A pratica de ensino e o estágio curricular supervisionado
Por: jessyemoica • 18/1/2020 • Trabalho acadêmico • 547 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
A pratica de ensino e o estágio curricular supervisionado
O princípio da pratica de ensino se dá quando aso poucos realizamos ações que fortalecem as linhas de pensamentos, que embasadas pelas teorias cientificas dos pensadores estudados, aumentam gradativamente a aplicação das atividades pedagógicas fortalecendo o senso comum.
Francelin(2004)”Sabe-se que as verdades podem ser provisórias, e uma das funções da racionalidade é constituir hipóteses que sustentem essas verdades, ao mesmo tempo em que , pela mesma via, descontroem-se essas hipóteses e as verdades chamadas provisórias são substituídas”.
Diante desta perspectiva, são considerados essenciais o conjunto das práticas de ensino e os estágios supervisionados, pois proporciona a criação da metodologia a ser aplicada pelo futuro professor.
O estágio é sustentado pela fundamentação teórica, que oferece a reflexão e o entendimento acerca de situações em que o futuro professor provavelmente irá presenciar.
É de extrema importância salientar que ao longo do tempo mudanças serão necessárias, sendo imprescindível a transição entre as teorias, ou seja, haverá a necessidade da pesquisa, pois se o problema em questão não se resolve com a teoria proposta.
As oportunidades de convívio e aprendizagem ao meio educacional, não garantem uma fabricação de sujeitos completos para o magistério, mas sim a facilitação na constituição as identidade profissional e eventualmente a consciência de que como é ser professor nos dias atuais, a realidade dos alunos, etc... Tal pratica consequentemente trará ao aluno a reafirmação do lugar em que ele quer ocupar, passando a exercer o cargo com perseverança.
Para que se alcancem os objetivos durante o estágio, é necessário que ocorra a programação de determinadas atividades que além de explorarem o potencial do aluno/estagiário, também irá exigir dele o desenvolvimento de atividades que estejam em conjunto com a reflexão que levara as práticas aos alunos e as intencionalidades por trás delas.
Segundo Freire(1997) “É pensando criticamente a pratica de hoje ou de ontem que se pode melhorar aproxima pratica”.(p.43/4).
A pratica de ensino sustentada pelo estagio supervisionado, dá um novo significado, entendimento ao aluno/estagiário do que é ser professor.
O trabalho do professor orientador do curso acadêmico é trabalhar em conjunto com os demais professores para facilitar e dispor das fundamentações teóricas, de maneira que o aluno possa utiliza-la e transgredir seu conhecimento de tal forma que ultrapassem os limites da universidade. Formando profissionais competentes que possuíram base teórica e habilidades para transpassar qualquer adversidade e situações problemas que atuais professores enfrentam no seu dia-a-dia.
Portanto, podemos observar que a pratica e a teoria caminham juntas, já que ao colocar o conhecimento em pratica, ou seja se conhecermos algo quando dispomos de informações, e formamos definições de determinados assuntos, o que se dá é a teoria, criamos fundamentos para a pratica educacional.
Esclarecendo que ao adquirir conhecimento(teoria), não significa que sabemos colocar em pratica, agir no cotidiano.
Paulo Freire (1998) nos fala sobre esse assunto, deixando clara a importância da teoria e da pratica, pois pratica sem teoria é fruto do senso comum:
...