ALVEJAMENTO DE FIBRAS SINTÉTICAS
Por: Fabiane Gomes • 20/4/2021 • Abstract • 455 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
ALVEJAMENTO DE FIBRAS SINTÉTICAS
O alvejamento químico é o processo de descoloração da fibra, com o objetivo de por meio da oxidação branquear o substrato.O agente oxidante descolore e o branqueador óptico age proporcionando a matiz da cor, que pode ser neutra, azul ou avermelhada, é o equivalente à um ´´tingimento´´ de branco. No caso de fibras sintéticas, agentes oxidantes são os mais utilizados devido aos bons resultados com relação ao branqueamento e também ao rendimento e custo. O alvejamento pode acontecer em duas etapas; alvejamento químico e posteriormente alvejamento óptico, entretanto em alguns casos pode-se realizar as duas etapas simultaneamente.
Os agentes oxidantes utilizados são;
- Hipoclorito de sódio – NaClO
- Peróxido de hidrogênio – H2O2
- Clorito de sódio – NaClO2
Contudo, o agente oxidante mais indicado para fibras sintéticas, consideradas mais limpas e naturalmente mais claras é o peróxido de hidrogênio,especialmente em processos contínuos e semi-contínuos. Além da eficiência na descoloração sem apresentar tendências ao amarelamento, não provoca degradação da fibra por meio da liberação de ácido hipocloroso (HClO), como no caso da utilização do hipoclorito de sódio (NaClO), que por ser muito instável, libera oxigênio por decomposição.
I.I Peróxido de Hidrogênio (H2O2)
A água oxigenada é um agente oxidante muito utilizado, suas caracteristicas preservam a fibra e proporcioam um branco brilhante e toque agradável à fibra além garantir maior hidrofilidade e flexibilidade. O Peróxido de Hidrogênio é encontrado no mercado com indicação em volumes, portanto, água oxigenada de 100 volumes libera a cada litro, 100l de oxigênio.
- Processos e Concentração
Soluções de água oxigenada apresentam instabilidade, sendo assim, em meios ácidos pode-se obter maior estabilidade, juntamente com a adição de um álcali para ativação da ação oxidante. Tendo em vista que a velocidade de oxidação deve ser controlada para evitar a deteriorização da fibra, neste sentido, estabilizantes são adicionados para realizar este controle na solução e regular a decomposição da água oxigenada.O estabilizador é necessário para regular a reação da seguinte maneira;
- A maior parte da decomposição seja de oxigênio atômico, que garante eficácia do alvejamento.
-A velocidade de reação de decomposição do H2O2 não seja excessivamente alta.
O estabilizador atualmente mais utilizado seria o TINOCLARIT G (Ciba Geigy), na proporção de 0,5 a 2g/l.
- Temperatura e Tempo de Processo
A temperatura de banho para alvejamento com Peróxido de Hidrogênio é de 40o C. Em processos contínuos com aparelho J-Box, eleva-se a temperatura com vapor entre 97o e 98o C. A operação leva de 30 a 60 minutos.
- Comportamento do Peróxido de Hidrogênio
Para obtermos bons resultados no alvejamento com água oxigenada, vários fatores são importantes, além do tempo de processo e temperatura empregada, os resíduos de ferro magnésio e cálcio devem ser meticulosamente controlados e removidos através de sequestrantes, evintando assim o efeito catalítico da oxidação.
...