ANALISE DA RESISTÊNCIA DO CONDRETO COM ADIÇÃO DE PET
Por: NEDSONFERREIRA • 1/11/2021 • Projeto de pesquisa • 5.530 Palavras (23 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS PITAGORAS DE MONTES CLAROS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ESTUDO DA VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO E À COMPRESSÃO DO CONCRETO COM ADIÇÃO DE FRAGMENTOS DE PET
NEDSON FERREIRA DE OLIVEIRA
RAVEL SANTOS NASCIMENTO
MONTES CLAROS - 2016
NEDSON FERREIRA DE OLIVEIRA
RAVEL SANTOS NASCIMENTO
ESTUDO DA VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO E À COMPRESSÃO DO CONCRETO COM ADIÇÃO DE FRAGMENTOS DE PET
ARTIGO DA PESQUISA FINAL DE GRADUAÇÃO APRESENTADA ÀS FACULDADES INTEGRADAS PITAGORAS DE MONTES CLAROS, COMO PARTE DAS EXIGÊNCIAS CURRICULARES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PARA A APROVAÇÃO DO 10 ° PERÍODO.
APROVADO EM:
__________________________________________
Prof. Orientador: Paulo Eduardo Gomes Santos
MONTES CLAROS - 2016
ESTUDO DA VARIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO E À COMPRESSÃO DO CONCRETO COM ADIÇÃO DE FRAGMENTOS DE PET
NEDSON FERREIRA DE OLIVEIRA*
RAVEL SANTOS NASCIMENTO*
RESUMO
O setor da construção civil busca, cada vez mais, alternativas sustentáveis para seus processos produtivos. As propriedades do polímero Poli (Tereftalato de Etileno) - PET apresentadas na pesquisa permitiram identificar suas semelhanças com as fibras poliéster utilizadas como reforço do concreto para inibir a propagação de fissuras. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a variação da resistência à compressão e à tração do concreto com adição de fragmentos de garrafas de PET. Para subsidiar os estudos realizou-se ensaios de consistência do concreto, resistência à compressão axial e resistência de tração por compressão diametral. Comparou-se os resultados obtidos nos ensaios realizados nos concretos com adição de 2 kg de fibra/m³ e 3,5 kg de fibra/m³ com o concreto convencional. Quanto à trabalhabilidade, os resultados indicaram que o concreto convencional tem melhor trabalhabilidade que os concretos com adição de fibras de garrafas PET, o que demonstrou que a trabalhabilidade é inversamente proporcional ao teor de fibras. Em relação à variação da resistência á compressão, o concreto com fibra de PET não apresentou variação significativa, independente do teor adicionado. A resistência á tração variou positivamente, para ambos teores, em ordem crescente em 6,5% e 13% em relação ao convencional. Os resultados permitiram concluir que, nas mesmas condições da pesquisa, o concreto com fibra de garrafas PET pode ser utilizado com função estrutural, haja vista que sua resistência à compressão mostrou-se similar ao concreto convencional e a resistência à tração, razoavelmente superior.
PALAVRAS-CHAVE: concreto, fissuração, fibras PET.
*nedsonoliveira1@gmail.com; ravel_rpm@hotmail.com, acadêmicos do curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros.
INTRODUÇÃO
O setor da construção civil busca, cada vez mais, alternativas sustentáveis para seus procesos produtivos. O concreto é um dos materiais mais utilizados nas estruturas das construções civis devido ao custo acessível, disponibilidade de seus componentes e alta resistência à compressão. Entretanto, Figueiredo (2011) afirma que o concreto simples apresenta um comportamento frágil e uma baixa resistência quando submetidos a esforços de tração, sendo que, após fissurado, ele perde completamente a sua resistência a esses esforços e, para melhorar o comportamento frágil do concreto, são adicionadas fibras de aço ou de poliéster com dimensões e teores adequadas a cada projeto.
Com base nessas afirmativas e nos resultados do 9º Censo de Reciclagem de PET no Brasil em 2012 que mostram um passivo de reciclagem de aproximadamente 42% das embalagens PET consumidas no Brasil (ABIPET, 2013), identificou-se uma oportunidade de adicionar fragmentos de garrafas PET ao concreto para atuar como fibras de poliéster que poderão melhorar as propriedades físicas e mecânicas do concreto.
Nesse contexto, despertou-se o interesse de estudo sobre o tema, cujo objetivo geral é analisar a variação da resistência à compressão e à tração do concreto com adição de fragmentos de garrafas de PET. E para direcionar a pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: descrever as propriedades do concreto; descrever as propriedades do PET; avaliar as dimensões mais apropriadas dos fragmentos de PET para obter o melhor desempenho do concreto; apresentar fragmentador de garrafas PET e; comparar a trabalhabilidade, a resistência à tração e à compressão do concreto convencional com o concreto com fragmentos de garrafas PET.
Portanto, o estudo se justifica partindo-se do pressuposto que a adição de fragmentos de garrafas PET ao concreto poderá promover um melhoramento técnico, haja vista que irá desempenhar papel semelhante ao da fibra poliéster existente no mercado, com a vantagem de ser um material 100% reciclável, de baixo custo e abundante no meio ambiente. Além disso, seu confinamento no interior do concreto, sem contato com os ecossistemas, poderá gerar redução do impacto social e ambiental causado pela sua destinação inadequada.
MÉTODOS
A natureza dessa pesquisa é indutiva tendo em vista que para comprovação do alcance dos seus objetivos serão utilizados dados extraídos de experimentos realizados em laboratório, com abordagem qualitativa por se tratar de dados referentes às variáveis que caracterizam a resistência e a trabalhabilidade do concreto por meio de instrumento de medição.
Quanto aos objetivos metodológicos, a pesquisa é exploratória, considerando que o levantamento bibliográfico permite obter maior familiaridade com o tema proposto, possibilitando a construção ou validação de hipóteses.
...