TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA NA ENGENHARIA: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Por:   •  31/5/2018  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Vanessa Aparecida Alves de lima, ao elaborar o artigo “A ética na engenharia: Responsabilidade social e ambiental” estabelece seu objetivo de discutir a respeito da formação de engenheiros na perspectiva ética, evidenciando que a mesma está presente, sobremaneira, nessa área de conhecimento e atuação, através da consciência e atitudes de responsabilidade social e ambiental.

Como primeira constatação é importante pontuar que a autora foi muito feliz ao, já no início de seu trabalho, apresentar-nos às definições dos termos ética e moral, especificando, inclusive, que as concepções adotadas são oriundas da Psicologia Moral, que tem suas bases na epistemologia genética de Jean Piaget e no Brasil é defendida por Yves de La Taille, psicólogo e livre docente da Universidade de São Paulo (USP).

Após situar o leitor sobre os conceitos básicos e centrais do texto, a autora expõe, no decorrer de seu trabalho, a importância da aplicação de tais conceitos na formação e atividade profissional do engenheiro, devido ao fato de esta profissão não se restringir apenas à área das exatas, dado a ampliação do leque de competências e habilidades transversais ligadas à comunicação e gestão de projetos.

A leitura desse trabalho é, contundentemente, prazerosa. De uma maneira geral, concordo com as questões abordadas no trabalho, em especial o posicionamento da autora a respeito da necessidade da contemplação dos aspectos éticos e morais nos currículos de todas as engenharias ofertadas por instituições brasileiras. No entanto, uma infeliz realidade, nesse contexto, evidencia-se na circunstância de que essas discussões e essa formação, muitas vezes, têm sido menosprezadas por diversos estabelecimentos de ensino, em detrimento da formação técnico científica, que é considerada por muitos o único aspecto importante para a formação do “bom engenheiro”.

Contudo, após a análise do exposto, do Código de Ética dos Engenheiros, do desenho das condições ambientais, das relações sociais e da globalização eu concordo que esse tipo de formação não pode, em hipótese alguma, ser desconsiderada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com