A Velocidade Vetorial
Por: Alessandrocampo1 • 10/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.887 Palavras (8 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
FÍSICA I
ALESSANDRO NERIS CAMPO RA: 8042763770
CUIABÁ
Outubro de 2013
[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
FÍSICA I
Apresentação do trabalho baseado na ATPS, proposto pela Professora Layane Queçada Schultz, na disciplina de Física I no 1º semestre, do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera de Cuiabá.
Prof° : Layane Queçada Schultz
CUIABÁ
Outubro de 2013
Aceleração e Velocidade Vetoriais
Vetor Posição
Imagine um móvel deslocando-se em uma trajetória aleatória, com uma origem O.
Se colocarmos um plano cartesiano situado nesta origem, então poderemos localizar o móvel nesta trajetória por meio de um vetor.
O vetor [pic 3]é chamado vetor deslocamento e possui módulo, direção e sentido.
[pic 4]
[pic 5]=P-O
Velocidade Vetorial
Vetor Velocidade Média: Considere-se um móvel percorrendo a trajetória do gráfico acima, ocupando posições [pic 6] e [pic 7] nos instantes [pic 8]e [pic 9], respectivamente.
Sabendo que a velocidade média é igual ao quociente do vetor deslocamento pelo intervalo de tempo:
[pic 10]
[pic 11]
Observação:
O vetor velocidade média tem a mesma direção e sentido do vetor deslocamento, pois é obtido quando multiplicamos um número positivo [pic 12]
pelo vetor [pic 13].
Vetor Velocidade Instantânea: Análogo à velocidade escalar instantânea, quando o intervalo de tempo tender a zero ([pic 14]), a velocidade calculada será a velocidade instantânea.
então: [pic 15]
Aceleração Vetorial
Vetor Aceleração Média: Considerando um móvel que percorre uma trajetória qualquer com velocidade [pic 16]em um instante [pic 17] e velocidade [pic 18] em um instante posterior [pic 19], sua aceleração média será dada por:
[pic 20]
[pic 21]
Observação:
Assim como para o vetor velocidade, o vetor aceleração terá o mesmo sentido e mesma direção do vetor velocidade, pois é resultado do produto deste vetor ([pic 22]) por um número escalar positivo, [pic 23].
Vetor Aceleração Instantânea: A aceleração vetorial instantânea será dada quando o intervalo de tempo tender a zero ([pic 24]).
[pic 25]
Sabendo esses conceitos, podemos definir as funções de velocidade em função do tempo, deslocamento em função do tempo e a equação de Torricelli para notação vetorial:
[pic 26]
Por exemplo:
Um corpo se desloca com velocidade [pic 27], e aceleração constante [pic 28], da forma como está descrita abaixo:
[pic 29]
(a)Qual o vetor velocidade após 10 segundos? (b)Qual a posição do móvel neste instante?
(a)Para calcularmos a velocidade vetorial em função de um tempo, precisamos decompor os vetores velocidade inicial e aceleração em suas projeções em x e y:
[pic 30]
Assim, podemos dividir o movimento em vertical(y) e horizontal(x):
Em x: [pic 31]
[pic 32]
Em y: [pic 33]
[pic 34]
A partir destes valores podemos calcular o vetor velocidade:
[pic 35]
[pic 36]
(b)Sabendo o vetor velocidade, podemos calcular o vetor posição pela equação de Torricelli, ou pela função horária do deslocamento, ambas na forma de vetores:
[pic 37]
Por Torricelli:
[pic 38]
na mesma direção e sentido dos vetores aceleração e velocidade.
Pela Função horária da Posição:
[pic 39]
na mesma direção e sentido dos vetores aceleração e velocidade.
Movimento Oblíquo
Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma pedra sendo arremessada em um certo ângulo com a horizontal, ou uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal.
Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade.
Lançamento Oblíquo ou de Projétil
O móvel se deslocará para a frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, formando uma trajetória parabólica.
[pic 40]
Para estudar este movimento, deve-se considerar o movimento oblíquo como sendo o resultante entre o movimento vertical (y) e o movimento horizontal (x).
Na direção vertical o corpo realiza um Movimento Uniformemente Variado, com velocidade inicial igual a [pic 41]e aceleração da gravidade (g)
Na direção horizontal o corpo realiza um movimento uniforme com velocidade igual a [pic 42].
Observações:
- Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde [pic 43], e desce aumentando a velocidade.
- O alcance máximo é a distância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0.
- A velocidade instantânea é dada pela soma vetorial das velocidades horizontal e vertical, ou seja, [pic 44]. O vetor velocidade é tangente à trajetória em cada momento.
Exemplo:
Um dardo é lançado com uma velocidade inicial v0=25m/s, formando um ângulo de 45° com a horizontal. (a) Qual o alcance máximo (b) e a altura máxima atingida?
[pic 45]
Para calcular este movimento deve-se dividir o movimento em vertical e horizontal.
Para decompor o vetor [pic 46]em seus componentes são necessários alguns fundamentos de trigonometria:
[pic 47]
Genericamente podemos chamar o ângulo formado de [pic 48].
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