AGLOMERANTES PARA ARGAMASSAS E CONCRETOS
Por: Cristian Felipetto • 21/10/2021 • Relatório de pesquisa • 3.050 Palavras (13 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CRISTIAN AUGUSTO FELIPETTO
LUCAS DAL SANT
MARCOS VINICIUS LORENCET
MAURÍCIO GATTO IZOLINI
AGLOMERANTES PARA ARGAMASSAS E CONCRETOS
BENTO GONÇALVES
2017
SUMÁRIO[pic 1]
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 5
3.1 FINURA DO CIMENTO 5
3.1.1 Importância 5
3.1.2 Materiais utilizados no ensaio 5
3.1.3 Método de ensaio 5
3.1.4 Resultados 9
3.1.5 Análise do resultado 9
3.2 RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO 10
3.2.1 Importância 10
3.2.2 Materiais utilizados no ensaio 10
3.2.3 Método de ensaio 10
3.2.4 Resultados 11
3.2.5 Análise do resultado 13
3.3 MASSA ESPECÍFICA 13
3.3.1 Importância 13
3.3.2 Materiais utilizados no ensaio 14
3.3.3 Método de ensaio 14
3.3.4 Resultados 15
3.3.5 Análise dos resultados 16
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
5 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 18
- INTRODUÇÃO
De acordo com Albernaz, aglomerante pode ser definido como o material que possui a propriedade de ligar outros materiais e que quando misturado à água adquire plasticidade, endurecendo com o tempo. São exemplos de aglomerantes: a cal, o cimento, o barro e algumas vezes o gesso.
Neste relatório, será enfatizado o Cimento Portland CP-IV, onde serão expostos alguns ensaios referentes à utilização de aglomerantes para argamassas e concretos.
O Cimento Portland possui uma característica de grandes resistências à compressão. Por este motivo, serão realizados os ensaios de finura do cimento, resistência à compressão do Cimento Portland e de massa específica do cimento.
Para cada ensaio foram observadas as normativas exigidas, bem como o material de aula disponibilizado pelo professor.
- OBJETIVO
Com o desenvolvimento deste relatório buscamos descrever e analisar os procedimentos trabalhados em laboratório sobre aglomerantes para argamassas e concretos. Em nosso trabalho abordaremos assuntos que tratam das características do cimento Portland, como a sua finura, massa específica e resistência a compressão.
No desenvolvimento dos ensaios utilizamos a aplicação de normas para cada ensaio especifico e a utilização de conhecimentos teóricos apresentados em aula, buscando a ampliação do nosso conhecimento acerca do assunto.
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- FINURA DO CIMENTO
- Importância
Este ensaio foi realizado de acordo com NBR 11579, que estabelece o método para determinação da finura do cimento Portland, por meio da peneira número 200. O objetivo da norma é identificar através deste procedimento o percentual, em massa, a quantidade de grãos superiores a 75 µm.
O índice de finura do cimento é a propriedade relacionada à dimensão dos grãos do produto. Essa propriedade está diretamente ligada ao seu desempenho. Isto é, quanto maior for a finura, menor será sua exsudação e os tipos de segregação que ocorrem com o mesmo.
- Materiais utilizados no ensaio
- Peneira número 200
- Tampa para peneira
- Fundo para peneira
- Balança com sensibilidade de 0,01 grama
- Cronômetro
- Pincel médio
- Pincel pequeno
- Bastão de PVC (usamos um martelo pequeno)
- Recipiente para pesagem
- Método de ensaio
O ensaio pode ser realizado tanto de forma manual ou através do procedimento mecânico. No ensaio realizado, a determinação da finura do cimento Portland foi realizada de modo manual. O procedimento manual é constituído de quatro etapas, começando pela eliminação de finos, e seguido pela etapa intermediaria, peneiramento final e transferência do resíduo.
Para início do procedimento, deve ser separado (50 ± 0,05)g de cimento Portland (figura 01). A peneira deve estar limpa, seca e encaixado sobre o fundo.
[pic 2]
Figura 01 – Pesagem das duas amostras de 50g cimento CP IV
Fonte: Arquivos pessoais dos autores – agosto/2017
- Primeira etapa: Eliminação de finos
O cimento pesado deve ser despejado sobre a peneira, que deve estar sobre o fundo, e em seguida tampa-la. O operador deve segurar o conjunto com as duas mãos e imprimir-lhe um movimento suave de vai e vem horizontal com os pulsos, de forma que o cimento se espalhe por toda superfície de tela (Figura 02).
...