TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história do Chaves no Brasil

Resenha: A história do Chaves no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

CHAVES

A história do Chaves no Brasil começa quase junto a do SBT. Em 19 de agosto de 1981 entrava no ar a TVS que, alguns anos depois, se tornaria o SBT. Para complementar a programação da recém-formada emissora, Silvio Santos analisou vários pacotes de programação oferecidos por emissoras estrangeiras. Dentre eles estava o da mexicana Televisa, com boas produções a baixos custos. Porém, essa programação só poderia ser vendida por completo com todos os programas, sendo que, no meio dessa programação, estava o seriado “El Chavo Del Ocho” que não agradou a nenhum diretor do SBT, nem mesmo a Silvio Santos. Mas, sabendo do sucesso que o seriado fazia em toda América Latina, Silvio Santos decidiu coloca-lo no ar.

Chaves estreou no Brasil em agosto de 1984 no programa do palhaço Bozo. O primeiro episódio exibido foi ”Caçando Lagartixas. Cerca de três anos depois o seriado ganhou horário próprio sendo exibido às 12h30 logo após o Chapolin Colorado. Em 1988, Chaves estreou no horário nobre exibindo apenas episódios inéditos, ameaçando a audiência das outras emissoras. Três gerações já assistiram Chaves, hoje, o programa não pode sair do ar que logo os fãs fazem campanhas na internet pedindo a volta dos episódios mais de 1.000 capítulos já foram reprisados.

No começo de Chaves havia apenas sete personagens: Chaves, Seu Madruga, Dona Florinda, Quico, Prof. Girafales, Sr. Barriga e Dona Clotilde. Aos poucos o elenco foi aumentando, chegando ao que conhecemos hoje. A música tema e mais conhecida por todos é a do Professor Jirafales e Dona Florinda quando se encontram é o mesmo tema do filme "E O Vento Levou" porém em outro arranjo. É a única música reconhecível da trilha sonora desse programa. Todas as músicas das séries Chaves e Chapolin são compostas pelo próprio Roberto Gómez Bolaños. E todas essas músicas (exceto "Taca la Petaca", do Romeu & Julieta) foram dubladas em português.

Os meios de produção na época não eram tão avançados como hoje, eles utilizavam poucos recursos para a gravação do seriado. É possível perceber em algumas cenas a falta de estrutura para execução das filmagens como no episódio em que a vizinhança vai ao cinema, se olharmos para o canto superior direito da tela podemos perceber que várias vezes um tipo de microfone fica suspenso no ar. Algo que se torna bastante notório também é a constante mudança de cor da vila, dos chafarises do segundo pátio e a mudança dos números dos apartamentos. E é analisando tudo isso podemos concluir que Roberto Gómes Bolaños contava com poucos recursos, mas ainda assim conseguiu fazer do seriado um sucesso mundial.

Podemos perceber que ao longo dos episódios a uma melhoria significativa nas imagens do programa, isso acontece pela própria evolução que vem acontecendo principalmente na televisão, no inicio a qualidade das imagens e áudios dos episódios eram péssimas, se voltarmos a assistir dos primeiros capítulos pouca coisa pode-se entender. Com o fim do Chaves a Televisiva sentiu a necessidade de continuar passando os episódios e a maneira que eles encontraram foi transformar esse grande sucesso em desenho, que na certa teve bom êxito. Atualmente, o Chaves em Desenho Animado está em sua sexta temporada toda em HD. A sétima já está em produção. Depois de algumas temporadas com remakes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com