A água é um recurso essencial para a vida
Por: Tatiane2711 • 22/5/2017 • Projeto de pesquisa • 855 Palavras (4 Páginas) • 478 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A água é um recurso essencial para a vida; estamos tão habituados a usufruir desse dom da natureza que muitas vezes esquecemos o nosso compromisso de preserva- lá. No dia a dia se tornou automático abrir a torneira e ela estar lá, pronta para o nosso consumo. O tratamento de água é um processo fundamental para a saúde de toda a população.
A responsável por tratar a água e distribui- lá no Distrito Federal é a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal). A Caesb é considerada uma das melhores empresas de saneamento do país pelos serviços oferecidos à população.
[pic 1]
Fonte: Caesb
- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA- ETA BRASÍLIA
[pic 2]
ETA Brasília. Fonte: Caesb
Dados da ETA Brasília:
Vazão do Projeto: 2800 l/s;
Vazão Média Atual: 1807 l/s;
Área de Atendimento: Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lago Norte, Paranoá, Itapoã, Lago Sul e Jardim Botânico;
Tipo de Tratamento: Flotação com filtração direta;
Manancial Utilizado: Torto e Santa Maria.
- Sistema Produtor da Caesb
Para o suprimento de água à população do Distrito Federal, a Caesb conta, atualmente, com cinco sistemas produtores (Descoberto, Torto-Santa Maria, Sobradinho-Planaltina, Brazlândia e São Sebastião).
Atualmente, estão em operação 392 unidades destinadas à produção de água, dentre as quais se encontram instalações de captações (superficiais e subterrâneas), estações elevatórias (de água bruta e tratada), reservatórios (apoiados e elevados), unidades de tratamento (estações de tratamento de água, unidades de cloração de poços e unidades de tratamento simplificado) e dois Centro de Controle Operacional do Sistema Produtor de Água, além de 188 adutoras (de água bruta e tratada).
[pic 3]
Sistema Produtor Torto/Santa Maria. Fonte: Caesb
- Etapas do Tratamento de Água
Os serviços públicos de abastecimento devem fornecer água sempre saudável e de boa qualidade. Portanto, o seu tratamento apenas deverá ser adotado e realizado depois de demonstrada sua necessidade e, sempre que for aplicado, deverá compreender apenas os processos imprescindíveis à obtenção da qualidade da água que se deseja.
O tratamento aplicado em determinada água depende da sua qualidade “in natura”. Assim, a Caesb possui unidades de tratamento que utilizam desde uma simples cloração até unidades mais complexas, ou seja, que contemplam todas as etapas de tratamento.
- Coagulação/ Floculação: processo em que é adicionado à água um produto químico denominado coagulante, que normalmente são o Sulfato de Alumínio e o Cloreto Férrico. Nesta etapa também poderá ser necessária a utilização de um alcalinizante (Cal Hidratada ou Cal Virgem) que fará a necessária correção de pH para uma atuação mais efetiva do coagulante o que faz com que as impurezas se aglutinem formando flocos, para serem mais facilmente removidos nas etapas posteriores.
- Decantação ou Flotação:
- Decantação: promove a retenção dos flocos mais pesados que se depositam no fundo do decantador sendo removidos posteriormente, em tanques normalmente de formato retangular.
- Flotação: os flocos aglutinados são suspensos através da aderência de microbolhas existentes ma água, produzidas em um saturador e injetadas na água floculada. A remoção do lodo é feita na superfície do flotador.
- Filtração: Nesta etapa, a água passa por filtros, que são constituídos normalmente de grãos de areia onde os flocos menores ficam retidos. Após as etapas de floculação, decantação/flotação e filtração, praticamente todas as partículas já foram removidas, porém a água não está pronta para ser consumida.
- Desinfecção: Nesta etapa o cloro é utilizado na eliminação de microorganismos nocivos à saúde, atuando também como uma barreira de proteção em casos de uma possível contaminação futura. Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes desinfetantes, em ordem de freqüência: cloro, ozona, luz ultravioleta e íons de prata.
- Fluoretação: Aplicação de compostos de flúor para a prevenção de cárie dentária. A Caesb utiliza como agentes fluoretantes em suas unidades de tratamento o fluossilicato de sódio e o ácido fluossilicico. A dosagem média utilizada de íon fluoreto é de 0,8 mg /l (miligramas por litro) de acordo com a temperatura local.
- Alcalinização: Correção do pH para evitar problemas de corrosão ao longo das redes de distribuição.
[pic 4] [pic 5]
Tanques na ETA- Brasília. Fonte: Caesb
[pic 6]
Qualidade da água Torto/Santa Maria. Fonte: Caesb
- CONCLUSÃO
A água que chega até a população passa por todo esse processo de
captação, tratamento e entrega; enfim, percorre um longo caminho.
O tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicadas na água para que ela fique com condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer contaminação, evitando a transmissão de doenças. A água é um bem finito e pode acabar se não for bem utilizada.
...