ANÁLISE DA LOGÍSTICA HOSPITALAR E DOS CUSTOS DO SETOR DE ENGENHARIA CLÍNICA EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO
Por: isaacmania • 22/2/2021 • Resenha • 810 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ENGENHARIA BIOMÉDICA COM ÊNFASE EM ENGENHARIA CLÍNICA
Resenha Crítica de Caso
Isaac da Silva Pereira
Trabalho da disciplina Engenharia de Manutenção
Tutor: Prof. Carlos Alberto Martins Ferreira
Castanhal
2019
ANÁLISE DA LOGÍSTICA HOSPITALAR E DOS CUSTOS DO SETOR DE
ENGENHARIA CLÍNICA EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO
REFERÊNCIAS:
Antônio Artur de Souza (UFMG – MG/Brasil) - antonioartur@uol.com.br
• Campus Pampulha, Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) – Av. Antônio Carlos, 6.627, 31270-901, sala 4097
André Sousa Braga (UFMG – MG/Brasil) - andre_sbraga@hotmail.com
Ciro Gustavo Bragança (IBMEC – MG/Brasil) - gustavobraganca@hotmail.com
Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares (UFMG – MG/Brasil) - las10@uol.com.br
Ewerton Alex Avelar (UFMG – MG/Brasil) - ewertonavelar@gmail.com
INTRODUÇÃO
Análise da logística hospitalar e dos custos do Setor de Engenharia Clinica em um Hospital filantrópico. Os hospitais são considerados organizações complexas, que visam sempre o melhor atendimento a seu publico e por isso precisam investir na capacitação de mão de obra especializada e novas tecnologias.
“ Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), na área de tecnologia em hospital tem-se a junção de ótica, microeletrônica, robótica, informática, radiação, bioquímica, biofísica, etc (ANVISA, 2013a).
Hoje o setor de Engenharia Clinica torna excencial para um hospital de grande porte, pois os equipamentos necessitam de manutenção preventiva e corretiva periódica para o bom funcionamento e resultados eficazes nos diagnósticos de doenças.
Observa-se que a Engenharia Clinica e responsável pela relevância dos custos operacionais e precisa de constate comunicação com médicos e enfermeiros para em conjuntos identificar erros e possíveis falhas e com isso sanar qualquer tipo de falhas e resultados de diagnósticos.
DESENVOLVIMENTO
Os hospitais se tornaram verdadeiros centros tecnológicos pela implantação constante de novas tecnologias. Conforme divulgado pela ANVISA (2013a), “o avanço tecnológico observado nas ultimas décadas contribuiu de forma significativa para a evolução dos serviços médico-hospitalares”. Os procedimentos corretos de gestão em engenharia clinica tende a otimizar os custos dos equipamentos médicos hospitalares e aumentando a eficácia da prestação de serviço, maximizando o uso correto dos equipamentos e com isso aumentando o lucro do hospital.
De modo geral observa a redução dos custos hospitalares que é um desafio para os gestores hospitalares, mais pode ser indicado ferramentas auxiliares para redução de custos, como Minotto (2003) demostra no quadro abaixo “Formas de redução de custos em hospitais:
Formas de redução de custos Descrição
Controle Governamentais Por meio de determinação de tetos orçamentários e tabelas de preços a serem observados pelos hospitais
Controle de mercado Por meio de programas de saúde com pré pagamento ou auditorias sistemáticos para a autorização
...