A Utilização do Resíduo da Laminação do Mármore e Granito em Adobe
Por: CHRISTOPHER7 • 8/11/2017 • Artigo • 886 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1]
PROJETO INTEGRADOR VII – FACULDADE REDENTOR
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DA LAMINAÇÃO DO MÁMORE E GRANITO EM ADOBE
MENDONÇA, Arthur Carvalho Torres . (Graduando em Engenharia Civil)
SILVA, Christopher Allan Ribeiro Sales e . (Graduando em Engenharia Civil)
BARBOSA, Débora Leal . (Graduando em Engenharia Civil)
SILVA, Fabiano Macedo da . (Graduando em Engenharia Civil)
GOMES, Gabriel Smarçaro . (Graduando em Engenharia Civil)
GENTIL, Gliciane Nogueira . (Graduando em Engenharia Civil)
ÁVILA, Nicolas Rabelo . (Graduando em Engenharia Civil)
SANTOS, Priscila Vieira dos . (Graduando em Engenharia Civil)
FERRAZ, Shaiana Dutra Valentim . (Graduando em Engenharia Civil)
RODRIGUES, Thaís Nunes . (Graduando em Engenharia Civil)
ORIENTADOR: MILLER, Cristiano Pena . (Prof. Faculdade Redentor)
[pic 2][pic 3]
OBJETIVOS
[pic 4]
Este trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade da utilização de resíduos de mármore e granito na produção de blocos de adobe, uma vez que esta análise em termos de resistência final do produto seja favorável, reduzirá custos além de reduzir também a parcela nociva que os rejeitos implicam ao meio ambiente. Logo, objetiva-se encontrar quantidades específicas de resíduos que podem ser adicionados ao adobe, garantindo a manutenção de sua resistência ou até mesmo elevando o valor dessa.
[pic 5]
RESULTADOS E DISCUSSÕES
[pic 6]
Para obtermos resultados finais sobre a viabilidade do uso de resíduos de mármore e granito foram feitos testes de resistência à compressão onde foram realizados em uma prensa hidráulica P30 ST. Os corpos de prova já secos foram colocados na prensa hidráulica e realizado a compressão. Os resultados das análises de resistência
- compressão com quantidades de resíduo de mármore e granito diferentes, adicionado à massa são observados na tabela 1. Conforme aumentou a adição de resíduo de mármore e granito a resistência a compressão diminuiu, onde se observou que houve aumento do grau de ruptura e de porosidade em função da maior quantidade de resíduo. De acordo com algumas literaturas pesquisadas não se pode adicionar quantidades superiores a 20% de resíduo à massa argilosa, mas não se pôde confirmar, pois foi usado no máximo 20%. Portanto, fica evidenciado o potencial de emprego desse tipo de resíduo, que passa a ter utilidade e maior valor agregado, com a possibilidade de contribuir para a redução da taxa de extração dos recursos naturais. Abaixo algumas fotos do ensaio de compressão.
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
Concentração do | Resistência à Compressão |
Resíduo (%) | (MPa) |
0 | 9,76 ± 0,10 |
5 | 7,98 ± 0,15 |
10 | 5,39 ± 0,17 |
20 | 1,71 ± 0,09 |
[pic 15]
Tabela 1: Resultados da compressão na prensa hidráulica.
[pic 16]
METODOLOGIA
[pic 17]
Foram utilizados neste projeto os seguintes materiais: areia, argila vermelha, fibra de coco, água e rejeito proveniente da laminação das chapas de mármore e granito. Para a elaboração dos blocos de adobe com adição de resíduos de granito e mármore, foram realizados alguns ensaios, no laboratório, pretendendo analisar o comportamento da argila e da areia que foram utilizadas. Os ensaios realizados foram: Granulométrico (utilizado para encontrar a distribuição granulométrica do solo, ou seja, determinar a porcentagem/peso de cada tamanho de grão por faixa de material), Limite de Liquidez (utilizado para encontrar o limite da umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico, umidade de transição entre o estado líquido e plástico), Limite de Plasticidade (utilizado para verificar o Limite onde o solo deixa de ser plástico e torna-se quebradiço e também verificar a transição do limite plástico para o limite semissólido do solo) e Ensaio de Chapman (utilizado para determinar a massa específica do solo). Após realizados os ensaios, foi confeccionado uma forma sem fundo, para cinco tijolos maciços com dimensões de 9x17x27 cm. Foram preparadas 4 composições diferentes, com 5 corpos de prova cada, sendo com 0%, 5%, 10% e 20% de mármore e granito, totalizado 20 tijolos. Todas as misturas continham água, areia, argila, resíduo de mármore e granito e fibra de coco, porém em quantidades diferentes .
...