelo bocal, o gás ionizado, em vez de soldar, cortava o material.
...