ANALISE DA GAMIFICAÇÃO DO ENSINO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Por: Adonias Junior • 16/11/2020 • Artigo • 538 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
O artigo propõe estudar a aplicação do jogo LEAN BOARD GAME em salas de aulas de engenharia de produção, que é um jogo de tabuleiro que simula cenários reais onde o aluno é estimulado a resolver problemas utilizando seus conhecimentos na metodologia Lean.
OBJETIVO
O objetivo ficou bem claro – que seria estudar a gamificação no ensino da engenharia de produção e estudar uma aplicação do LEAN BOARD GAME – e podemos perceber que ao longo do artigo foram mostrados dados para atingir o objetivo do estudo.
TITULO
O titulo do artigo é “ANALISE DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DO LEAN BOAR GAME” e é efetivo em resumir o que o artigo apresenta, pois ele analisa a gamificação no atual cenário tecnológico e nos mostra o resultado de um estudo feito com alunos que participaram do jogo de tabuleiro como um potencializador da aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE
As 3 palavras chaves são:
- Gamificação
- Ensino em Engenharia de Produção
- Lean Board Game
Também achamos que resume o artigo nas suas principais vertentes. Tudo o que artigo estuda está relacionado com essas 3 palavras chave.
INTRODUÇÃO
Na introdução é apresentado os principais gargalos na formação profissional de engenheiros de produção, que seriam as dificuldades mais notórias dos estudantes de engenharia de produção atualmente.
Com isso ele questiona qual seria a melhor estratégia para resolver essas dificuldades. Nesse contexto, o texto apresenta a gamificação e introduz o Lean Board Game, como uma forma de reduzir essas lacunas. Entendemos que está bom e cumpriu com o que deveria.
REFERENCIAL TEORICO
O referencial traz conceitos históricos importantes – como de que o jogo sempre esteve presente na vida do homem e que seus elementos constituem a forma de viver e de se relacionar com o ser humano desde o início da civilização - como uma justificativa para a importância do objetivo pesquisado, dando abertura para uma discussão mais profunda do tema.
O referencial também traz outros conceitos sobre gamificação, Lean e explicasobre o Lean Board Game, para entendermos o objetivo e dinâmicas do jogo. *falar que podia explicar mais sobre o jogo*
REDAÇÃO
Texto com escrito formal e clara, proporcionando fácil entendimento à proposta da pesquisa.
METODOLOGIA
Entendemos que a metodologia também é adequada, pois foi feita uma Pesquisa exploratória para atingir o objetivo proposto pelo artigo. Então foi aplicado um questionário para alunos que já participaram do jogo, permitindo uma análise do que esses alunos acharam da metodologia e se ela foi efetiva em aprimorar os conhecimentos.
ANALISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Os dados obtidos foram suficientes para responder às questões feitas na introdução. Pôde-se observar que os alunos não só gostaram do método como também foi eficiente
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